T.P.C. 11º ano - 9-02-2011
Comente o texto nº2 da página 119 do manual. Questões para a exploração do texto: - Qual o significado da oposição sujeito/objecto? - Como se caracteriza a relação entre o sujeito e o objecto? - Que significa afirmar que a relação constituviva do conhecimento é dupla, mas não é reversível? - Quais as funções do sujeito e do objecto? - Qual a condição para que o sujeito aprrenda o objecto? - Quais os diferentes momentos em que se realiza o conhecimento? - Quais as implicações, ao nível do sujeito, decorrentes da aprrensão do objecto?
A Razão obedece a princípios formais, que lhe garantem a coerência. Uma das principais descobertas da Filosofia Clássica, foi a de que existem três princípios fundadores da racionalidade, que estão na base de todos os outros:
ResponderEliminarO Princípio da Identidade - Cada ser é igual a si mesmo.
O Princípio da Não-Contradição: - Uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo, de acordo com a mesma perspectiva.
O Princípio do Terceiro Excluído: - Uma coisa é ou não é, não há uma terceira hipótese.
Estes três princípios regulam a estrutura formal do pensamento, não se referindo ao seu conteúdo. Eles indicam-nos como devemos pensar e não o que devemos pensar. São, por isso, princípios meramente formais.
Mas isso não diminui a sua importância: se o nosso pensamento não estiver correctamente estruturado,nada podemos pensar.
Assim,conclu-o, nos seus diversos níveis de desenvolvimento,que os nossos pensamentos têm basicamente a mesma estrutura formal, o que varia é o seu conteúdo.
Ana Rita Loureiro nrº3 11ºB
O pensamento na sua sua estrutura formal é regulado por três princípios da razão:
ResponderEliminarO princípio da não-contradição que consiste no facto de uma coisa ser e nãos ser ao mesmo tempo sendo que o é ou não o é.
O princípio da identidade em que cada qual é como é, sendo assim igual a si mesmo.
O princípio do terceiro exclusivo em que apenas existe duas opções. Não existindo uma terceira opção.
Estes princípios são fundamentais para regular o pensamento.