Defina a noção de lógica enquanto ciência.
É a ciência que estuda as condições da coerência do pensamento e do discurso (linguagem), isto é, a lógica estuda as condições de validade de pensamento e linguagem. Por isso, a lógica é uma ciência formal que se preocupa com a estrutura, a coesão e a coerência dos raciocínios e dos argumentos.
Compare a lógica formal e lógica espontânea/informal.
A lógica natural/espontânea pode chamar-se “bom senso inato, isto é, a razão comum a todos os indivíduos. Na lógica natural, o pensamento segue normalmente uma ordem aceitada, mas sem a segurança de uma consciência que só a obediência ás regras formais pode dar.
A lógica formal ou ciêntifica ocupa-se a dar condições de validade do pensamento e do discurso. Cabe á lógica formal o papel de esclarecer os princípios e as regras que usamos quando raciocinamos com coerência. Assim, a lógica tem por objectivo o estudo dos princípios e dar leis do pensamento válido.
Distingue a validade de verdade.
A validade é o modo como as proposições são encadeadas, independentemente da matéria. Fala-se de validade/invalidade a respeito da forma do argumento, conforme a sua construção se fez, ou não, em obediência aos princípios estipulados pela lógica.
A verdade refere-se ao conteúdo, adquação ou não com plano material (verdade). Por isso, trata de confrontar o que se afirma ou nega com a realidade, ou seja, fala-se de verdade/falsidade a propósito do conteúdo material do argumento.
Relacione os instrumentos lógicos do pensamento e linguagem.
O conceito é a representação mental das características essenciais de um objecto, o termo é a expressão verbal ou escrita ou um objecto. Quando relacionamos dois conceitos formulamos um juízo. Um juízo é uma relação entre dois ou mais conceitos. A expressão verbal do juízo designa-se por proposição. Por fim, quando relacionamos o juízo formulamos o raciocínio. Assim, o raciocínio é uma operação intelectual pela qual se estabelece uma ligação entre dois juízos para gerar uma conclusão. O argumento é a expressão verbal do raciocínio.
Comentários
Enviar um comentário