9 Coisas que os líderes NÃO FAZEM


O impacto que as más chefias têm nas organizações tem repercussões muito para além do que, à primeira vista, se possa pensar. Desmotivação, diminuição da produtividade, perda de talentos, tensão, stress, falta de compromisso e de empenho, mau serviço, rotatividade de pessoal, má qualidade dos serviços, descontentamento dos clientes...

Detestar o "chefe" é, em mais de 80% dos casos, o motivo porque alguém pede a demissão. Ser "chefe" não é ser "líder". Um líder é alguém em quem as pessoas confiam, respeitam, admiram, procuram para falar. É alguém que dá o exemplo. Um chefe é um tipo que tem a mania, que tenta impor-se e que, se não estiver por perto, melhor!


 
As empresas precisam de líderes e não de chefes. Quer ser um bom líder?
Comece por evitar os erros que se seguem:


1 – Má comunicação


Se não disser exatamente o que quer, ninguém adivinha. Seja claro, senão, o trabalho não fica bem feito, as pessoas ficam desmotivadas, os processos atrasam-se e a empresa perde oportunidades.


2 – Não mostrar reconhecimento

Elogiar é uma das melhores formas de motivar e de conseguir que os colaboradores vistam a camisola, sintam gosto no que fazem e procurem fazê-lo cada vez melhor. Ser um líder implica ser capaz de reconhecer o que os outros têm e fazem de bom, sem medos, inseguranças ou invejas. Os melhores líderes não são os que criam muitos seguidores, são os que são capazes de criar outros líderes.


3 – Gerar desconfiança

Quem tem o hábito criticar uma pessoa quando fala com outra, em vez de falar diretamente com a pessoa em causa, é alguém em quem não se pode confiar. Com o tempo, toda a equipa deixa de confiar e ainda ganha a fama de ser intriguista e pouco frontal.


4 – Apontar dedos

Se é um líder, deve assumir as responsabilidades pelo que correu mal, dar a cara, motivar todos para que se faça melhor. Um erro de alguém da equipa é um erro seu. Assuma-o e não aponte dedos, isso não fica bem a ninguém.


5 – Fazer promessas que pode não cumprir

Ficará mal visto, mesmo que não dependa de si. Não tem a certeza de poder cumprir, não prometa! Da próxima vez que prometer, ninguém vai acreditar.


6 – Deixar que lhe passem graxa

Ninguém gosta de uma pessoa que se deixa engraxar. Simplesmente, conseguirá perder o respeito de toda a equipa e será visto como alguém que só gosta das pessoas que lhe dizem o que quer ouvir. Uma pessoa com este tipo de atitude jamais será reconhecida como líder.


7 – Ser mal-educado


Gritos, palavrões, ofensas, não se admitem, nem a brincar. Uma empresa é um sítio para se ser profissional. Um líder respeita e dá-se ao respeito.


8 – Não tomar decisões

Os líderes tomam decisões. Certas ou erradas, mas tomam. Têm a coragem de tentar, arriscar e assumir a decisão. Se é para evitar decidir, fugir às questões, responder ambiguamente e não se comprometer com nada, o melhor é aceitar que não tem perfil de líder.


9 – Arrogância

O líder é parte da equipa e é considerado "autoridade" pelos outros. Se for considerado "autoridade" por si próprio, o mais provável é que o seja apenas por si mesmo. Estar num cargo de chefia pode ser algo passageiro e não faz de ninguém melhor ou pior que o resto da equipa. Também não transforma ninguém em líder. Um líder não olha para ninguém com arrogância, ouve toda a gente, considera as diferentes opiniões e envolve a equipa em tudo. Um líder trabalha em equipa, não se impõe à equipa, nem se distancia desta.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397