Mensagens

A mostrar mensagens com a etiqueta nº15 11ºC

Resumo da aula (21/02/11) 11ºC

Na passada aula do dia 21 de fevereiro de 2011, demos prosseguimento ao estudo da introdução ao tema "Descrição e interpretação da actividade cognoscitiva", mais especificamente, "A análise fenomenológica do conhecimento". Após já termos, nas aulas anteriores, esclarecido o significado de fenomenologia e a relação entre sujeito e objecto como dupla mas não reversível, passámos a uma averiguação mais profunda acerca da modificação do sujeito pelo objecto no acto do conhecimento. Este fenómeno está relacionada com o facto de sujeito e objecto desempenharem funções específicas. Uma vez que o sujeito tem como função a de apreender o objecto, e este a de poder ser apreendido e de o ser efectivamente, parte-se do princípio que é desencadeado um resultado do conhecimento diferente para ambos. Para além disso, está envolvido um outro aspecto importante que justifica a modificação do sujeito. Ele, ao sair da sua esfera para apreender o objecto, não lhe imprimirá qua...

Recordar Filosofia com "Que Deus" de Boss AC

Ouvindo a música “Que Deus” de Boss AC podemos relembrar uma pouco de cada capítulo dado em Filosofia no 10ºano: a acção humana, a experiência valorativa, a ética e a experiência religiosa. Relacionado com a matéria de Liberdade versus Libertinagem está o verso “E se o Homem nasce livre porque é que alguns são donos?”, onde nos é possível apreender que a Liberdade, ao ser desrespeitada e levada para além dos seus limites, dá lugar à Libertinagem (conceito que, embora confundido, é distinto do primeiro!). Quanto ao tema da Religião, este é abordado ao longo de toda a música: o cantor interroga-se sobre a temática do sofrimento de Nietzsche (“Se sou teu filho e tu me amas porque é que me fazes chorar?”); sobre o sentido da vida (Vale a pena viver num mundo assim?) e da existência, a partir das questões existenciais 'Quem sou eu?', 'Onde estou?', 'O que faço?'; e, finalmente, sobre a existência de Deus, mostrando, contudo, que acredita n’Ele (pois se pede crê!). ...