"O colega do lado" por Maria João Lopo de Carvalho

Gramamos a família porque a hereditariedade nos impõe, gramamos o marido (ou a mulher) porque o escolhemos de livre vontade, mas gramamos os colegas de trabalho porque nos calham na rifa e temos de levar com eles em cima, a bem ou a mal, na melhor das hipóteses, oito horas por dia. Ou seja: a família, quando muito, aos domingos e feriados; o marido e os filhos, duas, três horas por dia, no máximo (metade das quais a ver televisão ou a partilhar tarefas domésticas); e os outros, para os quais não fomos ouvidos nem achados, dispõem de mais tempo e de mais espaço do que toda a nossa vida somada. É com eles que rimos, choramos, que nos irritamos, que amuamos, que lixamos ou somos lixados, que vamos à bica e às compras, é a eles que avaliamos,que ajudamos, são eles os nossos carrascos e cúmplices, os nossos amigos, ou pior, os nossos principais inimigos. É no trabalho, acho eu, que revelamos as nossas grandes capacidades e virtudes, mas também, e como há tempo para tudo, o pior que o ser humano tem: a inveja, o rancor, a gula (roubo todas as caixas de chocolates onde os meus olhos vão parar), a vaidade, a intriga, o orgulho, a luxúria (enfim, todos sabem como e porquê. "Ai, você hoje está linda". "Acha dr.?", "Não acho, tenho a certeza, brilha como a lua").
O ambiente de trabalho é assim, muitas vezes, uma impiedosa arena do circo romano onde se mata quem é fraco, sobrevive quem é forte. É esta a tragédia da questão. Competitividade e matança são armas letais de significado idêntico - desafie-se o poder! Mas como perder ninguém quer, ligamos a competição à ambição (a longo prazo) e à ganância (a curto prazo), tudo em circuito fechado, para que a via-sacra da matança seja forte demais e excitante demais para a conseguirmos abafar.
(...)
Em suma, os portugueses acham que para serem melhores têm de arranjam alguém para mau da fita, é a teoria dos vasos comunicantes em todo o seu esplendor. É com "vasos" destes - que à partida não são nem amigos, nem filhos, nem marido, nem sequer os escolhemos num menu - que temos de partilhar o cheiro, a voz, e o génio; das ramelas, à barba por fazer; das malhas na meia ao rímel esborratado, todas as horas, todos os dias, todos os anos. É tudo uma questão de "ambiente" no trabalho!

Comentários

  1. "Para a minha colega do lado"
    Ironia é a tua maior característica, o pior é que não sabes disfarçar. A razão? Inveja, crueldade ... Talvez! Só te lembras das pessoas quando precisas delas e tratas com simpatia, mas a tua voz não engana.
    Podes disfarçar noutras pessoas, mas as restantes não. Antes de falares pensas no que dizes e como dizes. Usa o pensamento para controlares as tuas emoções!
    Ana Oliveira nº1 10ºE

    ResponderEliminar
  2. "Para o meu colega do lado",
    mil obrigados, pois com os problemas que tive com ele, aprendi a controlar os meus sentimentos. Agradeço-lhe também porque me fez pensar na vida e ver que esta vida são "dois dias" e que não vale a pena sofrer nem chatearmo-nos com as pessoas que gostamos, pois isso seria uma perda de tempo. Tempo esse que poderia conter felicidade e sucesso.
    Em suma, o sofrimento é uma inutilidade.
    Rita Paiva, nº19 10ºE

    ResponderEliminar
  3. Para o meu colega do lado
    Epa, tu és um desgraçado. Não falo para ti e mandas sempre um comentário triste. Olho para ti e mandas um olhar de desdém. Desgraçado. Sempre com joguinhos. Não tenho interesse nenhum nisso mas continuas a insistir. Quando precisas forças um sorriso e finges. Para a próxima finge desde o início. Perdes a credibilidade.

    Esta história do colega do lado é muito semelhante ao póker:
    - Temos um bom jogo e subjugamos
    - Fazemos um bom bluff e comandamos
    - Temos um mau jogo e somos subjugados
    Neste último ponto é que dependemos do nosso parceiro:
    - Ou é bom
    - Ou é mesmo muito mau
    Joaquim Milheiro nº 13 10º E

    ResponderEliminar
  4. "Para o meu colega do lado"

    40 horas passamos juntos em 168 possíveis. Aprendemos na mesma sala, supostamente ouvimos as mesmas coisas (algumas que nem queriamos ouvir...), vemos as mesmas imagens, ilustrações (só se tu tiveres visões, eu sei lá...), cheiramos os mesmos cheiros... Devo fazer mais coisas contigo num dia do que com o meu pai numa semana!
    Já que os nossos caminhos se cruzaram, vamos aproveitar os momentos que passamos juntos. Não vamos estar juntos semanas, mas sim meses. Iremos passar pelos mesmos obstáculos, pelos mesmos buracos, se calhar até vou tropeçar e tu me irás agarrar... Não sei, não sabemos, nem nunca saberemos o futuro distante antecipadamente. Assim, desafio-te a começar a ceder, tal como eu vou fazer, e encarar-mos o nosso futuro juntos com alegria, não de mãos dadas (que isso seria um bocado lamechas...) mas sim juntos lado a lado.
    Pedro Amorim, nº14, 10ºE

    ResponderEliminar
  5. Cada vez mais se nota a falta de tempo que a família tem para se reunir e confraternizar. Maior parte dos pais chegam a casa já cansados depois de um dia inteiro e árduo de trabalho, os filhos mais novos já só querem dormir porque à tarde não gostam de fazer a cesta no infantário para poderem brincar sem parar e os filhos que passam pela fase da adolescência só querem estar trancados no quarto com a música no máximo dos decibéis e a pensar nos namorados/as.
    Posto isto e dado que é com os nossos amigos e colegas que passamos grande parte do nosso dia, é indispensável a presença deles na nossa vida.
    A todos aqueles que gostam de mim e me querem bem dou o meu ‘Muito Obrigada!’ e faço questão de retribuir da mesma maneira.
    A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da humanidade, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. E é essa a minha função para com vocês. Proteger-vos e a ajudar-vos na escolha do caminho mais certo e que vos traga maior felicidade.
    Lido diariamente com pessoas de etnias diferentes e são essas convivências com pessoas diferentes, que no fundo são iguais que me fazem crescer e tornar pessoa.
    Por vezes a amizade parece escura e distante, mas não o é. Existe sempre alguém disposto a dar-nos a mão para nos ajudar a sair do vazio.
    O sofrimento não nos leva a lado nenhum, só nos trás mágoas e angústias.
    A todos vocês eu digo que podem incluir-me nas vossas vidas, porque um amigo nunca é de mais.

    Ana Rita Loureiro 11ºB nrº3

    ResponderEliminar
  6. Desilusão. Desilusão. Desilusão.
    É a única palavra que associo a ti.
    E tenho pena.
    Foste a única pessoa da qual nunca esperei tais mudanças. Nunca mesmo.

    Acho engraçado, como há dois meses supostamente eramos amigas ainda, e chegadas, e agora mal te lembras do meu nome. O que me perturba foi a maneira como me trocaste por outras pessoas. Foi de um dia para outro. É bastante esquesito. Apenas te quero dizer que quando acordares do sonho cor-de-rosa em que estás, voltar atrás depois será tarde demais.
    Magoa, acredita ou não, mas magoa mesmo ver como uma suposta amiga tua. durante dois anos era uma pessoa TOTALMENTE diferente e agora muda de uma maneira extrema, lembrando-se de ti apenas de vez em quando.
    Porque é que digo tudo isto? Secalhar perguntas. A resposta é simples : Não me ias ouvir. Pois tu tens sempre de ter razão, mas o mundo não gira à tua volta, é uma coisa que tens de aprender. Estarei a ser demasiado directa? Pois é melhor dizer pela frente do que andar a falar nas costas.E a verdade é dura.
    Agradeço-te por uma coisa: provaste-me, mais uma vez como não se pode confiar mesmo em NINGUÉM neste mundo.

    Espero realmente que acordes para a realidade

    Doina Casian nº7 11ºB

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Para o meu colega de lado.

    Eu acho estranho a maneira como tu és. A maneira como tu levas todas as coisas. Fazes escândalos por coisas mais insignificantes às quais outras pessoas nem sequer iriam prestar atenção! O que mais me irrita em ti é essa tua vontade, esse teu desejo de controlar-me, de dominar. Não sei porque achas que podes decidir tudo por mim e viver a minha vida. Não és tu que me vais dizer o que fazer! Eu tenho a minha própria cabeça para pensar! E se tu insistires, vamos ter guerra. Prometo.
    Sinceramente estou farta. Estou no limite.
    Mas que raio? Parece que nasceste no século XV, por aí... Mas olha, um pequeno pormenorzito - estamos no século XXI! As coisas não são assim como tu estas habituada a ver.

    Ai meu Deus! é impossível existir à tua beira!

    Sabes, muitas vezes fico a pensar que isto tudo é só um pesadelo longo e terrível, que eu daqui a bocado acordo e tudo ficará bem, mas não! Quem me dera! Que ingenuidade pensar assim. Isto não é um pesadelo. Não dá para acordar, pois é a vida... A vida que me fizeste...
    Como uma amiga minha diz: " O que será que eu fiz de tão mau noutra vida, para ser castigada nesta?"
    Olha eu não sei. Só sei que TU devias ser o meu refúgio, a minha chama que me aquece num temporal...Devias ser alguém especial!

    Mas não...

    Temos pena.

    Desculpa.

    Karolina Syrotyuk nº14 11ºB

    ResponderEliminar
  9. Para o meu colega do lado...
    Para quem devia estar ao meu lado andas demasiado afastada, pergunto-me se tens razão quando dizes que tenho a culpa de tudo isto mas sabes que mais, não tenho. Ambas erramos, como todos na vida, pois aqui ninguém é perfeito e não estou a tentar ser, nem te pesso tal coisa. Só gostava que também visses a história do meu ponto de vista, tal como eu tento ver o teu. Embora saiba que nunca vamos ter a relação que devíamos ter, gostava que me desses notícias, que estivesses perto de mim quando eu preciso e acima de tudo gostava de poder partilhar a minha alegria contigo, porque é nisso que devia consistir a nossa relação.
    Ao longo da vida aprendemos que não pode ser tudo como queremos, que não vamos ter qualquer tipo de facilidades, mas sim obstáculos e desafios que vamos ter de superar e enfrentar, e com eles vamos evoluir como pessoas, vamos nos tornar cada vez mais adultos (independentemente da idade que possamos ter), tu és o meu maior obstáculo\desafio.

    Daniela Formigal nº5 11ºB

    ResponderEliminar
  10. * "Para a minha colega do lado"

    O melhor que sabes fazer é ser falsa e imatura. Não tens cabeça para pensar, pois seques quem se acha superior, és um mero acessório sem importância nenhuma, pois só há uma razão para a tua existência - seres um "robô" que faz tudo sem ela pedir, já é automático. Inveja, imaturidade e falsidade são as palavras que melhor te caracterizam, mas aprendi a ser mais forte e a controlar os meus sentimentos, pensando e agindo de forma inteligente ao contrário de ti.
    Em suma, aprender a controlar os sentimentos é importante, a tristeza é desnecessária, apesar de às vezes ser o que nos torna mais forte. Mas não te esqueças, utiliza a cabeça, aprende a filosofar!
    Patrícia Oliveira Nº17
    10ºE

    ResponderEliminar
  11. “Para o meu colega do lado”

    E pensamos nós que podemos confiar em alguém a 100%! Enfim, nunca mais vou cometer esse erro. Conheço-te há tanto tempo, sempre me dei bem contigo, e o que me ofereces-te em troca? NADA!
    Fizeste-me sentir humilhada, sozinha e acima de tudo estragas-te a nossa relação, porque? Por inveja? Por arrogância? Por orgulho? (sabe-se lá o que passou pela tua cabeça quando andas-te por aí a espalhar mentiras, que não passaram apenas de mentiras cruéis sobre mim). Para além de te conhecer há mais de 10 anos, e ter-mos passado um ano e um verão inteiro a ver-nos a todo o dia e toda a hora, pareceu que nunca conheceste-me realmente!! Confiei-te coisas que nunca a ninguém disse, apoiaste-me quando passei por uma situação lamentável da minha vida, para mais tarde me dares uma facada nas costas? Que miserável foste. Foi por tua causa que mudei bastante, foi por tua causa que eu quase perdi amigos verdadeiros, afinal fizeste o que nunca ninguém devia fazer, traíste-me completamente e em especial traíste a minha amizade, que contigo não era pouca, pois eu tinha um grande afecto por ti.
    Mas o que eu acho mais cínico nesta situação toda, é que mesmo depois de teres feito o que fizeste continuas a dizer-me “olá, tenho tantas saudades tuas, nunca mais te vi!”, fingindo que tudo esta bem, e que nunca inventaste nenhuma mentira a meu respeito, querias que eu continuasse a viver na ilusão de que eras confiável e alguém respeitável.
    Agora se algum dia te arrependeres e vieres pedir desculpa pelo mal que causaste a “todos” nós (exacto, a todos nós, porque não foi só a mim que causaste uma enorme dor), pode ser que ainda tenha um pingo de sentimento por ti e te perdoe, mas nunca vou esquecer o que aconteceu entre nós.
    Porque tu eras uma das pessoas que pertencia aos meus melhores amigos e agora nem o sorriso te consigo devolver quando te vejo.

    Elisabete Pinho 11ºB nº8

    ResponderEliminar
  12. Sei que não podes agradar a todos. Para alguns até podes ser perfeito mas para mim não o és. Ninguém é perfeito. Tu não és perfeito. Eu não sou perfeito. Todos temos muito para mudar e tu também o tens. Tens de ser acima de tudo humilde. Não podes acreditar em tudo o que te dizem ou em tudo o que ouves. Tens de criar uma opinião própria, sobre os outros e não os criticar negativamente sem os conhecer. Tens de ser mais tu, e não o que os outros querem.
    Apesar de achar que tens de melhorar este aspecto, sei que tens também muito de bom para dar. Tenta melhorar e lembra-te sempre “O mais inteligente é aquele que sabe que não sabe”, ou seja aquele que admite que não sabe tudo e que procura sempre saber mais e saber o verdadeiro significado das coisas.

    ResponderEliminar
  13. Para a minha colega do lado...

    Como uma amiga especial, é o nome que te posso dar... Conheci-te o ano passado, por volta daquela altura em que acaba o "bem bom" e começa uma coisa que muitos de nós não gostamos (para ser mais subtil) :). A isto chamamos o término das férias de Verão e o começo da escolinha, que remédio!!!
    Actualmente estou contente com a tua postura para comigo, mas sempre com as suas infantilidades e falhas, mas isso todos temos!! É normal! No princípio, sempre com medo de falar e não saber o que dizer( sim leitores, podem pensar que estou perdidamente apaixonado por ela... mas, não - tirei-vos as expectativas todas, eu sei), mas pouco a pouco a nossa amizade lá foi caminhando por um trilho saudável e foi muito bem alimentada. Hoje é o dia que trocamos parvoíces um com o outro e vejo que é como se tivéssemos uma amizade desde pequeninos, sem que nenhum fique ofendido com o outro. Em suma, queria deixar-te uma palavra de agradecimento por tudo que tens feito por mim e em todas as conversas e desabafos que tiveste de ouvir e muitas vezes calar, mas noutras deste a tua opinião perante a situação em que me encontrava ou encontro. Quero-te dizer que por agora és a MINHA MELHOR AMIGA!!!

    Tiago Pereira nº23 11ºB

    ResponderEliminar
  14. Para a minha colega do lado"
    Revolvo memórias em busca daquilo que não tive coragem para expressar...
    Foram anos interminaveis em que pensavamos que eramos donas do nosso destino, em que a ingenuidade tomava conta do nosso espírito, em que acreditavamos que a nossa ligação tudo ultrapassaria e seria imutavel no tempo.
    Erro craso essa suposição, paguei caro, vi ilusões desvanecerem-se perante os meus olhos, a instabilidade apoderou-se do meu ser.
    Agora vejo que as tuas promessas eram vazias, talvez na altura já me tivesse dado conta que assim eram, no entanto fechei os olhos e preferi continuar na ilusão que o teu calor me ofereci-a.
    Tristeza, tristeza...
    A minha credevilidade na justiça desvaneceu-se, os pilares daquilo em que acreditava escorregaram-me por entre os dedos qual liquido precioso.
    Vacilei e no entanto encontrei um porto seguro...
    Agora cheguei á conclusão de que não sinto falta da tua amizade.
    Não sinto falta de dar e de nada receber em troca, acho que me cansei de lutar por ti.
    Desculpa Mariana a culpa foi de ambas, nós as duas falhamos em manter os alicerces.

    Rita Bastos Santos nº19 11ºB

    ResponderEliminar
  15. "Para o meu colega do lado."
    Convencido... Sim, convencido é a palavra para te descrever melhor. Tu julgas-te superior a todos os outros, mas, na verdade, és um idiota que se faz de esperto. Se os outros tirarem melhores notas, ficas lixado, se tiveres a melhor nota, andas a panvonear-te pela escola. Julgas que tens piada? Aqui vai uma novidade: NÃO tens piada nenhuma, aprende a viver com isso!
    Infelizmente nao posso dizer tudo o que quero, além do mais nao te conheço como um bom amigo na verdade, mas de tudo o que eu sei... Pronto é melhor não dizer.

    Rafael Amorim 10ºE Nº18

    ResponderEliminar
  16. Para a minha colega do lado...

    Conhecemo-nos há aproximadamente quatro anos no principio do oitavo ano.
    Era uma fase nova para ti pois tinhas mudado de escola e calhas-te numa turma onde não conhecias ninguem.
    As primeiras impressões nao foram fácéis.Devido ao teu estatuto todos nós te julgamos como a menina "riquinha e arrogante",mas tu nunca te deixas-te levar e em pouco tempo deste provas de quem realmente eras.
    Começamos a falar mais,a conviver mais e ao fim de uns tempos apercebemonos que muito mais era o que nos unia do que aquilo que nos separava.
    Hoje em dia posso dizer que és a minha melhor amiga,e sei que posso contar contigo para tudo.
    Por fim,mas não menos importante quero-te mandar um MUITO OBRIGADO por os momentos que passamos(e que espero que passemos muitos mais assim),pelas nossas conversas... enfim por seres quem és.

    Rui Pinto nº20 11ºB

    ResponderEliminar
  17. Certamente que o tempo que passo com a minha família é o minimo quando na realidade é na escola que concentro em mim todas as forças necessárias para acreditar, que irei marcar a diferença num amanhã.
    E agora para a pessoa com quem passo grande parte do meu dia, indirectamente deixarei uma mensagem onde divulgarei somente a verdade….
    -Nem tudo é perfeito, mas eu tento criar a ilusão que cada dia é uma vitória onde só existe a palavra lealdade, confiança, ajuda no dicionário da nossa união, onde na verdade a traição alimenta daquilo que mais gosto, do teu silêncio profundo que inspira tranquilidade e me desperta a devida atenção que ambas merecemos.
    Contudo, existe aqueles dias em que consegues asfixiar-me com as tuas palavras, pois elas doem e custam a esquecer, mas todos os dias também consigo desiludir-te com um olhar impróprio, com uma frase desleal, onde apenas penso no sucesso que quero alcançar. Quantas e quantas vezes te peço perdão por aquilo que sou, mas sei que tu aceitas a minha personalidade, mas acredita que eu aceito a tua e nunca te esqueças que até ao final do ano lectivo, juntas encontraremos a solução para fazer acreditar que uma ou duas palavras não chegam para te dizer que estou sempre disposta a mudar e sempre disposta para tornar todos os dias como um obstáculo vencido, através da nossa cumplicidade.

    Marta Filipa Dâmaso nº17 11ºB

    ResponderEliminar
  18. Para a minha colega do lado ...

    É na verdade uma realidade tremenda a sociedade no qual vivemos! Por mais forte que seja uma relação entre pais e filhos, e todo o apoio possível que ambos nos oferecem, não deixa de ser verdade que a maior parte da nossas vidas, enquanto estudantes, é passada ao lado dos nossos colegas, amigos e professores, e com o passar do tempo criamos as nossas próprias amizades e trocámos sentimentos perante o outro!
    Tu !! És aquela no qual confiei e continuo a confiar, conheço-te desde o nosso 7ºano. Não éramos melhores amigas nem algo do género, éramos simplesmente amigas. Ao teu lado passei momentos no qual me recordo como se tivesse sido ontem, dei-te todo o meu apoio, dei-te a mão, abracei-te, sorri, chorei de alegria, de emoção e de tristeza..
    O nosso 9ºano já lá vai, fui o último ano que fomos da mesma turma, mas o teu nome nunca ficou em vão e a partir daí deixamos de cruzar os mesmos caminhos no qual este ano reencontrei-os! Foste sem dúvida das melhores pessoas com quem passei mais tempo e lembro-me do dia que me disseste: “Rita, gostei muito de ter estado presente na tua evolução”... Mas agora tudo isto não passa de letras mortas! Fui algo que disse ? Ou a minha personalidade ? Fui o meu silêncio? Ou a minha fraqueza ? Eu não sou perfeita, ou melhor, ninguém é perfeito. Tomos nós cometemos erros, erros esses que nem sempre têm perdão. Mas também não és uma rapariga fácil de aceitar desculpas e eu não sou uma rapariga fácil de ser perdoada. Mudei em certas atitudes contigo, sim confesso que sim, mas tu também tornaste numa pessoa fria e soberba comigo. Sei que uma simples palavra “ Desculpa “ não é o suficiente, mas já tentei de tudo para mudar e tu não estás a facilitar em nada, continuas a desprezar-me e a desconsiderar-me, e cada vez mais, sinto que fui uma perda de tempo! Se por acaso leres isto, quero que fiques a perceber o quanto ainda és importante na amizade que construímos juntas. Mais uma das mil e quinhentas mil vezes – Desculpa-me !!!!

    Ana Rita Dâmaso nº2 11ºB

    ResponderEliminar
  19. Joana Teixeira nº9, 10ºE6 de novembro de 2010 às 13:48

    Para a minha colega do lado…
    Ando farta, farta daquilo que andas a fazer.
    Parece que brincas comigo, tanto num momento estas bem, como noutro estas completamente modificada. Não és a mesma, não és aquela pessoa que conheci e que adorávamos estar juntas.
    Agora olhas para mim com aquela cara de cínica, falas-me agressivamente, já não sei o que fazer, já não sei o que dizer. Mas assim não aguento, não consigo estar normal contigo.
    Já tentei falar, tentei perceber o porquê, mas tu nada. Dizes que não se passa nada, que esta tudo normal. Se não queres ver, não sou eu que te vou obrigar a ver. No entanto, não sei se suporto uma amizade assim!
    Só queria que tudo passasse, que tudo voltasse ao normal. Só queria que fosses a mesma!

    ResponderEliminar
  20. "Para o meu colega do lado"
    O meu colega do lado é com quem passo mais tempo do dia. Com ele, há dias bons e maus, dias em que estou disposto a divertir-me com ele, dias em que parece impossível conseguir aturá-lo. Às vezes, irritante, às vezes um bom amigo, ele consegue ser as duas coisas. Interrogo-me se às vezes ele quer mesmo chatear-me, ou se ele sempre foi assim. Conheço-o há pouco tempo, espero que tudo de mal que penso dele com o tempo passe.

    ResponderEliminar
  21. Vivo, todos os dias, a tua morte. Não me canso de me despedir de ti e da tua podridão; afinal, conhecerei algo mais nobre que a indiferença? Não a acompanha a necessidade de posse habitual, o fascínio voraz de sempre. Uma vez, não te prendo. Uma vez, anseio separar todos e cada um dos filamentos de carne (de ti!). Uma vez, nego a negação, fujo da certeza e sou nula, como um vácuo absorvente e destrutivo que transporta para a dimensão do alheio tudo o que foste, ou talvez que nunca foste, mas que por meros sentimentos reciprocos me aparentas-te ser. És fútil e vulgar, só te tinha apreço por achar que a tua bela diferença se emanava de entre todas as massas e lógicas que me assolam durante os meus dias, por isso hoje é o dia em que não te quero, em que não te conheço e assim não sinto falta do que em temos foi nosso.
    Pela primeira vez, não me enterro viva, enterro-te em meu lugar. Arrasto o ego até mim e sou livre.
    Talvez ao fim de um tempo, perceberei que a liberdade é o que mais pesa, e é mais fácil (deveras mais fácil) dizer-me obrigada a dizer-me cobarde para enfrentar a vida de frente.
    Mas neste momento nada trava esta minha noção de "precisar de mim". Nao importa o que faz sentir, bom ou mau. Por vezes algo mau o é apenas porque no fundo há algo bom e vice-versa. Nao foi um pensamento definino de maneira alguma, foi puramente abstracto, assim como um sonho. Sonhei (acordada) com ela em fraccao de segundo e agarrei-a, porque sinto que vale a pena agarrá-la, com a racionalidade, missionaria e um pouco de noção do que é assertivo para mim!
    Arrepia-se-me a pele ao perceber que ainda respiro tanto ódio. E, independentemente de todas as variações, o meu ritmo, esse, continua o mesmo.
    Não hesitaria em queimar a pele, devorar a carne e tornar os ossos em pó em prol do meu perdão pela tua pessoa, sabes que no fundo ainda não apaguei o passado, talvez porque quero aprender com ele, talvez porque não quero voltar a cometer o mesmo erro. Talvez aí, e somente aí, me pudesse apelidar de demente, exilando-me desta existência tépida envolta em fio de trapézio que me sufoca, o abandono deste espaço demasiado limitativo que me acolhe e retrai os movimentos, não há nada que eu mais anseie. E hoje é o dia em que tenho a certeza que só me conheço a MIM, não conheço verdadeiramente mais ninguém!

    ResponderEliminar
  22. "Para a minha colega do lado"

    Colocaram-te ao meu lado, deram-me a responsabilidade de ter de tomar conta de ti, ajudar-te em todos os teus problemas e dúvidas. Queres que seja sincera ? A principio não achei piadinha nenhuma ter de abdicar e de estar com os meus amigos para fazer de tua mamã !
    Mas, com o tempo todo esse sentimento mudou, comecei a gostar de estar contigo, e o simples facto de seres de outra raça não mudou nada, eras como irmã, pelo menos tornaste-te nisso !
    Agora, passas por mim na rua e finges que não me vês, nem um olá me diriges ou um pequeno sorriso. Esqueceste-te de que se não fosse eu, que não eras quem és ? Aonde está a tua humildade ? E por vezes dou por mim a questionar-me se o porque de não ter recusado ter sido responsavel por ti ? mas sabes, se me tivessem dado a mesma responsabilidade hoje, eu aceitaria porque passei momentos extraordinários e aprendi imensas coisas .
    Por isso, pensa e sê humilde, pois até o sol com toda a sua grandeza se põem e deixa a lua brilhar !

    ResponderEliminar
  23. Destes últimos anos, só tenho ténues recordações de tudo o que nos aconteceu, todas aquelas promessas, lágrimas e lutas, desapareceram.

    Afinal, a vida já é curta, e com todos estes problemas, que não nos levam a lado nenhum, ainda mais curta ela fica.

    Já tenho saudades de chegar e te ver com um sorriso nos lábios, sempre pronto a ajudar-me, tenho saudades de te ouvir cantar, tenho saudades das nossas brincadeiras, tenho saudades das nossas gargalhadas, de tudo o que passámos enquanto cá estavas.

    A minha vida sem ti aqui não faz sentido, quero-te ao meu lado, para me apoiares e para me fazeres erguer a cabeça... tantas vezes que o fizeste.

    Fugiste de tudo o que tinhas cá, e já para não falar nos momentos duros, que eu nem sequer consigo imaginar, que passaste. Estás sozinho neste mundo, e estás a fugir de todos os que te adoram, e de toda a tua vida aqui.

    Há momentos em que só me apetece gritar contigo, para ver se consegues abrir os olhos, porque desde que te foste, tudo mudou. Acredita, que se voltasses, ainda te iríamos receber de braços abertos.

    Por vezes, parece que estou a lidar com esta situação demasiado bem, mas como já sabes... (neste aspecto saí a ti), sou uma pessoa que guarda tudo para ela, e quando há um pouco mais de água para encher o copo, este entorna e aí, não consigo mesmo parar de chorar.

    Já estou farta de passar pela rua com todos a olharem-me de lado, sempre a comentar o que nos aconteceu, muitas mentiras andam na boca do povo.


    Deixa-te de farsas, de ser orgulhoso, e volta!



    Inês Pinto, nº11 11ºB

    ResponderEliminar
  24. 'Para o meu colega do lado'
    Penso que nenhum ser precisa de um manual de instruções para saber quais os amigos que são um apoio e quais os que não o são.
    Deveria escrever todas as coisas simples que lhe caracteriza e me faz surpreender. As coisas que faz, as que sente, as que diz. Como gostar dela. Cada dia mais. E cada dia perceber com mais nitidez que é das coisas mais importantes para mim.
    É uma amiga que me acalma, que me faz sentir melhor, que ensiste para normalizar a minha vida, mas não me força a isso, arranca-me um sorriso mesmo no momento certo e faz-me pensar várias vezes para desfazer uma ideia fixa. É esta a amiga que me ajuda.
    Contar com a sua ajuda é como ter um tesouro.
    Saber que posso pegar no telemóvel e falar com alguém compreensivo e sereno, que posso ir tomar café com alguém que faz perguntas justas e me recorda dos pormenores importantes, é um valioso presente.
    Sofia Leite da Silva nº22 11ºB

    ResponderEliminar
  25. 'Passo uma vida ao teu lado, conheço-te à pouco tempo mas para mim é como se já te conhecesse desde sempre, visto que passamos horas, dias, meses, anos, sempre juntas. Passo contigo por todo o desenvolvimento da minha vida. Contigo partilho sorrisos, lágrimas, momentos, conversas, memóras, inseguranças, sonhos e neste caso a tua companhia na sala de aula. Estamos sempre unidas. Todos os recantos
    do meu ser são teus conhecidos. Esta sim, é uma amizade fortemente construida e desenvolvida que de dia para vida vai crescendo cada vez mais. É uma amizade verdade, bonita e genuina. Algo que hoje em dia, não é fácil de se encontrar..'
    Mónica Martis nº18 11ºB

    ResponderEliminar
  26. Para o meu colega do lado...

    Conhecemo-nos à 2 anos e do nada surgiu uma grande amizade, aquelas amizades que não dizemos apenas o que é bom de ouvir. Ao longo do dia, proporcionavas-me momentos fantásticos, não parava de rir enquanto estava a teu lado. Foram muitas as tardes no pede salsa em que às vezes um toque ou um olhar significava muito. Acho que uma verdadeira amizade só existe quando o silêncio é confortável e nós sentiamo-nos bem no silêncio. Estives-te sempre a meu lado nos bons e nos maus momentos e ajudavas-me sempre a escolher as melhores decisões. Ligavas-me todas as noites e ficávamos horas ao telefone,...enfim, foste aquela amiga que eu nunca tive e sempre quis ter. Infelizmente tudo acabou por minha culpa,estou tão arrependida. Se eu pudesse fazer o tempo voltar atrás, nunca te deixaria. Adorava poder voltar a abraçar-te e passar tardes e tardes contigo.
    Ana Oliveira nº1 11ºB

    ResponderEliminar
  27. Conheço-te á 7 anos e a verdade é que entras-te na minha vida e nunca mais saís-te!! desde que te conheci, tudo mudou, coisas que eu nao dava valor e agora dou. És a pessoa com quem falo abertamente, a pessoa com quem choro, a pessoa com quem eu partilho todas as minhas felicidades. Sei o que é passar mal e não sentir-se bem no lugar onde se está. Mas nesses momentos só conseguia pensar em ti e pensar no que conseguirias mudar se estivesses comigo. Mas agora tudo mudou, a minha vida deu uma volta de 360º...e porquê? Porque tu me ajudas-te. Sempre, e nunca me falhas-te. Agradeço a Deus ter posto alguém no mundo que é capaz de tais coisas por mim. É verdade que tivemos uma zanga feia por causa de pessoas que não mereciam e estivemos separadas por volta de 1 ano mas v oltas-te e voltas-te de uma forma tão arrebatadora, que acho incrível a maneira como a nossa relaçao se tornou ainda mais forte do que o que era no passado. Os momentos contigo são de relembrar, até os menos bons, que tornaram a nossa amizade ainda mais forte, e é muito bom poder confiar em alguém como confio em ti!

    Cláudia, 11ºB, nº25

    ResponderEliminar
  28. Viviana Almeida 10ºE Nº249 de novembro de 2010 às 15:04

    "Para o meu colega do lado"

    Não sei porque ages assim, se não me queres ao teu lado então deixa-me ser feliz. Essa tua ironia, falsidade e imaturidade estão a dar cabo de mim. Nuns dias és simpático e atencioso mas noutros estás tão chateado que parece que o mundo te vai cair em cima. O que eu acho é que tu tens de aprender a controlar as tuas emoções, com o pensamento, porque esse sim é que te vai ajudar a ultrapassar essa tua fase.
    E quando cresceres e reparares do quanto mal me fizeste, vais-me dar razão!

    ResponderEliminar
  29. " Para o meu colega do lado "

    Olá para ti também ! Causa-me imensa estranheza a tua repentina e constante mudança de personalidade . Sim , poderia ser de humor , como é o habitual e compreensível na generalidade das pessoas , mas não , é a personalidade .
    Hoje estás muito prestável e simpático , até consegues manter um diálogo para lá do excelente sem evidenciares os teus estúpidos devaneios .
    No dia seguinte , mas o que é isto ? Não cumprimentas , olhares laterais , comentários infelizes .
    Não quero este tipo de companhia , faz-me mal , é deprimente . Afinal sei qual é o teu problema , só que foste tu que o criaste . Lamento !

    Cristiana nº3 10ºE

    ResponderEliminar
  30. "Para o meu colega do lado"

    Já vai fazer dois anos, mas para mim foi ontém. Porque a forma como entras-te na minha vida, rude e violenta. Era precisa isso? Atacar uma criança desprotegida e indefesa. O meu pensamento continua naquele dia em que vi o sofrimento de uma dor insuportável. Fugiste sem deixar rasto, pois não querias ouvir a verdade nua e crúa.
    E agora? Quando irás atacar-me?

    José Pedro nº13 11ºB

    ResponderEliminar
  31. Dissestes que ias ser permanente.

    Mas este é o momento em que eu olho para os teus olhos e vejo que isso não passou de uma simples mentira.

    Vou ser sincera gostei de todos os momentos que passamos juntos, de falarmos até altas horas da manhã.

    Mas agora que penso nunca deveria tê-los passado.

    Nunca devia ter-te dado o meu número, nem passar contigo aqueles dias de chuva e sol.

    Nunca devia ter partilhado o que partilhei, ter-te contado o que nunca contei a mais ninguém.

    Dizes que já não és o que eras, mas a verdade é que ainda o és.

    Estou a ser directa? Não me interessa já era para te ter dito isto há muito tempo, e muitas destas coisas já te disse, não passas de um puto mimado, que só se preocupa com ele próprio.

    Não vou pedir desculpas por nada do que disse, porque tudo o que tu fizeste e fazes foi mais duro do que uma simples palavra que eu escrevi nas mensagens.

    E todas as lágrimas que eu derramei, as brigas que tive com os meus amigos só para te ter ao meu lado.

    Mas agora sei que eles tinham razão e que só me estavam a abrir os olhos desta mentira.

    E ainda tens a lata de olhar para mim, quando temos aulas lado a lado há quinta-feira, de contares há tua companhia tudo o que conversamos naqueles tempos e me mentires quando sabes que isso é a coisa que eu mais detesto.

    Quem me dera não te poder ver mais, quem me dera que isto não tivesse passado de um sonho, mas a realidade é que isto não passou de um simples erro.

    Não sei como consegui .........-.. por ti, devia de estar sem lentes, é o mais provável.

    Se queres que te diga odeio-me por te ter amado e agora só quero apagar tudo o que passamos juntos e aprender com erros.

    Dou-te os parabéns por conseguires ter destruído o que tínhamos criado, por teres passado de um grande amigo para um palhaço.

    Odeio-te tanto que fazia tudo para não ter que olhar para a tua cara de carneiro mal morto todos os santos dias.

    Agora vou continuar com a minha vida, enfrentar o meu futuro com um sorriso na cara e fingir que o teu nome nunca fez o meu coração acelerar.



    Ana Rita Nº 4 11ºB

    ResponderEliminar
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  33. "Para a minha colega do lado..."

    Pouco mais de um ano passou desde que nos conhecemos. Ao início nem uma palavra trocávamos, tinha uma ideia errada sobre ti. Pensava que eras apenas mais uma com a mania, alguém fútil, alguém que só queria ver os amigos pelas costas, acho que pensavas o mesmo de mim...

    Enganei-me e ainda bem que assim foi!
    Agora, olho para o lado e vejo uma rapariga espectacular, alguém com quem posso contar em qualquer momento.
    Temos problemas, temos grandes discussões, claro! Todos as temos...


    Mas no final damos o braço a torcer, até podemos não admitir que erramos mas basta um olhar para sabermos que tudo está bem.

    Um dia até me posso arrepender de ter escrito isto, mas por agora gosto de pensar que tenho razão e que a nossa amizade vai ultrapassar tudo.

    Tenho orgulho em te ter como colega do lado...


    //Andreia Rodrigues

    ResponderEliminar
  34. "Para a minha colega do lado!"

    Só este ano é que começas-te a ser a minha colega do lado, mas como tu disses-te, não tinhas uma boa impressão de mim, mas eu também não tinha de ti, quando te vi pela primeira vez, pensei logo .. "Ela deve pensar que manda e acha-se superior a todos!" mas afinal, enganei-me e peço desculpa por pensar isso de ti andreia.
    Agora vejo-te como uma rapariga fantástica e sem defeitos!
    Como falaste em chatices, também me vou referir a isso, quando nos chateamos, não dura mais do que um dia, porque nenhuma de nós consegue ficar distanciada.
    TENHO MUITO ORGULHO EM TE TER SEMPRE AO MEU LADO, COMO MINHA COLEGA DO LADO!

    // Cátia Lopes

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397