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A mostrar mensagens de março 20, 2011
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Resumo da aula - 20 de Março

Na passada aula de filosofia dia 20 de Março, sexta-feira, as alunas Ana, Patrícia, Rita e Fabiana realizaram uma dramatização em que, a Ana era uma professora que estava a ser avaliada, a Patrícia era quem avaliava a Ana e, a Rita e a Fabiana eram estagiárias. Nessa aula começamos por escrever o sumário e de seguida consultamos um site da Internet onde se expunham 7 recomendações fundamentais para se realizar uma aula, que foram lidas aos presentes na sala, pelos alunos Eva, Sérgio, Joaquim e Carlos. Depois da leitura, foi exposta uma apresentação em PowerPoint, em que referia que o direito é aquilo que se considera legítimo do ponto de vista lógico, jurídico e moral e, a forma que procura actualizar o conteúdo do que é a injustiça. O direito e a filosofia caminham juntos, pois é a filosofia que nos questiona qual a razão do direito? E por isso busca as causas do direito, para então interpretar, na realidade da vida, os acontecimentos do quotidiano. Contudo, não podemos esquecer que é

Resumo da aula - 16 de Março

Na passada aula de filosofia dia 16 de Março, quarta-feira, a professora Diana Tavares começou por ditar o sumário, na qual continha a seguinte informação: "Entrega e correcção do teste intermédio. Realização de um relatório ou ensaio filosófico sobre a actividade "Actualidade da Alegoria da Caverna" realizada nos dias culturais.". Quando todos os alunos terminaram de escrever o sumário, a professora faz a entrega dos testes, na qual alguns foram uma boa surpresa e outros foram o contrário. De seguida realizamos a correcção, de acordo com os cenários de resposta expostos pelo GAVE. Depois de terminada a correcção, a professora recomendou aos seus alunos que fizessem um relatório ou um ensaio filosófico sobre a "Alegoria da Caverna". Como ainda não sabíamos bem o que era, a professora expôs no quadro a sua definição, na qual indicava que um ensaio filosófico é um texto argumentativo em que se defende uma posição sobre determinado problema filosófico. Uma

Gabriel o Pensador - Pátria que me pariu [legendada]

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Gabriel o Pensador – Pátria que me pariu (4x)Pátria que me pariu! Quem foi a Pátria que me pariu!? Uma prostituta, chamada Brasil se esqueceu de tomar a pílula, E a barriga cresceu Um bebê não estava nos planos Dessa pobre meretriz de dezessete anos Um aborto era uma fortuna e ela sem dinheiro Teve que tentar fazer um aborto caseiro Tomou remédio, tomou cachaça, tomou purgante Mas a gravidez era cada vez mais flagrante Aquele filho era pior que uma lombriga E ela pediu prum mendigo esmurrar sua barriga E a cada chute que levava o moleque revidava lá de dentro Aprendeu a ser um feto violento Um feto forte escapou da morte Não se sabe se foi muito azar ou muita sorte Mas nove meses depois foi encontrado, com fome e com frio, Abandonado num terreno baldio. (4x)Pátria que me pariu! Quem foi a pátria que me pariu!? A criança é a cara dos pais mas não tem pai nem mãe Então qual é a cara da criança? A cara do perdão ou da vingança? Será a cara do desespero ou da

Ensaio Filosófico - Se pudesses estar com Deus, que pergunta lhe fazias?

Tal como sou crente, se pudesse estar com Deus, fazia-lhe uma simples pergunta: Será que precisamos de estar com tanto receio em relação ao 'fim do mundo' previsto em 2012? Em primeiro lugar os cientistas já nos assustaram o suficiente em relação à questão do fim do mundo, que será em 2012 (para quem acredita mesmo). Ficamos logo na dúvida...e com algum receio, isso não negamos. Como a maior parte da população é religiosa, se acreditarmos no que já nos ensinaram, que apenas Deus sabe quando o fim do mundo virá, então nada temos a recear. É decisão Dele somente. Mesmo assim, a dúvida não para de nos massacrar..pensamos sempre em 2012..Será mesmo que o mundo irá acabar ou não? Pessoalmente também fico confusa; Acredito em Deus, mas uma questão que tem a ver com o nosso fim também me preocupa. Pois também quero viver uma longa vida e ter a oportunidade de ser feliz, ao lado de filhos e netos - sonho de qualquer pessoa. Portanto, a minha pergunta deve ser comum entre uma grande

Princípios da Razão - 11ºano

FICHA DE VISIONAMENTO DE DOCUMENTOS VIDEO

- A utilizar depois do visionamento de um filme – 1. Título: 2. Realizador: 3. Argumentista: 4. Actores principais: 5. Actores secundários: 6. Contextualização histórica, política e social: 7. Espaço(s) da acção: 8. Breve resumo: 9. Aspectos que mais apreciei: 10. Aspectos que menos apreciei: 11. Balanço crítico (a tua apreciação final)

Revisões - 11º ano

CONHECIMENTO VULGAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO O CONHECIMENTO VULGAR - O conhecimento vulgar corresponde ao senso comum e abrange aquelas coisas que quase toda a gente sabe. - Reporta-se àquilo que vamos aprendendo desde muito cedo e, por vezes, até de uma forma quase inconsciente. - As crenças e opiniões que partilhamos, as tradições e jogos, as celebrações e ofícios, as tarefas e lendas dizem respeito ao senso comum. - Adquire-se através da repetição de experiências, do testemunho e do exemplo dos outros (família, amigos, vizinhos, etc.), com a prática e também com os erros. - Ajuda a sobreviver e a conviver, ajuda nas tarefas do quotidiano e nos mais diversos ofícios e ajuda-nos a desempenhar papéis sociais ao longo da vida. - Trata-se de um conhecimento assistemático, pois consiste num conjunto de informações dispersas e pouco estruturadas. - É um conhecimento superficial e mais direccionado para um domínio prático, porque não procura as causas e os porquês dos fenóm

Dia Mundial da Poesia - 21 de Março de 2011

Diz-nos qual é o teu poema preferido!