Resumo do filme visionado na aula de A.I. (15-11-2011)

Plano de relatório de visionamento de filme


1. Introdução

_ Data do visionamento do filme;

_ Local;

_ Título do filme;

_ Realizador;

_ Ano de realização;

_ Personagens principais;

_ Motivação: razões do visionamento; ligação entre a temática das aulas e a temática do filme.

2. Desenvolvimento

_ Breve síntese da história;

_ Momentos do filme considerados mais importantes;

_ Momentos que têm mais ligação com a matéria das aulas;

_ Momentos do filme que originaram maior debate de ideias;

_ Síntese das ideias expressas no debate realizado após o visionamento;

3. Conclusão

_ Opinião pessoal ou de grupo sobre o filme;

_ Grau de satisfação das expectativas pessoais e do grupo;

_ Sugestões para futuras sessões.

4. Anexos

_ Ficha técnica completa do filme;

_ Críticas sobre o filme.

Comentários

  1. No âmbito da disciplina de AI ( área de integração), no dia 15/11/2011 visionamos um filme na sala de aula cujo o titulo é “Páginas da Liberdade”.
    O realizador é Richard LaGravenese, nascido a 30 Outubro 1959, Brooklyn, New York, USA. Este filme foi realizado em 2007, tem como personagens principais Erin Gruwell professora (Hilary Swank), Margaret Campbell (Imelda Staunton), Scott Casey marido da professora Erin (Patrick Dempsey), Steve pai da professora Erin (Scott Glenn), e os alunos Eva (April L. Hernandez), Sindy (Jacklyn Ngan), Gloria (Kristin Herrera), Andre Bryant (Mario Barrett), Alejandro (Sergio Montalvo), Marcus (Jason Finn), Jamal (Deance Wyatt), Brandy (Vanetta Smith), Tito (Gabriel Chavarria), Ben (Hunter Parrish), Miguel (Antonio García), Victória (Giovonnie Samuels).
    O visionamento deste filme é assaz importante, pois fala acerca de tribos urbanas, um tema que estamos a abordar neste módulo1-tema 2. Visionamento este que facilita bastante a nossa aprendizagem porque nos dá algum mais concreto sobre a temática.
    O filme relata a história de uma professora que está a exercer a profissão pela primeira vez, para além disso ainda tem o azar de dar as suas primeiras aulas a uma turma muito problemática. As suas aulas inicialmente são demasiado complicadas, porque existem vários tipos de cultura dentre de uma sala de aula o que gera bastante rivalidade entre alunos.
    No entanto Erin Gruwell (professora) não desiste á primeira dificuldade, o que mostra ser determinada e lutadora. Esta fica bastante sensibilizada com a vida problemática que os seus alunos têm e tenta ajuda-los a melhorem as suas notas para que no futuro possam ter uma vida melhor. Porém estes primeiramente não querem aceitar o auxilio da professora e ainda a vêem como uma representante dos “brancos” o que a deixa desiludida. Contudo a persistência dela leva-a a continuar. Com o passar do tempo os alunos começam a vê-la com outros olhos e a participar nas actividades propostos por ela, tais como: jogos na sala de aula, a escrita de um diário…
    A professora está tão empenhada a mudar a vida destes adolescentes que até com a ajuda do seu pai steve organiza uma visita de estudo, para que estes têm a percepção do que é o mundo fora dos seus bairros, fora daquela enorme violência lá instalada.
    Erin está cada vez mais perto de conseguir o seu objetivo, porém aos poucos está a destruir a sua relação amorosa, pois leva para casa os problemas profissionais, o que não deixa o seu marido satisfeito. Todavia ela não deixa para trás os seus alunos e abdica da sua própria relação, demonstrando que fará de tudo para que estes sejam felizes.
    Com a leitura do livro “O Diário de Anne Frank”, os alunos mostram que a cada dia que passa estão mais empenhados a melhorarem a sua vida e por incrível que pareça estes até organizam várias actividades para angariarem dinheiro a fim de trazerem à sua escola a senhora que escondeu Anne Frank.
    Em suma a professora conseguiu mudar a vida destes adolescentes, e fazer com que estes no futuro não sejam uns delinquentes.
    A meu ver os momentos mais marcantes do filme foram: A visita de estudo e o plano de leitura do livro “O Diário de Anne Frank” pois mostra toda a sua iniciativa da professora e converter estes futuros “marginais” em pessoas formadas e civilizadas.
    A diferença de cultura está presente em todo o filme, penso que este facto é o que mais ligação tem com a temática das aulas.
    Para finalizar gostei imenso do filme, por este ser verídico e porque mostrou que mesmo as pessoas mais teimosas e mais revoltadas conseguem mudar a sua vida, a sua forma de pensar e de agir. Contudo gostei particularmente da força de vontade e da iniciativa da professora Erin Gruwell, pois após tantos obstáculos é incrível como conseguiu unir uma turma com tantas culturas diferentes. É de enaltecer a enorme persistência desta.
    Um debate de ideias entre a turma é a meu ver uma boa sugestão para uma futura sessão.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397