Chaïm Perelman

Chaïm Perelman (Varsóvia, 20 de maio de 1912 — Bruxelas, 22 de Janeiro de 1984) foi um filósofo de Direito que viveu e ensinou durante a maior parte de sua vida na Bélgica. É um dos mais importantes teóricos da Retórica no século XX. Sua obra principal é o Traité de l'argumentation - la nouvelle rhétorique. (Tratado da Argumentação) (1958), escrito em conjunto com Lucie Olbrechts-Tyteca.

Perelman e Olbrechts-Tyteca iniciaram suas pesquisas sobre lógica de argumentos não formais em 1948. Seguindo um estudo de Frege sobre matemática, eles juntaram uma série de escritos e teses nos campos religioso, académico e profissional para verificar e aplicar suas teorias. Após uma “redescoberta” da Retórica Grego-Latina, o projecto tomou uma forma definitiva. Perelman teorizou que a lógica governante de argumentos não formais poderia ser derivada de princípios de teoria retórica e de considerações sobre os valores de uma audiência em particular.
Tais considerações afectariam a estrutura específica dos argumentos, incluindo as bases de concordância ou de "contacto de espíritos" entre o comunicador e a audiência. A análise de Perelman também permitiu-lhe adicionar à sua obra uma visão geral das várias técnicas juntas durante o curso de sua pesquisa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

O conhecimento ao serviço da Humanidade