Acrasia - TPC

Na acção crítica, isto não acontece. Vejamos  o exemplo de fumar como resultado de fraqueza irracional de vontade:
1.     O António tem o desejo de ser saudável.
2.     O António acredita que não fumar é a melhor maneira de ser saudável.
3.     No entanto o António fuma.
Demonstrará a acrasia que somos seres irracionais? Discute.
Acrasia é a acção de uma pessoa que contraria o seu melhor juízo sobre o que fazer em determinada situação. Uma pessoa tem uma vontade muito forte de fazer algo e, mesmo sabendo que essa acção não é a mais correcta, realiza-a porque a sua vontade sobrepõe-se, na minha opinião, ao subconsciente. 
No exemplo acima descrito,o António quer ser saudável, mas fuma e, mesmo sabendo que não fumar é o melhor para a sua saúde, continua com esse vício.
Na minha opinião, a acrasia não demonstra que somos seres irracionais, pois se o fossemos não teríamos a consciência de que aquilo que estávamos a fazer fosse ou não o melhor para nós e/ou para os outros como acontece com o António. O António tem a consciência de que fumar não é o melhor para si, mesmo assim continua a fumar pondo a sua saúde em risco.
Por outro lado, acredito (apesar de não concordar), que a acrasia pode ser interpretada em como demonstra que somos seres irracionais por não termos consciência para nos levar a parar com aquelas acções que vão contra ao nosso juízo.
Em suma,a acrasia é a fraqueza da vontade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397