Muse - Uprising (Legendado PT-PT)

Comentários

  1. Olá caros discentes,
    Tendo em conta o que aprenderam em Filosofia (até agora) opinem sobre a letra desta música.
    Saudações filosóficas,
    Prof.Diana

    ResponderEliminar
  2. Após ouvir e interpretar a letra desta música, conclui que, como já tínhamos aprendido nas aulas, a filosofia é a procura do saber, a procura de novas verdades. Há pessoas que vivem num mundo obscuro, repleto de mentiras e ilusões. E isso é mau, pois uma pessoa que vive assim está às "cegas". Tal como os filósofos, nós devemos ir sempre à procura da verdade, sair desta monotomia e ilusão. Porque a vida não é um "mar de rosas" como muita gente pensa que é. Na vida há problemas que temos que resolver, procurando a verdade.
    Cátia Paiva 10ºC

    ResponderEliminar
  3. Ana Olveira nº1 10ºE4 de novembro de 2010 às 09:53

    Após ouvir a letra desta música reflecti que ela não era uma música qualquer, mas uma mensagem que todos devíamos seguir.
    Tal como já aprendemos nas aulas de filosofia não devemos seguir o rebanho, não deixar que entrei e mandei nos nossos pensamentos e nas nossas opiniões. Não nos devemos deixar ficar pela superficialidade das coisas e procurar a sua origem/raiz mesmo que o nosso quotidiano não concorde.
    Está na hora de abrir o "3º olho" e olhar à nossa volta, descobrir os aspectos falaciosos e não nos deixarmos manter na ignorância.
    Ana Oliveira nº1 10ºE

    ResponderEliminar
  4. Na minha interpretação da música, esta diz-nos que aqules que retêm o poder na sociedade( como os políticos, que são chamados de "fat cats") estão a controlar o mundo, que deveria ser de todos nós, e, aos poucos e poucos, a destrui-lo.
    No entanto, Eles tentam fazer com que a inveja, a mentira e a ganância nos aprisione, deixando-nos ver apenas as sombras, as aparências daquilo que é realmente verdade, fazendo-nos ver apenas as suas próprias "verdades", que estão repletas de falacidades.
    A mensagem da musica apela para que não nos deixemos enganar pelas mentiras que nos rodeiam e que nos controlam a mente. Em vez de nos deixarmos controlar por Eles, devemos manter os olhos abertos para toda a Verdade, a fim de desmascararmos todas as afirmações falaciosas que nos prendem. Só assim conseguiremos recuperar o "poder" que nos pertence um pouco a todos.
    Mariana 10ºE

    ResponderEliminar
  5. Depois de ouvir esta música, vejo que a letra está de acordo com tudo o que aprendi nas aulas de Filosofia. Devemos sempre procurar a verdade e eliminar os dogmatismos. Temos de evitar ser como os sábios, que achavam que conheciam todas as coisas, nem devemos ser ignorantes que pensam que conhecem tudo aquilo que falam, mas de facto desconhecem, mas sim tentar ser mais como os filósofos que procuram a verdade e têm consciência do quanto desconhecem e da actividade que é preciso desenvolver para atingir a sabedoria.

    ResponderEliminar
  6. com esta música, percebo que existe pessoas que vão cada vez ganhando mais poder, e que cegam as outras pessoas com mentiras e promessas pensando que estas nunca irão ver a verdade á sua volta, ficando assim os que tem o poder de nos controlar. Mas temos de abrir o "3º olho" e de nos juntar contra os "fat cats" (Políticos) e criar uma revolução, ficando assim finalmente livres da "poeira" que os políticos nos tem mandado para os olhos.
    Rafael Amorim 10ºE

    ResponderEliminar
  7. Depois de ler e interpretar a letra da música que me foi dada como objecto de análise concluo que esta refere-se a toda a humanidade, a toda a gente que ainda não foi capaz de se interrogar e tomar uma atitude contraditória aquilo com a qual não concorda.
    Neste caso, a música tenta chamar a atenção das hierarquias existentes na sociedade e ao excesso de poder de alguns elementos na sociedade.
    Assim, deixando uma mensagem de "aviso" para que abramos os nossos olhos e absorvermos tudo o que se passa á nossa volta de modo a tomarmos uma atitude "revolucionária" alcançando, por nós próprios um mundo melhor, mais justo e mais livre.

    ResponderEliminar
  8. Após uma breve reflexão sobre a letra da música, concluí que esta transmite aos ouvintes uma mensagem de alerta. Esta música, reforça a ideia de que estamos a ser controlados por uma pessoa ou um órgão que age como sendo superior a nós, ou seja, não nos deixando viver a nossa vida livremente. Segundo a letra, vivemos numa sociedade de aparência, em que tudo são dogmas impostos por pessoas de um grau hierárquico superior ao nosso, pessoas essas que nos "atiram areia para os olhos" para que pensemos que este Mundo é tão perfeito como o seu suposto criador. A letra diz ainda que isto não pode continuar a acontecer, que temos de reunir forças para impedir que vivam a nossa vida por nós. A relação que a letra da música tem com a Filosofia, é que a Filosofia é anti-dogmática, não considera que a verdade é algo fácil de se atingir e que acima de tudo, devemos viver a nossa vida sempre com a intenção de procurarmos a verdade e nunca deixar que algo ou alguém tente impor uma verdade que nós não consideramos verdadeira!
    Gil Alves.

    ResponderEliminar
  9. Depois da interpretação desta música percebi que, de uma maneira apropriada aos tempos em que vivemos hoje em dia, ela transmite uma mensagem importante em que todos nós nos deviamos concentrar.
    Na minha opinião, e foi aquilo que eu retirei da música, as pessoas hoje em dia têm cada vez as ideias mais curtas, estão muito presas às aparências das coisas e às verdades feitas, quase que não pensam pela sua própria cabeça, porque lhes são impingidas regras e ideias de pessoas com um certo "poder". E estas pessoas com poder (na música são chamadas "fat cats") vão-nos tornando cada vez mais "pequenos", prendendo-nos neste Mundo que é cada vez menos nosso...
    A música diz-nos também que devemos abrir os olhos para a vida que está à nossa volta, para não nos deixarmos controlar, para abrirmos a nossa mente e aprofundarmos as questões com que nos deparamos todos os dias, muitas vezes sem darmos conta, pois são perguntas banais (pensamos nós, pelo facto de não nos darmos ao trabalho de as analisarmos real e profundamente) procurando descobrir a sua origem, o seu sentido... Porque é exactamente isso que nós devemos fazer com a nossa Vida: atribuir-lhe um sentido! Mas para isso não nos podemos deixar influenciar por mentiras, por preconceitos, pelo medo de dar a conhecer o nosso verdadeiro "eu" e os nossos pensamentos!

    Joana Santos, nº10 10ºE

    ResponderEliminar
  10. Após ter ouvido, interpretado e reflectido sobre a música “Uprising” dos Muse cheguei á conclusão de que todos somos humanos ou seja todos temos uma cabeça com as aplicações necessárias para pensarmos por ela, todos somos humanos ou seja todos temos direito a opiniões, personalidades, sonhos e objectivos diferentes, todos somos humanos ou seja por maior ou menor que seja o nosso poder ou a nossa influência na sociedade, por maior ou menor que seja a nossa cultura, o nosso desenvolvimento, a nossa inteligência, por maiores ou menores que sejam os nossos bens ou por mais ou menos importância que tenha a nossa profissão, não deixaremos de o ser.
    Então se somos humanos queremos saber a verdade, e não a verdade mais bonita, a menos dolorosa, não, o que queremos, o que devemos querer saber é a verdade completa e ninguém tem o direito de nos omitir , de nos cegar , de nos fazer ver outras coisas, para além da verdade , ninguém tem o direito de nos fazer pensar pela cabeça de outros , ninguém é a marioneta de ninguém apenas pelo simples facto de ser menos desenvolvido na sociedade, ninguém tem o direito de manter outros humanos incultos , de manter outros humanos na escuridão , a viver de sombras , ninguém tem o direito de dizer a outros humanos “não vais conseguir” , “ tu não és capaz “ , “ deixa-me fazer isto porque eu é que sei “ , “Tu não percebes” , porque todos os humanos têm capacidades e devem aproveitá-las , todos os humanos têm a oportunidade de vencer de ser alguém , todos os humanos podem ultrapassar medos , traumas sem necessitar da dependência noutros humanos. Nunca é tarde demais para ninguém tirar a venda dos olhos, começar a pensar, a perceber o Mundo pelas próprias ideias, palavras , pensamentos.
    Todos os humanos são humanos e sendo humanos têm o direito , o dever de se afirmarem no Mundo através do próprio corpo, da própria mente . Todos os humanos têm de ter consciência de que um dia pode acabar tudo e então têm de lutar para que valha a pena ter vivido.


    Publicado por Eva Silva nº5 10ºE

    ResponderEliminar
  11. Depois de ouvir a música e interpretar a respectiva letra, concluo que a música e a sua letra contêm a matéria toda dada até hoje nas aulas de filosofia. Tal como a música descreve, as pessoas que vivem neste Mundo seguem "o rebanho" sem se preocupar em procurar a verdade saindo do mundo de ilusão que nos rodeia. A letra mostra revolução e vontade de mudar a atitude das pessoas , tornando-as mais atentas ao mundo pelos seus próprios olhos não deixando que sejam os outros a pensarem por nós e a impor verdades com as quais não concordamos, sermos nós próprios a procurar a verdade tendo atitude e espanto perante o que nos rodeia. deixando as aparências de lado, aprofundando o que é superficial permitindo encontrar as nossas próprias verdades sem falsidades dos outros!
    Patrícia Nº17
    10ºE

    ResponderEliminar
  12. Ao ouvir esta música, uprising - Muse, percebi que vivemos numa sociedade que está cheia de ganância, mentira e de sensos comuns, que se limitam a "seguir o rebanho".
    Esta música diz também que devemos revolucionar e no fim mantermo-nos juntos para ver a "nossa bandeira subir", mas para isso acontecer, temos de abrir os olhos, procurar a verdade, deixar a ganância de lado e deixar também que esta revolução siga o seu rumo.
    Na minha opinião, eu acho que todos seremos capazes de realizar a nossa própria revolução, deixando de ser marionetas, isto é, deixar de seguir o rebanho e procurar só a verdade neste mundo de mentiras em que vivemos.
    Rita Paiva, nº19 10ºE

    ResponderEliminar
  13. Joana Teixeira nº9, 10ºE4 de novembro de 2010 às 16:01

    A música transmite o conceito de revolução, de mudança de mentalidades, de liberdade e de afirmação de opinião. Devemos interiorizar que, perante a actual sociedade os seus preconceitos, opiniões erradamente formadas e hierarquias de pura aparência, a crença e expressão social de cada um de nós é um direito adquirido e que deve ser colocado em prática sempre que oportuno. Existe a necessidade de expansão da nossa mente, de vermos para além do óbvio e do que querem que vejamos, para assim formarmos opiniões fundamentadas, estruturadas e que nos permitam influenciar massas para assim combater a “bolha” de ilusão e materialismo que nos rodeia. Cabe a cada um de nós dar o primeiro passo, o passo para a vitória.

    ResponderEliminar
  14. Após a análise da letra da referida musica concluí que, a nossa sociedade é constituída por robôs, estamos todos programados para seguir alguém superior a nós, e esses, continuam a tentar tapar-nos os olhos com promessas e mais promessas, mas no fundo, sao falsidades. Essas promessas servem para um constante controlo mental dos mais fracos que têm medo de morrer, mas se estes se esforçassem para abrir um 3º olho, veriam que há mais vida para além daquela que vivem.
    A solução é reunir forças, unir-mos uma revolução, que nos leve a uma vitória que todos nós merecemos.
    Existe uma relacção entre esta musica e a filosofia. A filosofia apoia o cepticismo, a verdade nao é facil de encontrar, mas nao é por isso que temos de nos refugiar na mentira.
    Luís Silva 10ºC

    ResponderEliminar
  15. A música Uprising dos Muse, mostra-nos tudo o que temos falado em Filosofia desde o inicio do ano.
    Depois de ouvir e reflectir sobre esta música, conclui que cada vez mais o mundo é feito de ilusões, de pensamentos feitos pelos outros e de pessoas que não pensam por si e que por isso seguem tudo o que ouvem. A estas pessoas chama-mos o senso comum, pois não procuram saber mais, tanto porque têm preguiça mas também porque estão influenciados por estas “ideias feitas”, ideias da sociedade, provérbios, tradições.
    Esta música transmite uma mensagem importantíssima, que devemos reter. Devemos ter consciência que temos de ter uma opinião, e não ter medo de a ter nem de a dizer. Não podemos ir atrás do rebanho, nem de pensamentos do senso comum. Temos de evitar tanto ter uma opinião como a dos sábios, que pensam saber tudo, mas também não querermos ser preguiçosos, e ficar satisfeitos com tudo que nos dizem, sem saber se é verdade e sem aprofundar esse pensamento. Acima de tudo não podemos ver apenas aquilo que nos mostram, as sombras, as aparências, os preconceitos, as ilusões. Temos de ser nós próprios e formar e aprofundar a nossa ideia ou teoria. Temos de ser vitoriosos, e deitar abaixo todos, aqueles que tentam fazer um mundo apenas de aparências. E não podemos ter medo de nada e apesar de sabermos ouvir e aceitar as opiniões dos outros, não deixar que ninguém interfira nessas nossas ideias.

    ResponderEliminar
  16. Após a audição e interpretação desta música concluí que a temática abordada na música está intimamente relacionada com a temática da disciplina de Filosofia, ou seja uma constante procura do saber e da verdade. Seja esta música um retrato actual da sociedade, percebe-se que cada vez mais as pessoas nascem moldadas e mais fáceis de moldar... capazes de se preocuparem muito mais com as aparências e vaidades exteriores, e não cultivarem em si a essência de ser honesto e simples. Penso que hoje em dia são impossíveis as tais "raríssimas excepções" capazes de inverter este comportamento. Esta música, na minha opinião, retrata o comportamento de um Ser que controla todos os nossos passos e actos.

    Tiago Pereira nº23 11ºB

    ResponderEliminar
  17. Na música dos Muse “Uprising”, a letra dirige-se às pessoas que continuam a não ver a verdade ao seu redor, que se deixam levar pelo que se diz e é claro que ao darmos atenção às relações públicas e aos políticos muitos de nós vão-se sentir forçados a fazer o que eles querem, e é isso que a música quer chamar a atenção, essencialmente no refrão quando diz “Eles não nos irão obrigar. Eles irão parar de nos degradar. Eles não nos irão controlar. Nós sairemos vitoriosos.”
    Em si, esta música é uma pequena crítica aos políticos pois estes gostam de actuar por nós em certas ocasiões, achando-se superiores a nós e em Filosofia aprendemos a agir por vontade própria, aprendemos que não nos devemos deixar enganar pela ganância, e pelas mentiras que tentam controlar as nossas mentes nos dias de hoje através de simples conceitos. Devemos abrir bem os nossos olhos para descobrirmos as verdades sobre o nosso Mundo, à qual eles tentam esconder fingindo que tudo está bem, criando em nós uma ilusão.
    Por isso devemos unir-nos contra isto tudo fazer uma “revolta” sendo este o título da música, para que juntos voltemos a ter o “poder”, não ter-mos medo de dizer aquilo que defendemos e para que livremos o nosso Mundo dos corruptos que o tornam cada vez pior, visto que “o tempo deles está a acabar”, é nossa vez de actuar. Com esta música quer-se mostrar que a verdade não é algo fácil de se atingir como muitos pensam, e que devemos então procurar essa verdade durante toda a nossa vida, para nunca deixarmos que alguém tente mudar aquilo em que acreditamos.

    Elisabete Pinho 11ºB nº8

    ResponderEliminar
  18. Após a visualização do videoclip da música ‘Uprising’ da autoria dos Muse, posso retirar muitas ideias relacionadas com a Filosofia.
    A letra da música dirige-se à opressão e constante vontade que o ser humano tem em encontrar a verdade e relembra a necessidade que todos nós temos para nos sentirmos livres.
    Liberdade, em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e de determinação, isto é, qualifica a independência do ser humano. De maneira positiva, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional. Ou seja, qualifica e constitui a condição dos comportamentos voluntários do ser humano.
    Durante o vídeo, esta banda musical tão prestigiada como são os Muse, também frisam o facto de que ninguém consegue controlar o outro. O Homem não nasceu para ser marionete de ninguém. O Homem nasceu com o intuito de ser autónomo e capaz de enfrentar o mundo.
    Por fim, relatam também o valor da consciência humana e do poder que ela tem em nós.
    Só vamos atrás da ganância e da vontade de subir espontaneamente na vida se não agirmos com a chamada consciência.
    A música conclui-se com ‘Seremos vitoriosos’, o que dá a confiança necessária para podermos reflectir nos nosso actos e mostrar que não podemos encarar a vida com medo mas sim com vitória e agradecimento de um dia termos nascido!

    Ana Rita Loureiro 11ºB nrº3

    ResponderEliminar
  19. A Filosofia desde sempre nos ensinou a não ficarmos indiferentes perante os problemas que nos rodeiam.
    Nesta música protesta-se de uma maneira forte a maneira como a nossa sociedade está organizada.
    Pois ao longo da História, já estava estabelecido : as pessoas da classe social superior mandavam sempre nas pessoas das classes inferiores. Ora estamos em pleno século XXI e a mesma lei governa o nosso mundo. É tempo de mudar!
    Também faz-se apelo as constantes mentiras dos políticos, que prometem-nos infinitamente um mundo melhor. Mas nós, as pessoas já estamos cansadas. Infelizmente poucos ligam a esta situação. E porquê? Pensamos que não vale a pena e que nada vai mudar, mas caimos no erro.
    Basta haver força de vontade e estarmos todos unidos a lutar pelo mesmo. E acreditem, mudanças haverão. é esta a principal mensagem da música.
    Agora faz-se apelo a vários meios - como músicas, através de anúncios da televisão, jornais, etc - para nos fazer reagir de vez e deixar de viver numa mentira.
    E o autor da música faz o mesmo. Não basta ouvir a música ou ler o jornal. Temos de reagir, pois senão de nada nos serve.
    Se estivermos todos unidos pela mesma causa, e se lutarmos todos nós por um futuro melhor, iremos conseguir. A vitória será nossa.

    Doina Casian nº7 11ºB

    ResponderEliminar
  20. Após a audição e reflexão da música Uprising dos Muse posso concluir que a mesma vem ao encontro de tudo aquilo que até agora abordei nas aulas de filosofia.
    A música faz um retrato á actual sociedade em que vivemos e podemos concluir que pretende criticar a facilidade com a qual somos influenciados pelos outros.
    Isto vai ao encontro da filosofia pois um dos seus objectivos é desenvolver o espirito critico e o auto-pensamento.
    A filosofia é a busca incessante pela verdade e nem tudo o que os outros nos dizem é verdade,daí que seja importante desenvolvermos os dois objectivos que referi anteriormente.
    A conclusão da música é um incentivo para não desistir-mos de lutar contra estas tendencias,pois se nada fizermos para as contrariar nunca irao desaparecer.

    Rui Pinto nº20 11ºB

    ResponderEliminar
  21. Após a audição e interpretação da música "uprising" dos Muse,cheguei à conclusão que essencialmente a música se assemelha ao mito da "Algoria da caverna" de Platão,pois tal como aprende-mos neste mito as pessoas que viviam na caverna limitavam-se a ver as sombras que eram projectadas no fundo da parede,pensando que estavam a ver toda a realidade,até que finalmente quando saem se apercebem de que aquilo que viam eram apenas ilusões e que a verdadeira realidade estava cá fora.
    Na música as pessoas também estão a ser impedidas de ver a realidade,estando apenas a ver ilusões,na música as pessoas estão a ser "controladas" pelo senso comum,isto é, estão a ser impedidas de criar as suas próprias opiniões e de desenvolver o seu espírito crítico,sendo levadas a "seguir o rebanho".
    Em filosofia, nós aprendemos que deve-mos sempre desconfiar do que os nossos olhos e ouvidos nos dizem,devemo-nos sempre guiar-mo-nos pelo pensamento, pela razão.
    Conluindo acho que a música nos deixa bem clara a mensagem de que devemos sempre contrariar as tendências e criar as nossas próprias opiniões acerca das coisas.

    Mafalda Barreto 10ºC

    ResponderEliminar
  22. Depois de ouvir a música dos Muse “Uprising” proposta pela professora, cheguei à conclusão de que esta está intimamente relacionada com filosofia. Nesta, na minha opinião, trata-se de uma revolução que todos nós temos que fazer. Faz-se um alerta ao facto de que todos nós estamos a ser controlados pelos "fat cats"(gatos gordos)- os ricos que criaram regras e limitações, estabelecendo dogmas nas quais temos que cegamente acreditar não vendo a verdade ao redor.
    Esta música, tal como a filosofia, apela-nos a derrubar o controlo sobre as nossas mentes e a procurar a verdade, não nos deixando enganar. A música também nos chama à atenção que temos que abrir o nosso "terceiro olho" para que possamos ver que não temos que ter medo de morrer nessa tal revolução e que temos que lutar pelo "poder", que neste sentido é a consciência, o saber, a "luz".
    Em suma a musica tem por objectivo despertar em nós a não indiferença, a vontade de mudar as coisas e libertar-nos para não sermos usados como marionetas.

    Karolina Syrotyuk nº14 11ºB

    ResponderEliminar
  23. "Eles não nos vão forçar", pois ninguém tem que mandar em nós, temos cabeça e convém dar-lhe uso. Temos que pensar por nós próprios, não nos podemos deixar guiar ou ser comandados por ninguém. Não somos nenhumas marionetas, ao contrário desses bonequinhos que fazem tudo o que o outro quer, temos vida própria não necessitamos de ter alguém a comandar-nos.
    Cada um pensar por si, faz aquilo que pensar que é o melhor, é verdade que podemos optar por o caminho errado, mas também é certo que vamos encarar as consequências dos nossos actos, porque somos pessoas conscientes daquilo que fazemos, e se não somos devíamos ser.
    Infelizmente, todos os dias deparamo-nos com estes tipos de situações, que achamos "repugnantes" por assim dizer, no entanto são raras as vezes em que fazemos algo para mudar isso, mas vejo por mim a perguntar o que que podemos fazer perante tal situação?

    Daniela Formigal nº5 11ºB

    ResponderEliminar
  24. Ao som da Uprising dos Muse reflicto sobre a mensagem que esta musica transmite e verifico que esta alerta-nos para factos que não deviam ser indeferentes aos nossos olhos, tal como aprendemos em Filosofia nunca devemos ficar indeferentes perante as várias situações com que nos deparamos ao longo da vida.
    Um grito de revolta e de rebelião com o objectivo de mudar e de abanar mentes para que os fracos não sucumbam perante os considerados mais fortes, pois cada opinião conta não importa de que boca ela provenha pois o importante é a convicção de defender aquilo em que se acredita que prevalece.
    Nesta mensagem de Rebelião os Muse defendem que os mais fortes distorcem a realidade levando-nos nos seus enganos e mentiras, comprando-nos o silêncio, no entanto não nos conseguem comprar o espírito e este acaba por se insurgir contra esses a quem o seu tempo foge perante a revolta.
    Através dessa revolta libertamos o nosso espírito das mentiras e da ilusão do poder permitindo assim ao nosso terceiro olho (mente) a procura da verdade.
    E no fim independemente do resultado sabemos que somos vencedores pois abrimos o caminho para a verdade e deixamos o nosso espírito livre acima sa opressões da vida subjugados pelos mais fortes mas firmes na convicção que eles irão cair aos pés do nosso espírito inconformista, insaciavel pela procura da verdade á nossa volta.

    Rita Bastos Santos nº19 11ºB

    ResponderEliminar
  25. Sendo sincero para convosco, já tinha ouvido esta música várias vezes, mas até à aula de filosofia em que ouvimos esta música, não tinha parado para reflectir na sua letra.
    Sem dúvida alguma, a letra desta música dos Muse engloba um pouco de tudo o que já falamos nas aulas de Filosofia.
    Começando pelo princípio (que é pelo princípio que se deve começar)a letra leva-nos ao campo da Verdade; em como a Verdade é importante nas nossas vidas, é importante nos nossos ideais, é importante nas nossas acções. Devemos procurar sempre a verdade. Não devemos descansar até a encontrar. Quando a alcançamos, o contentamento interior é, sem dúvida alguma, uma paz enorme para o nosso espírito e para a nossa auto-crítica.
    Passando para o refrão, temos presente na letra a Liberdade. "Eles não nos obrigarão", "Eles não nos controlarão". Nem eles, nem ninguém nos pode controlar, nos pode obrigar a fazer algo que não queremos, que não desejamos, que vai contra os nossos ideais. Nós somos livres, temos o nosso pensamento, a nossa maneira de ser e de agir. Não nos podemos limitar a seguir o rebanho, não nos podemos limitar a dizer que se fulano A concorda com isto eu também irei concondar. De realçar que Liberdade não é só aquela Liberdade em que podemos andar livres num campo a sentir uma brisa de ar fresco e o calor agradável do Sol, mas sim aquela Liberdade em que somos livres de comentar, de dizermos aquilo que pensamos sem sermos julgados ou censurados.
    A certa altura, o vocalista canta que se abrissemos o "3º olho" veríamos que não deviamos ter medo de morrer. De facto, das questões que maiores dúvidas suscitam na nossa sociedade são questões do tipo: O que acontecerá quando morreremos? Para onde iremos?
    Várias comunidades têm a sua versão, e a sua versão bem fundamentada (actividade argumentativa), todavia todos nós temos as nossas dúvidas, questões. Questões essas que no campo da filosofia são designadas por questões existenciais. Questões que nos fazem reflectir, que nos fazem pensar mais profundamente. A partir dessas questões outras questões nos surgiram, e isso comprova que a dúvida é fértil, que nunca alcançaremos a verdade absoluta.
    Em suma, esta música dos Muse torna-se num excelente resumo da matéria de filosofia até agora dada e numa música que, se este for o nosso estilo e agradar aos nossos ouvidos, podiamos todos escutá-la para reflectirmos um pouco na situação em que presentemente nos encontramos.
    Pedro Amorim, 10ºE

    ResponderEliminar
  26. Cristiana Leite nº10 10ºC6 de novembro de 2010 às 14:53

    Esta música dos Muse, leva-nos a um mundo em que temos de lutar por uma verdade, para muitas pessoas esse mundo hoje em dia não existe.
    Tal como aprendemos anteriormente nas aulas, a filosofia é uma procura de saber mais e da procura de novas pergntas e novas verdades. A nossa sociedade leva a que os seres humanos vivam uma vida de mentira, e que julguem as outras pessoas de classes mais baixas só pelo simples facto da sua aparencia, sendo esses mesmos que criticam vivendo assim as "cegas", fazendo-se acreditar nas suas próprias verdades.
    A música transmite-nos uma ideia que deve-mos reter com muita precisão que é o conceito de a revolução contra os seres humanos que fazem-se passar por cima dos outros para que acreditem nas suas opiniões e ideias, mas nós não devemos de seguir o "rebanho" mas sim ter as nossas próprias ideias e defender os nossos pensamentos e não deixar que ninguém superior a nós nos consiga demover deles.
    Cristiana Leite 10ºC

    ResponderEliminar
  27. Após ouvir a música e reflectir sobre ela conclui que "fala" sobre a procura da verdade, que é tudo o que nos rodeia.
    Esta música mostra que estamos a ser controlados por outras pessoas que não nos deixam viver a nossa vida, tomar as nossas decisões sozinhos.
    A música também diz que vivemos num mundo em que as aparências é que contam. E que temos que nos unir para fazer com que isto acabe. Temos que para de ir atrás dos outros, sermos nós próprios e defender as nossas ideias e opiniões.
    Bruna Ferreira 10ºc

    ResponderEliminar
  28. Após ouvir esta música percebi que a letra da canção nos explica que estamos todos a fazer o mesmo, ou seja, não temos opinião própria nem lutamos para a ter. Aceitamos tudo o que nos é imposto pelos supostos "superiores" e vivemos assim. O que o cantor pretende também que nós mudemos a nossa maneira de ver as coisas e não deixarmos que nos deitem areia para os olhos, pois o mundo está como está por causa de andar mos com os olhos tapados e não fazermos nada para mudar isso.

    ResponderEliminar
  29. A meu ver, esta música Uprising dos Muse prima pela nossa autonomia enquanto pensadores, pela nossa libertação perante o sistema.
    A chave da evolução, é o atingir da nossa posição perante as massas sociais, uma posição apenas nossa, não devemos contentar-nos apenas com aquilo que por nós é contemplado, temos de procurar o que está para além do que é tomado como real. Devemos escarnecer uma tomada de posição, apenas nossa!
    Não há líderes, nem seguidores, o que importa é o amor e a visão de um novo começo!
    Em suma a mensagem desta música é intrinsecamente: Grita, rasga, escarne, cospe, agarra, range, rosna e sobretudo arranca tudo do que há de melhor em ti para a projecção dos seres que realmente importam! Não aches que a vida será mais branda contigo por seres muito doce, tens de ser quem és, tanto nos bons, como nos maus momentos! Aprende a sê-lo, mas a sê-lo bem!

    ResponderEliminar
  30. Catarina Leite nº2 10ºC
    Ao ouvir o refrão da música “Eles não nos vão forçar” ouvimos e reflectimos que as pessoas podem e devem ser elas próprias, não serem o que as outras querem que elas sejam. Esta música leva-nos a reflectir na falsidade em que o mundo se tornou.
    Tal como aprendemos nas nossas aulas de filosofia a sociedade vive num mundo de mentira e aparências, julgam as pessoas pela sua aparência e vivem no seu mundo de ignorância.
    Como todos já sabe-mos a filosofia ensinamos a procurar novas respostas para novas verdades, e esta musica dos Muse está-nos a falar dessa procura que deve-mos sempre ir em busca dos nossos ideais. Esta música ensinamos a nunca ser-mos seguidores de nada nem de ninguém apenas seguidores de nos próprios.

    ResponderEliminar
  31. Jessica Santos 10º C7 de novembro de 2010 às 15:04

    Após ouvir a música «Uprising» dos Muse, refleti e percebi que a sua letra engloba o que nós temos vindo a aprender nas aulas de Filosofia. Esta música mostra-nos como a verdade, a busca pela verdade é importante na vida de todos os seres humanos.
    Fala-nos também da Liberdade, nas expressões, «eles não nos obrigarão»; «eles não nos controlarão», pois nada nem ninguém nos pode obrigar a algo que não queremos fazer; ninguém nos pode controlar; que somos livres de seguir o nosso pensamento e o nosso coração; temos o direito de opinar; temos o direito de seguir o nosso caminho; não termos de passar a nossa vida a seguir os outros, ou seja,temos de ser autónomos.
    Em suma, esta música pretende deixar uma mensagem: O mundo em que vivemos, é um mundo de aparências e ilusões, e para o mudarmos, para sairmos vitoriosos, temos de ser nós próprios e de nos unir.

    ResponderEliminar
  32. Após ouvir a música dos Muse "uprising" e reflectir sobre a mesma, posso afirmar, em princípio, que devemos ter um controle em nós mesmos, e não deixar que "o outro" tome poder em nós e nos impeça de ver com os nossos olhos. Se algo ou alguém tiver poder em nós, passa a ser como uma droga (deixa-nos cegos, egoístas, paranóicos, impedindo-nos de ver a vida tal como ela é, magoando-nos a nós próprios e aos que nos rodeiam ). Esta música retrata também um pouco a sociedade em que vivemos onde uma grande parte das pessoas não olha a meios para atingir os seus fins, nem que para isso tenha que passar por cima de quem seja (humilhando, controlando, mentindo, para obter a vitória). Esta música está directamente relacionada com filosofia visto que esta vai de encontro a verdade, busca-a, mesmo que por vezes esta seja difícil de encontar.

    Cláudia Pereira, 11ºB, Nº25

    ResponderEliminar
  33. Após ouvir a música «Uprising» dos Muse, concluo que esta música transmite uma mensagem entre os mais fracos e os mais fortes, que ninguém quer ver.
    A música retrata que os mais fracos tem que se manifestar e não deixar que o poder dos mais fortes os prenda na sua vida.
    Pois os mais fracos foram sempre prejudicados e controlados.
    Concluo que, para que isso não aconteça estes tem que mudar a sua atitude abrindo a mente.

    Ana Rita Augusto 11ºB nº4

    ResponderEliminar
  34. Joaquim Milheiro 10º E10 de novembro de 2010 às 09:14

    Após ouvir esta música compreendo que retrata acerca da independência dos nossos pensamentos e da nossa imancipação dos pensamentos dos outros. Não que devemos ser inconscientes mas que as nossas preferências, pensamentos, escolhas (…) sejam de nós próprios e não das pessoas que nos rodeiam. É o pensamento do "não seguir o rebanho".

    ResponderEliminar
  35. Ouvimos gente de diferentes proveniências lamentar a erosão da sociedade dos nossos tempos e, com mais ou menos gravidade, alertar para a perigosidade das consequências: a anomia social, a desorientação espiritual, o colapso comunicacional,a fragmentação geracional. Mas também ouvimos pessoas rejubilarem com essa mesma erosão, pois só assim, dizem, poderíamos quebrar as estruturas "autoritárias", quer na política como nos costumes, na escola como na família, no debate público como na religião, reprimem, deformam e manipulam os nossos movimentos livres. Uma concepção englobante de sociedade tem de abranger as suas variadas vocações: moral e jurídica, política e religiosa, familiar e corporativa, professoral e administrativa. Um dos maiores erros na apreensão da realidade consiste em desconsiderar as diferenças e as distinções. É certo que temos tudo a perder quando impomos diferenças ao que é semelhante. No entanto, também nos afastamos da lucidez quando perdemos de vista as diferenças do que parece ser semelhante mas não o é. É pela compreensão das distinções muitas vezes subtis, e no respeito por elas, que começa a abertura à realidade. Ou talvez possamos dizer que a realidade só se revela a partir do momento em que aceitamos as diferenças e distinções nela inscritas. A música "uprising" dos muse é precisamente um alerta para tudo o que está a acontecer no mundo e na sociedade em que vivemos. Trata-se de uma sociedade cada vez mais consumista, "controlada" pelos grandes grupos económicos e políticos, rejeitando e menosprezando os mais fracos e desfavorecidos.
    Ana Oliveira nº1 11ºB

    ResponderEliminar
  36. Viviana Almeida 10ºE Nº2411 de novembro de 2010 às 15:36

    Esta música é de facto um resumo de tudo o que demos até agora em Filosofia. Até parece que os professores de Filosofia se basearam nesta música para dar as aulas.

    Após a ouvir pela primeira vez, apenas me chegou aos ouvidos mais uma mera música de rock mas quando ouvi atentamente a letra apercebi-me da mensagem que nos querem dar.

    Tal como eles dizem não podemos deixar que nos controlem, não podemos "seguir o rebanho", temos de ter as nossas próprias ideias e acima de tudo saber fundamenta-las e justifica-las. Daí a termos de abrir um "3º olho" e observar-mos o que está à nossa volta sem nos basearmos nas opiniões dos outros.

    Também temos de nos deixar de sentimentos tais como a ganância, inveja, egoísmo ... e sim, sentirmo-nos felizes pelos outros.

    Acabo este comentário, desejando que toda a gente que ouça esta música perceba a mensagem que nos querem dar!

    ResponderEliminar
  37. Turma 11A Curso Profissional de Turismo

    O que diz nesta musica é muito verdade, o mundo está cada vez mais degradado e somos nós que o degradamos, somos nós os culpados...
    Controla-mo-nos uns aos outros como se fossemos propriedades, a droga da obcessão, da ganância e do poder que queremos ter sobre oa outros, sobre os mais inferiores... esta musica também nos mostra que devemos esconder as nossas fraquezas e sairmos vitoriosos mesmo que custe. Mas a vida é lutar.

    Andreia Santos 11A n3

    ResponderEliminar
  38. Na minha opinião, a música “Uprising” dos Muse, tem muito que se lhe diga, tanto como nas cores e imagens utilizadas no videoclip, como o significado que a letra da música tem, penso que esta música nos transmite muito pessimismo em relação ao mundo em que actualmente vivemos, e o objectivo dela é fazer-nos abrir o nosso 3º olho, que se encontra na nossa mente.

    É óbvio que o vídeo representa cores tristes (escuras), e não deixei de reparar que foi feito de noite, numa cidade, no qual as pessoas não são humanas, mas sim bonecos, os únicos humanos do vídeo, são os membros da banda. Esta cidade, está num caos! Tudo arde e tudo está abandonado, reparei nisso, principalmente nas lojas, vários anúncios aparecem ao longo do vídeo, tais como: “BUILDING OUR FUTURE”.

    A meio do vídeo, pude observar que apareciam um monte de ursos a arder, no meu ponto de vista,
    as labaredas formavam um triângulo, representando assim o nosso 3º olho.

    A meu vêr, os ursos representam-nos, aparecem muitas vezes vestidos para ir para a guerra.
    Quando vi a tradução desta música, fez-me lembrar todos aqueles que actualmente mandam no mundo e que fazem as suas próprias leis, estes manipulam-nos constantemente, mesmo sem darmos por ela! Manipulam-nos, através do rádio e principalmente das televisões.

    ResponderEliminar
  39. Da analise da letra da música, conclui-se que o tema é liberdade/manipulação.
    A canção funciona como um alerta para que as pessoas deixem de ser manipuladas. Há sempre alguém a tentar controlar os nossos pensamentos e acções , conduzir-nos.
    No vídeo, a imagem da criatura, que constantemente paira, representa a metáfora de um poder instituído, que esconde a verdade dos factos. No entanto, é tempo de tirar-mos as vendas dos olhos sem medo de enfrentar seja o que for..
    No final da canção, há um apelo a união dos povos para combater esta figura que constantemente nos domina quase sem nos apercebemos.
    Viktoria Hrynevych
    11 B, №24

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397