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A mostrar mensagens de janeiro 9, 2011

Turma 11º B Humanidades Escola Secundária João da Silva Correia

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Górgias

Górgias , dito "o Niilista", foi um retórico e filósofo grego , natural de Leontinos , na Sicília . Juntamente com Protágoras , formou a primeira geração de sofistas . Diversos doxógrafos relatam que teria sido discípulo de Empédocles , embora tenha sido apenas alguns anos mais jovem que ele. Como outros sofistas estava continuamente a mudar de cidade, praticando e dando demonstrações públicas de suas habilidades em diversas cidades, e nos grandes centros pan-helênicos como Olímpia e Delfos , cobrando pelas apresentações e pelas aulas. Uma característica especial das suas aparições era a de ouvir questões da plateia sobre todos os assuntos e respondê-las sem qualquer preparo. O seu principal legado foi ter levado a retórica desde sua Sicília natal para a Ática , e contribuir com a difusão do dialeto ático como idioma da prosa literária . Antístenes , fundador do cinismo , foi ouvinte de Górgias, e Platão escreveu um diálogo intitulado Górgias , onde discute a funç
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                                                                                           Michel Meyer Nascido em 1950, é um filósofo belga e professor na Universidade Livre de Bruxelas. A sua reflexão debruça-se principalmente sobre a retórica para a qual largamente contribuiu com a introdução de uma abordagem da argumentação a que dá o nome de « problematologia ». Economista de formação, é Mestre em Artes (pela John Hopkins University Press), e Doutor em Filosofia. Segundo Michel Meyer, a retórica deve ser entendida tendo em conta a problematicidade do discurso humano. Hrynevych Viktoria 11ºB, № 24

Actividade empírica (definição)

"O empirismo é caracterizado pelo conhecimento científico, a sabedoria é adquirida por percepções; pela origem das idéias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados; pela relação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido atribuindo à percepção causas e efeitos; pela autonomia do sujeito que afirma a variação da consciência de acordo com cada momento; pela concepção da razão que não vê diferença entre o espírito e extensão, como propõe o Racionalismo e ainda pela matemática como linguagem que afirma a inexistência de hipóteses. Na ciência, o empirismo é normalmente utilizado quando falamos no método científico tradicional (que é originário do empirismo filosófico), o qual defende que as teorias científicas devem ser baseadas na observação do mundo, em vez da intuição ou da fé, como lhe foi passado. O termo tem uma etimologia dupla. A palavra latina experientia , de onde deriva a palavra "experiência", é or

PLATÃO

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Nasceu 428/27 a.C em Atenas, Grécia Antiga e morreu 348/347 a.C em Atenas. Foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da ocidental. Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Aristóteles, Platão era um apelido que, provavelmente, fazia referência à sua característica física, tal como o porte atlético ou os ombros largos, ou ainda a sua ampla capacidade intelectual de tratar de diferentes temas, entre eles a ética, a política, a metafísica e a teoria do conhecimento, tinha como principais interesses pela retórica, arte, literatura, justiça, virtude, politica e FILOSOFIA, A sofisticação de Platão como escritor é especialmente evidente em seus diálogos socráticos; trinta e cinco diálogos

Trabalho de pesquisa - 11ºano

Procure (na Internet, na televisão, em revistas e jornais) situações/exemplos que permitam ilustrar a tese do autor do texto 9 (pág. 100). Com esta actividade espera-se que os alunos desenvolvam as suas competências de pesquisa e análise de diferentes materiais de suporte informativo ( jornais, livros, revistas e internet), que melhorem as suas competências argumentativas e fomentem atitudes cívicas através da discussão e do debate. Pretende-se ainda que o aluno saiba identificar diferentes teses, argumentos e contra-argumentos. O progama de Filosofia para o 11ºano indica claramente, no percurso de aprendizagens referente ao tema Persuasão e Manipulação ou os Dois Usos da Retórica , que deve ser abordada a crítica filosófica aos usos da retórica procedendo:  A.à destinção entre persuasão e manipulação; B. Ao reconhecimento da necessidade de um uso ético da retórica. DATA DE ENTREGA: 17 DE JANEIRO

T.P.C 10 de Janeiro de 2011

"O mau uso da retórica constitui uma ameaça à saúde da democracia." 1. Tendo em conta o que aprendeu, comente a citação.

Resumo de aula 4/1/2011

Na passada aula de Filosofia, do dia 4 de Janeiro de 2011, a professora Diana Tavares deu as boas-vindas ao novo ano e ao novo período lectivo, com os agradecimentos por parte dos alunos. De seguida prosseguimos com aula com abertura do livro na página nº 86 para concluir com subtema 2 ”Argumentação e Retórica”, as Falácias Informais. As Falácias Informais, são argumentos inválidos, aparentemente válidos, cuja invalidade não resulta de uma deficiência lógica mas sim do conteúdo do argumento, da sua matéria – depende, portanto, da linguagem natural comum. Têm vários tipos de falácias informais, a primeira é a Falácia da causa falsa, surge sempre que se toma como causa de algo aquilo que é apenas um antecedente, de uma qualquer circunstância acidental; a segunda Falácia da petição de princípio, o processo consiste em assumir como verdadeiro aquilo que se pretende provar; a terceira, a Falácia ad hominem é o tipo de argumento dirigido contra o homem; a quarta, a Falácia do apelo à força

Chaïm Perelman

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Chaïm Perelman (Varsóvia, 20 de maio de 1912 — Bruxelas, 22 de Janeiro de 1984) foi um filósofo de Direito que viveu e ensinou durante a maior parte de sua vida na Bélgica. É um dos mais importantes teóricos da Retórica no século XX. Sua obra principal é o Traité de l'argumentation - la nouvelle rhétorique . (Tratado da Argumentação) (1958), escrito em conjunto com Lucie Olbrechts-Tyteca. Perelman e Olbrechts-Tyteca iniciaram suas pesquisas sobre lógica de argumentos não formais em 1948. Seguindo um estudo de Frege sobre matemática, eles juntaram uma série de escritos e teses nos campos religioso, académico e profissional para verificar e aplicar suas teorias. Após uma “redescoberta” da Retórica Grego-Latina, o projecto tomou uma forma definitiva. Perelman teorizou que a lógica governante de argumentos não formais poderia ser derivada de princípios de teoria retórica e de considerações sobre os valores de uma audiência em particular. Tais considerações afectariam a estru

Resumo de aula

No passado dia 3 de Janeiro de 2011, na aula de filosofia falamos sobre os valores. O que eles são, que tipo de valores há e o que eles significam para nós e para a filosofia. Também estivemos a ler o texto da página 86, "A vida de Jodie". Depois da leitura do texto começou um debate de ideias onde os alunos exponham a sua opinião. Do debate a ideia que tiramos é que os valores são o que dão cor à nossa vida, são o que distingue o Bem de o Mal. É o que nos faz ter metas a alcançar,por exemplo se na nossa pirâmide de valores a família está em primeiro, temos que lutar por ela; Os valores são o eixo da nossa vida, sem os valores andamos à deriva. Vivemos por viver; vivemos de aparências, de coisas fúteis. Os alunos fizeram uma pirâmide onde expuseram os seus valores, houve pirâmides muito diferentes, para a aluna Catarina o amor era o mais importante depois a família, etc etc. Mas para o aluno João Oliveira o mais importante é viver porque sem isso não podemos ter valores, nã