T.P.C 10 de Janeiro de 2011

"O mau uso da retórica constitui uma ameaça à saúde da democracia."


1. Tendo em conta o que aprendeu, comente a citação.

Comentários

  1. André Silva Nº5 11ºC10 de janeiro de 2011 às 11:18

    A retórica baseia-se essencialmente na "arte de bem falar", sendo usada pelos sofistas na Grécia Antiga como forma de manipular as pessoas. Hoje em dia a retórica sofreu uma recuperação, muito graças a Chaiim Perelman que fez com que a retórica fosse vista novamente no seu global como um binómio. Dessa forma leva a inferir-se que a retórica pode ser tanto usada para o bem como para o mal, isso depende exclusivamente do ethos(orador).
    A democracia signica "Um governo no qual a soberania é exercida pelo povo", no entanto, o mau uso da retórica pode contribuir para um significativo "adoecimento" da democracia, pois esta baseia-se essencialmente na palavra e se esse uso da palavra for feito de modo a manipular as pessoas, através de um discurso demagógico, pode levar a uma ameaça na soberania do povo, podendo em risco a saúde da democracia.
    Em suma a retórica e a democracia estão ambas directamente relacionadas, fazendo com que o mau uso influencie directamente o outro, deixando assim o bom ou mau uso na mão do ethos(orador).

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  2. Sofia Justo nº3 11ºC11 de janeiro de 2011 às 11:08

    Actualmente nas sociedades democráticas, o regime político deve ter como base o diálogo e a procura colectiva para as melhores resoluções dos problemas humanitários, sendo assim, a democracia assenta no poder que se obtém através do uso da palavra, que é usada para persuadir, principalmente, nas assembleias, para que o ponto de vista defendido seja adoptado, chegando a um consenso.

    Na antiga Grécia, os sofistas eram conhecidos como mestres da retórica, dedicavam-se à tarefa de ensinar conhecimentos gerais, gramática e a arte de eloquência aos cidadãos candidatos à participação activa na vida política, pois a retórica é a arte de persuadir através da palavra, a arte de falar com eloquência com o objectivo de conseguir o convencimento do auditório (pathos).
    Deste modo, a democracia depende da retórica, visto que através do confronto de ideias e da persuasão chega-se a um consenso que permite assim resolver os problemas das sociedades.
    Mas se a retórica for mal aplicada, tal como pelos sofistas, que começaram a utilizar a retórica segundo os seus interesses, ou seja, de uma maneira falaciosa (interessavam-se mais pelas técnicas de eloquência, pela beleza do discurso), os interesses gerais do povo, que a democracia defende, não vão ser conquistados, apenas será agradado o interesse dos que a usam em mau termo, sendo assim, este estado constitui uma ameaça à saúde da democracia, visto que esta é definida por ser um 'sistema político cujas acções atendem aos interesses populares; governo do povo'.

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  3. Maria João Silva Nº13 11ºC11 de janeiro de 2011 às 14:11

    A democracia consiste num sistema político em que é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e executivo, e depende da retórica pois esta é tida como «a arte de bem falar» e a democracia baseia-se no diálogo e partilha de opiniões. Assim necessita dela para a adesão de um auditório (pathos), fazendo com este atinja um consenso geral através da persuasão.
    No entanto, a retórica nem sempre teve esta conotação positiva(aliás só a começou a adquirar com Aristóteles que dizia que esta não erá má, apenas era má a intenção com que a usavam, e sem dúvida que a adquiriu com Chaiim Perelman), pois na Grécia antiga esta era usada pelos sofistas para formar discursos com vista a manipular a mente dos cidadãos, levando-os muitas vezes a confundir aparência com essência. É por esta razão que "o mau uso da retórica constitui uma ameaça à saúde da democracia", pois actualmente se esta continuar a ser usada como era pelos sofistas pode condicionar a liberdade de pensamento dos cidadãos, através do mau uso da palavra com discursos falaciosos e isto vai contra um dos princípios da democracia: "democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana".

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  4. Marisa Ferreira, nº15 11ºC12 de janeiro de 2011 às 14:16

    A democracia de hoje em dia é um regime no qual o cidadão é livre de exprimir os seus ideais e de instruir o outro que menos sabe. E a retórica, no sentido que adquiriu com Perelman no século XX, é um bom meio para argumentar e educar o outro livremente. Contudo, o seu bom ou mau uso depende dos sujeitos que a ela recorrem. Ora se esta cair “na mãos erradas”, ou melhor dizendo, “na boca errada” o mais provável é ser utilizada para fins manipulativos das mentes das pessoas. Caso isso aconteça, a liberdade de expressão e de decisão, que numa Democracia Ideal tanto é enaltecida, dá lugar à “prisão” do nosso pensamento, o que, no meu parecer, se traduz em algo tão grave como uma “lavagem cerebral”.

    Serão estas consequências do mau uso da retórica benéficas para a concretização dos princípios da idealizada Democracia? NÃO!

    O mau uso da retórica não deixa o auditório decidir, e posto em prática, tornaria a Democracia uma realidade muito NEGRA!

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  5. Alexandra Silva nº2 11ºC15 de janeiro de 2011 às 07:11

    Como temos vindo a estudar, a retórica é muitas vezes designada pela “arte de bem falar”, por isso é usada pela democracia, que se funda na comunicação e partilhas de ideias. Tendo assim um papel importante no discurso (logos) do orador (ethos), para a aprovação do auditório (pathos).
    No entanto a retórica nem sempre foi bem aceite, pois era muitas vezes usada pelos sofistas para controlar a opinião do auditório, fazendo assim com que houvesse confusão entre aparência e essência. A retórica só começou a ser vista de forma positiva quando Aristóteles fez ver que não é a retórica que é boa ou má, mas quem a utiliza. É por isso, que a técnica usada pelos sofistas é “uma ameaça á saúde da democracia”, pois com a continuação do seu mau uso, pode vir a interferir na liberdade de pensamento das pessoas, acabando assim com a democracia e liberdade e com a nossa liberdade de expressão.

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  6. Catarina Cavaleiro nº7 11ºC16 de janeiro de 2011 às 05:02

    A Democracia é um regime de governo em que as decisões importantes são tomadas pelo povo/cidadão. E a Retórica com conotação negativa até ao tempo de Aristóteles, que defendeu que esta era má devido à má intenção de quem a usava, e na Grécia antiga quem a usava eram os sofistas, que manipulavam as pessoas com a arte de “bem falar”, não dando oportunidade ao cidadão de questionar o que lhe estava a ser transmitido, esta falta de liberdade de pensamento por parte do povo influencia a democracia, pois a democracia necessita da decisão e opinião dos cidadãos, para constituir uma democracia saudável e livre.

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  7. A democracia orgulha-se de ser um dos unicos tipos de governo que permite a liberdade de expressão e onde a soberania pertence ao povo através do direito ao voto,por isso verificamos que a democracia está intimamente ligada com a retórica já que se trata da arte de bem falar necessaria ao dialogo e aos discursos politicos. No entanto a retórica pode ser usada para fins funestos sendo utilizada como instrumento de persuasão falacioso capaz de enganar o cidadão comum levando este a fazer um mau uso do seu direito conquistado tão arduamente ou seja um mau uso da rétorica impede um livre uso da capacidade critica de cada um, limitando assim a liberdade de cada um. Essa limitação da liberdade faz com que a democracia "perca" os ideais que tanto se esforçou por defender tornando assim a democracia exercida numa democracia doente que serve para o bem pessoal em vez do bem comum.
    Rita Santos nº19 11º B

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  8. "DEMOCRACIA
    nome feminino
    1. sistema político em que a autoridade emana do conjunto dos cidadãos, baseando-se nos princípios de igualdade e liberdade
    2. nação democrata;
    democracia cristã interpretação do conceito de democracia à luz da doutrina cristã e, principalmente, da doutrina social da Igreja Católica;
    democracia directa situação político-administrativa em que o poder é exercido directamente pelo povo;
    democracia representativa situação político-administrativa em que o povo governa através de representantes seus, periodicamente eleitos
    (Do gr. demokratía, «governo popular», pelo lat. democratìa-, «id.»)"
    tirado de : http://www.infopedia.pt/pesquisa.jsp?qsFiltro=0&qsExpr=democracia


    "RETÓRICA [È]
    nome feminino
    1. FILOSOFIA técnica de construção do discurso, cultivada pelos sofistas, que visa a criação de um texto fortemente persuasivo, através de um uso correcto da linguagem (Platão, filósofo grego, 427 - 347 a. C., opôs à retórica, ou seja, o discurso falso ou sofístico, a dialéctica, isto é, o discurso verdadeiro ou filosófico)
    2. conjunto de regras relativas à eloquência; arte de bem falar
    3. livro que contém essas regras
    4. pejorativo discussão inútil, palavreado
    5. pejorativo discurso pomposo, mas sem conteúdo
    (Do gr. rhetoriké [tékhne], «[arte] retórica», pelo lat. rhetorìca-, «id.»)"

    tirado de: http://www.infopedia.pt/pesquisa-global/ret%C3%B3rica

    A retórica e a democracia estão fortemente interligadas, porque ambas utilizam o mesmo instrumento que é a palavra. A retórica, como sendo arte de bem falar é essencial ao debate democratico. Sem debate, não há troca fundamentada de ideias, e por consequência não há uma verdadeira democracia. Os gregos foram os primeiros a reconhece-lo, admitindo que a palavra veio substituir violência física. Contudo, a violência continua, e o que acontece é que, sendo a palavra apenas um instrumento, pode ser posta ao serviço quer do bem, quer do mal. Sendo assim a democracia vê-se ameaçada pela palavra violenta, "pelo discurso demagócico e manipulador". Assim, podemos dizer que o mau uso da retórica pode constituir uma ameaça à saude da democracia.

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  9. O conceito de retórica é conhecido.
    Caracteriza-se pela a arte de bem falar diante de um público para ganhar a sua causa. Isto vai da persuasão à vontade de agradar mas tudo depende da causa em que se apoia e do que motiva alguém a dirigir-se a outra.
    O carácter argumentativo está presente no nosso dia a dia, quando, por exemplo, justificamos uma tese com argumentos de forma a torná-los mais credíveis. Faz-se um bom uso da retórica quando se permite que os elementos do auditório ajuízem e se expressem de modo coerente e crítico. Relativamente ao mau uso da retórica este aplica-se quando a argumentação degenera numa forma de iludir o auditório, em função de abuso da retórica ou de manipulação.
    A democracia não é mais do que um sistema de protecção contra a ditadura. Tal como na Grécia Antiga, a democracia tem por objectivo fundamental defender a liberdade e a igualdade.
    O mau uso (ou não) da retórica está dependente de quem a pratica, ou seja se for mal aplicada, o mais provável é que seja usada de maneira a manipular a mente das pessoas. E sendo assim contraria a democracia e comprime o pensamento das pessoas.
    Ana Rita Loureiro 11ºB

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  10. No âmbito da disciplina de Filosofia, ao analisar o texto 9 da página 100 pude adver as advertências que os media e as massas sociais contêm.
    Face à situação de submissão dos portugueses, resolvi escolher uma noticia com que me deparei no JN que se intitula de "A coragem que nos falta". Esta noticia revela-nos que o Governo anunciou o adiamento do concurso público para a ligação do TGV entre o Poceirão e Lisboa. Face à gravidade da situação, há muito quem diga que uma pronta intervenção do FMI teria vantagens para Portugal. Tudo isto só é tolerado porque, graças à máquina de propaganda, considera que Sócrates é um homem corajoso, em que os media lançou meras esperanças através de noticias falaciosas tais como "a divida pública diminuiu"; "os postos de trabalho aumentaram", situações completamente ilusórias e sobretudo alienantes.
    A consequência é que a televisão está a produzir uma mutação, a televisão não é apenas um instrumento de comunicação, mas sim um gerador de um novo tipo de ser humano. Na verdade, as crianças antes de saberem ler ou escrever, já são sucumbidas pelo poder manipulador dos media, tornando-se num animal simbólico. Cada ser humano vive na esfera da sua própria cultura, vivendo num contexto de crenças e valores. Sendo assim, tanto o homem das cavernas como o analfabeto são dotados de cultura. Embora por norma a cultura seja considerada "o saber", as acepções transmitidas pela televisão e outros meios de comunicação têm criado uma "incultura"; em que a sociedade é cativada e persuadida por aqueles que comunicam e não pelo conteúdo da comunicação.

    “A DEMOCRACIA QUE VIVEMOS É UMA DEMOCRACIA SEQUESTRADA, CONDICIONADA, AMPUTADA, POR QUÊ O PODER DO CIDADÃO, O PODER DE CADA UM DE NÓS, LIMITA-SE, NA ESFERA POLÍTICA, A TIRAR UM GOVERNO DE QUE NÃO GOSTA E A POR OUTRO DE QUE TALVEZ VENHA A GOSTAR. NADA MAIS!” José Saramago

    Marina Reis 11ºB

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  11. (Para começar, como miúda despassarada que sou, tinha de trocar o trabalho de pesquisa pelo comentário. Agora sim, aqui está o comentário e já postei a pesquisa no seu devido lugar.)

    Do meu ponto de vista, esta situação poderá não acontecer somente no contexto do funcionamento de um regime totalitário. Qualquer partido/associação/regime que se una e não ouça outros, virando as costas às diferentes opiniões existentes, é e será pilar de apoio à injustiça e à desigualdade social disfarçada, porque não há donos da razão na política - esta não sobrevive de relações causa-efeito como noutras ciências; sobrevive, sim, de pensadores, opiniões, necessidades e do interesse geral de determinada população (assim deveria ser, pelo menos).
    Um partido/associação/regime não se deveria reger somente por ideologias, mas sim por necessidades praticáveis, não utópicas. Necessidades do presente, para o presente e para o futuro. Necessidades inerentes ao ser humano, como comunidade e como indivíduo: mudar em nome da Justiça por si mesma, não pela defesa ou publicidade de grupos de carácter político.
    É necessário procurarmos o caminho que mais corresponde aos nossos pensamentos, sem nunca esquecermos ideias que nos outros caminhos também existem e que podem servir para o mesmo fim, fim esse que pode ser semelhante ou igual ao nosso.

    Marina Reis 11ºB

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  12. A retórica e democracia estão ligadas entre si, e quando uma é má utilizada a outra “sofre”.
    A retórica ou a “arte do bem falar”, é utilizada portanto pela democracia para exprimir as suas ideias, por vezes pelo meio da persuasão e manipulação, onde acaba por ser mais utilizada nas assembleias visto que estes têm que convencer o auditório (pathos) a partilharem as mesmas ideias. É devido a esta necessidade que a democracia depende da retórica, ajudando assim a resolver os problemas da sociedade.
    Portanto o problema não está na retórica, mas sim de quem a usa, porque se esta for má aplicada apenas para os interesses de quem a esta a usar, desta forma os ideais que os cidadãos querem conquistar não valem de nada.
    Segundo Chaïm Perelman e Aristóteles, o papel do logos é o mais importante pois é através da mensagem que se transmite que vai provocar a adesão do auditório. Se a retórica for bem utilizada pode dar ao auditório uma maneira de estes poderem-se exprimir, ao contrário se for mal utilizada apenas serve para manipular as mentes.

    Elisabete Pinho 11ºB

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  13. A retórica é a arte de bem falar.Além disso é a arte de manipular as pessoas, persuadir e convencer alguém de que as nossas ideias são as melhores e as mais correctas de todas, mesmo que elas sejam falsas ou erradas. Na política, a retórica usa-se muito, pois ganha aquele que fala melhor...
    A frase "O mau uso da retórica constitui uma ameaça à saúde da democracia" significa que os políticos,usando diferentes tipos de persuasão e manipulação, podem convencer o povo do seu país a acreditar e a obedecer-lhes...A população vai mudar as suas ideias/objectivos de acordo com o que os políticos querem. Assim, ja não haverá nenhuma democracia, apenas a ilusão de que quem está a governar nos representa. Na verdade,ao manipular o povo, o político representar-se-á apenas a si próprio e às suas ideias.

    Hrynevych Viktoria, 11ºB n. 24

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