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A mostrar mensagens de fevereiro 6, 2011

Resumo da aula de Filosofia, 10ºE - 02/02/11

A passada aula de Filosofia que foi leccinonada no dia 2 de Fevereiro de 2011, decorreu de uma maneira diferente e especial. Tudo começou com uma sugestão prévia da professora. A ideia agradou, foi aprovada e contou com a colaboração na organização de um grupo de alunos. Estavam criadas as bases para um excelente trabalho dentro da sala de aula. O produto final foi uma aula diferente. Uma aula em que o aspecto acolhedor das mantas, o chá quente e os biscoitos caseiros promoveram um ambiente que proporcionou que a matéria fosse leccionada de uma forma mais lúdica e informal. Com uma mudança de sala para facilitar a acomodação, os preparativos já dentro da mesma levaram a que o silêncio demorasse a reinar. Num dia como estes é de desculpar… Após alguns “Bons dias!” e com os protagonistas já instalados, a aula começou como todas as restantes desde o ínico do ano, ou seja, com a leitura do resumo da aula anterior. Desta vez, a tarefa calhou ao discente Joaquim Milheiro que, por algu

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Comente o texto nº2 da página 119 do manual. Questões para a exploração do texto: - Qual o significado da oposição sujeito/objecto? - Como se caracteriza a relação entre o sujeito e o objecto? - Que significa afirmar que a relação constituviva do conhecimento é dupla, mas não é reversível? - Quais as funções do sujeito e do objecto? - Qual a condição para que o sujeito aprrenda o objecto? - Quais os diferentes momentos em que se realiza o conhecimento? - Quais as implicações, ao nível do sujeito, decorrentes da aprrensão do objecto?

Para comentar - Filosofia 10ºano

"O olhar que o outro me devolve torna-se um agente condicionador do meu processo de construção."

You're The Voice - John Farnham

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Nós temos A oportunidade de virar as páginas Podemos escrever o que queremos escrever Temos que fazer nossos finais antes de ficarmos velhos Somos filhas de alguém Somos filhos de alguém Quanto tempo mais nos podemos olhar Por baixo da mira de uma arma? Tu és a voz, tenta e entende isso Faz barulho e fá-lo claro Whoa oh oh Nós não vamos sentar em silêncio Nós não vamos viver com medo Whoa oh oh Esse tempo Nós sabemos que podemos ficar unidos Nós temos o poder para sermos poderosos Acreditando que podemos fazer melhor Nós somos filhas de alguém Nós somos filhos de alguém Quanto tempo mais nos podemos olhar Por baixo da mira de uma arma? Tu és a voz, tenta e entende isso   Faz barulho e fá-lo claro Whoa oh oh Nós não vamos sentar em silêncio Nós não vamos viver com medo Whoa oh oh

Ponto da Situação - Filosofia 10º ano.

Existe uma relação estreita entre acção humano e os valores. Agimos em função de valores; as nossas acções não são arbitárias nem gratuitas. Os valores são ideais que orientam a acção. Enquanto ideais, não pertencem à ordem do ser, mas do dever ser: As coisas e as situações não são valores, embora possam realizar e actualizar valores. Existem diferenters tipos de valores, valores materiais, rétais, intelectuais, éticos, estéticos e religiosos; a saúde, a prosperidade (económica), a inteligência, o conhecimento, a bondade, a beleza, a perfeição espiritual evident, preferiveis à doenç, à pobreza, à estupidez, à ignorância, à fealdade, à maldadem, à inperfeição. Quando avaliamos as coisas ou as situações, emitimos juizos estes não revestem a objectividade dos juizos científicos ou mesmo dos simples juizos de facto, são muito marcados pela subjectividade. - Avaliar implica usar critérios valorativos, sendo o critério valorativo o principio que fundamenta a escolha valorativa e permit