Trabalho de pesquisa - 11ºano

Procure (na Internet, na televisão, em revistas e jornais) situações/exemplos que permitam ilustrar a tese do autor do texto 9 (pág. 100).
Com esta actividade espera-se que os alunos desenvolvam as suas competências de pesquisa e análise de diferentes materiais de suporte informativo ( jornais, livros, revistas e internet), que melhorem as suas competências argumentativas e fomentem atitudes cívicas através da discussão e do debate. Pretende-se ainda que o aluno saiba identificar diferentes teses, argumentos e contra-argumentos.

O progama de Filosofia para o 11ºano indica claramente, no percurso de aprendizagens referente ao tema Persuasão e Manipulação ou os Dois Usos da Retórica, que deve ser abordada a crítica filosófica aos usos da retórica procedendo:
 A.à destinção entre persuasão e manipulação;
B. Ao reconhecimento da necessidade de um uso ético da retórica.

DATA DE ENTREGA: 17 DE JANEIRO

Comentários

  1. http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/interior.aspx?content_id=1758163

    Rita Bastos Santos nº19 11ºB

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  2. http://www.jn.pt/PaginaInicial/Media/Interior.aspx?content_id=1352095

    Hrynevych Viktoria 11ºB, nr. 24

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  3. No âmbito da disciplina de Filosofia, ao analisar o texto 9 da página 100 pude adver as advertências que os media e as massas sociais contêm.
    Face à situação de submissão dos portugueses, resolvi escolher uma noticia com que me deparei no JN que se intitula de "A coragem que nos falta". Esta noticia revela-nos que o Governo anunciou o adiamento do concurso público para a ligação do TGV entre o Poceirão e Lisboa. Face à gravidade da situação, há muito quem diga que uma pronta intervenção do FMI teria vantagens para Portugal. Tudo isto só é tolerado porque, graças à máquina de propaganda, considera que Sócrates é um homem corajoso, em que os media lançam meras esperanças através de noticias falaciosas tais como "a divida pública diminuiu"; "os postos de trabalho aumentaram", situações completamente ilusórias e sobretudo alienantes.
    A consequência é que a televisão está a produzir uma mutação, a televisão não é apenas um instrumento de comunicação, mas sim um gerador de um novo tipo de ser humano. Na verdade, as crianças antes de saberem ler ou escrever, já são sucumbidas pelo poder manipulador dos media, tornando-se num animal simbólico. Cada ser humano vive na esfera da sua própria cultura, vivendo num contexto de crenças e valores. Sendo assim, tanto o homem das cavernas como o analfabeto são dotados de cultura. Embora por norma a cultura seja considerada "o saber", as acepções transmitidas pela televisão e outros meios de comunicação têm criado uma "incultura"; em que a sociedade é cativada e persuadida por aqueles que comunicam e não pelo conteúdo da comunicação.

    “A DEMOCRACIA QUE VIVEMOS É UMA DEMOCRACIA SEQUESTRADA, CONDICIONADA, AMPUTADA, POR QUÊ O PODER DO CIDADÃO, O PODER DE CADA UM DE NÓS, LIMITA-SE, NA ESFERA POLÍTICA, A TIRAR UM GOVERNO DE QUE NÃO GOSTA E A POR OUTRO DE QUE TALVEZ VENHA A GOSTAR. NADA MAIS!” José Saramago

    Marina Reis 11ºB

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  4. http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,artigo-que-defende-poligamia-para-mulheres-causa-polemica-no-mundo-islamico,496291,0.htm

    - Um tema causador de grande controvérsia, escrito por uma jornalista ousada que questiona uma cultura muito reservada.

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