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A mostrar mensagens de junho 22, 2014

Não stresse os seus colaboradores! - Causas e consequências do stress nas empresas

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Alguns autores afirmam que o stress pode ser um estímulo e que, se as causas do mesmo provocarem no indivíduo o desejo de mudar e de inovar, pode ser um fator de produtividade das empresas. No entanto, de acordo com o International Labour Institute, em 2007 o stress refletiu-se na diminuição de cerca de 10% do produto interno bruto dos países da Europa. Isto porque, na maioria dos casos, as consequências do stress são negativas. Piores consequências para as empresas:  (Não esquecendo que umas causam outras, gerando um ciclo vicioso) O aumento do absentismo (incluindo das baixas por doença); A diminuição da produtividade; A diminuição do lucro; A degradação do ambiente de trabalho; A diminuição da motivação; Mais acidentes de trabalho. Pior, o stress é um mal altamente contagioso e uma pessoa enervada consegue facilmente enervar o próximo, que também enerva o próximo, que também enerva o próximo... e quando se dá conta, o clima está péssimo, toda a gente

Vantagens, regras e erros mais frequentes na implantação de um serviço pós-venda

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O pós-venda é um processo de toda a empresa, que deve ser partilhado por todos os colaboradores da organização e não só pela força de vendas. Implica disponibilidade para construir uma relação honesta com o cliente. Tão honesta que, se aconselhar determinado produto ou serviço, ele saberá que não está a tentar impingir nada. Afinal, quando algo não se adapta ao que ele quer, você também é o primeiro a dizer-lhe que não deve comprar e a explicar o porquê. Se reúne as condições para implantar este serviço com sucesso, conheça as vantagens, as regras e os erros mais frequentes ( ver mais ). Vantagens do pós-venda •    Reforço da imagem de marca; •    Reforço do bom nome da empresa; •    Aumento do cross-selling ; •    Diferenciação no mercado; •    Agregação de valor ao produto; •    Manutenção de vendas e de margens; •    Diminuição da taxa de clientes insatisfeitos; •    Aumento da taxa de fidelização do cliente. Regras de implantação de um serviço pós-venda

9 Coisas que os líderes NÃO FAZEM

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O impacto que as más chefias têm nas organizações tem repercussões muito para além do que, à primeira vista, se possa pensar. Desmotivação, diminuição da produtividade, perda de talentos, tensão, stress, falta de compromisso e de empenho, mau serviço, rotatividade de pessoal, má qualidade dos serviços, descontentamento dos clientes... Detestar o "chefe" é, em mais de 80% dos casos, o motivo porque alguém pede a demissão. Ser "chefe" não é ser "líder". Um líder é alguém em quem as pessoas confiam, respeitam, admiram, procuram para falar. É alguém que dá o exemplo. Um chefe é um tipo que tem a mania, que tenta impor-se e que, se não estiver por perto, melhor!   As empresas precisam de líderes e não de chefes. Quer ser um bom líder? Comece por evitar os erros que se seguem: 1 – Má comunicação Se não disser exatamente o que quer, ninguém adivinha. Seja claro, senão, o trabalho não fica bem feito, as pessoas ficam desmotivadas, os processos atrasam-se

Vantagens do pós-venda: mais e melhores negócios!

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É comum verificar que, para algumas empresas, a atenção dada ao cliente diminui aquando do fecho do negócio. Mas a venda deve ser o princípio do processo de relacionamento com o cliente, não o fim.  Clientes satisfeitos Após comprar, o cliente espera continuar a receber a melhor atenção por parte da empresa que lhe vendeu o produto/serviço. Espera acompanhamento e preocupação. Espera que se corresponda às expectativas criadas na pré-venda, e é correspondendo e superando estas expectativas que conseguirá clientes satisfeitos: quanto mais altas forem, mais exigente será o cliente. Não prometa o que não pode cumprir. Oportunidades de negócio Dependendo da estratégia de cada empresa, o serviço de pós-venda pode ser uma das principais fontes de receita da organização, ou mesmo a principal. A venda de serviços de suporte, de assistência, renovação de garantias, workshops , ações de formação e outros serviços win-win podem ser uma fatia importante da sua faturação