Análise da música: Muse – Uprising

Na minha opinião, a ideia que os autores desta canção querem transmitir assemelha-se à Alegoria das Cavernas, criada por Platão no século IV a.C.
A música transporta-nos para outro modo de pensar, no qual nos apercebemos que estamos a ser manipulados e enganados por ideias pré-existentes. O mesmo se passa com o censo comum, pois em vez de serem criadas as nossas próprias opiniões, apenas limitamos a observar sem sequer querer compreender a totalidade do objecto em causa. Isto origina uma sucessão de ideias que serão passadas ao longo dos tempos, sem seres alteradas. Normalmente, o ser Humano segue o que ouve os outros dizerem, em vez de as compreender e criar a sua própria opinião, devidamente fundamentada e com um possível apoio em ideias pré-existentes.
São proferidas algumas expressões, tais como “Outra promessa, outra imagem” (traduzido para português) que se referem a acções e ideias com as quais nos deparamos no nosso quotidiano e que deixamos passar ao lado, como se já possuímos toda a verdade. Somos assim enganados e controlados. Outra das expressões é “E todos os cintos verdes em redor da cabeça” o que significa que este tipo de forma de pensar nos limita o pensamento e não nos deixa aprender a verdade, da melhor forma. Se nos deixarmos controlar estaremos incapacitados de crescer no saber.
Apela-nos a realmente fazer o que temos vindo a aprender através da Filosofia, como forma de não nos fecharmos, mas sim expor a nossa opinião e criticar, seja de forma positiva ou negativa, para que possamos cada vez aprender mais e alcançar novas áreas do saber e possivelmente criar um Mundo melhor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397