Mensagens

A mostrar mensagens de novembro 21, 2010

Yoav - Beautiful Lie

Imagem

Retórica

1. O estudo do uso persuasivo da linguagem. Os estóicos integraram o estudo da retórica na lógica, e hoje em dia é mais comum chamar-lhe lógica Informal. 2. O uso de técnicas persuasivas mas enganadoras, como quando alguém profere um discurso racista inflamado, que não se baseia em argumentos sólidos nem informação fidedigna, mas em sugestões falaciosas e em informação deficiente. 3. O uso literariamente elegante da linguagem persuasiva. 

Objectivos para o segundo teste de Filosofia 11ºB, 30.11.2010

1. Descrever o modelo clássico de racionalidade; 2. Descrever o modelo de racionalidade proposto pelos filósofos da argumentação; 3. Distinguir demonstração de argumentação; 4. Caracterizar a relação entre argumentação e auditório; 5. Definir retórica ou argumentação; 6. Definir discurso argumentativo; 7. Enunciar as características gerais do discurso argumentativo; 8. Caracterizar os elementos do discurso argumentativo; 9. Reconhecer o carácter argumentativo de um texto pela análise da sua estrutura.

Consultar...

http://www.escolajsilvacorreia.com/sjm.escolajscorreia.pweb.versao1/jornal/

One Republic - all fall down

Imagem
Todos nós temos de escolher e percorrer o nosso próprio caminho. Temos de perseguir os nossos sonhos e fazer as nossas próprias conquistas. Temos de cair para apendermos a levantarmo-nos, pois somos nós que fazemos o nosso próprio destino. Mafalda 10ºC

iris [lyrics]

Imagem
Por vezes podemos construir sonhos em cima de pessoas importantes, quanto mais tempo passa, mais tarde descobrimos o verdadeiro significado dos sonhos, mas as pessoas são pequenas demais para termos os sonhos tornados em realidade... Cristiana Leite   nº10  10ºC    

Resumo da aula de Filosofia – Ivo Silva nº8 10ºE

Aos dezanove dias do mês de Novembro de 2010, teve lugar na sala 22 da Escola Secundária João Silva Correia em São João da Madeira, a aula da turma E do 10º ano de Filosofia. Estiveram presentes todos os 24 alunos. No início da aula a excelentíssima professora Diana Tavares indicou o seguinte sumário: ·          Debate de ideias sobre o retorno da celebração do Dia da Filosofia; ·          Compreensão dos condicionantes da acção humana; ·          Leitura e análise de um texto de apoio: “ A Liberdade é uma Ilusão ”. Depois do sumário, falamos sobre o Dia da Filosofia, onde chegamos à conclusão que na parte da manhã tudo tinha corrido melhor do que na parte da tarde pois a presença da excelentíssima professora Diana Tavares fez a diferença e depois, a excelentíssima professora Diana Tavares marcou o teste de avaliação. Após isso, começamos a fazer revisões sobre liberdade, libertinagem e determinismo. A liberdade é algo difícil de definir, pode-se definir de modo negativo como aus

Bob Sinclar - Sound of freedom

Imagem
"Não te importes com o que as pessoas dizem , Sê livre , deixa - te levar . Uma música doce está a tocar , Sê livre , deixa - te levar . Livra - te do stress , Sê livre , deixa - te levar . Escuta as pessoas , Todos são livres , sê livre , sê livre agora . Precisas de viver a tua vida em liberdade , Não te importes com as coisas , Sê somente tu . Todos são livres ." Corre pela tua liberdade , não a deixes fugir . Rebeca Oliveira nº23 10ºC .

Liberdade.

Imagem
Ser livre, é poder viver.

coldplay - fix you

Podemos desfrutar de liberdade e pensar que esta não nos exige limites, pensando esquecer assim os problemas, mas no fundo estamos apenas a usufruir da ignorância do ser humano. Catarina Reis, nº8 10ºC

Avril Lavigne - Keep Holding On

Luta sempre pelos teus objectivos, a vida é boa demais para ser desperdiçada por isso aproveita-a ao máximo. Ana Leite nº2 10ºC

Liberdade

http://www.youtube.com/watch?v=WXLyHLXLF8I Não é difícil tentar                                                                                                                         Ana Silva nº3 10ºC

Existencialismo!

Imagem
http://www.youtube.com/watch?v=iuTAxeyALv4&feature=related "Feche os olhos. Vamos ver a cobra, veja a serpente aparecer. Sua cabeça é de três metros de comprimento e cinco metros de largura. Ela tem um olho vermelho e um olho verde. Ela tem sete quilómetros de comprimento. Mortal. Eu vejo toda a história do mundo em suas escamas, todos os povos, todas as acções.  Todos nós somos apenas fotos pouco sobre suas escamas. Deus, ele é grande, ele está em movimento, que devora a consciência, digerindo poder. Monstro de energia. É um monstro. Nós estamos indo para beijar a cobra na boca. Beijo da serpente. Mas se ela sente medo, ela vai comer-nos imediatamente. Mas se a beijarmos sem medo, ela vai levar-nos até ao jardim, através do portão, para o outro lado. Passeie pela serpente ... até ao final dos tempos!" Jim Morrison Encontra-te a ti mesmo, nos confins da mente. Os actoa são finitos, o pensamento não, o pensamento é infinito e com ele podemos assumir qualquer projecção

"Respeito pela orientação sexual de cada um!"

Imagem
Embora a união conjugal entre pessoas do mesmo sexo, seja vulgarmente designado como tabu, sendo capa de jornal quando se discute freneticamente em muitos países, ditos civilizados, se este deve ou não ser visto como legal aos olhos da lei, é uma questão bastante acente na nossa sociedade. Em relação aos casamentos homossexuais devemos ter em conta, que existem as pessoas mais conservadoras e a igreja que defendem que esta união de pessoas com o mesmo sexo não deve ser legalizada, enquanto que as pessoas mais liberais têm uma opinião expressamente contrária. Mas porque é que deve ser legalizado o casamento homossexual? Em primeiro lugar, temos os direitos das pessoas que decidiram ser diferentes. É bem claro que é intrinsecamente do conhecimento de todos, que devemos respeitar e que, ninguém poderá ser julgado ou discriminado pelas suas opções mesmo que estas sejam diferentes. Eu friso que está patente nos nossos valores enquanto pessoas e sobretudo na Constituição Portuguesa que

João Pedro Pais- Mentira

Somos livres de lutar sempre pela nossa felicidade, por mais difícil que nos pareça ser... Cátia Paiva 10ºC nº9
"Para mim, a capacidade de optar e decidir racionalmente é a melhor parte de ser livre." Susana Costa, 10º C
ACHAS QUE NAO TENHO CONSCIÊNCIA SUFICIENTE PARA TER LIBERDADE?