T.P.C. 11º ano - 9-02-2011
Comente o texto nº2 da página 119 do manual. Questões para a exploração do texto: - Qual o significado da oposição sujeito/objecto? - Como se caracteriza a relação entre o sujeito e o objecto? - Que significa afirmar que a relação constituviva do conhecimento é dupla, mas não é reversível? - Quais as funções do sujeito e do objecto? - Qual a condição para que o sujeito aprrenda o objecto? - Quais os diferentes momentos em que se realiza o conhecimento? - Quais as implicações, ao nível do sujeito, decorrentes da aprrensão do objecto?
Durante a nossa longa vida, questionamo-nos inúmeras vezes se Deus existe. Ficamos com dúvidas, mas mesmo assim continuamos a acreditar, tendo receio do que nos irá acontecer após a nossa morte - Paz no Paraíso ou Sofrimento no Inferno.
ResponderEliminarTal como a música refere, não existem milagres; nada se obtém se não trabalharmos para tal. Sabemos também que a vida é difícil e nem sempre as coisas nos correrão bem..Ou também não sabemos se ainda estaremos vivos amanha...
É por isso que ainda temos fé em Deus. Pensamos que esta fé e devoção a Deus nos irá salvar do sofrimento do Inferno, do suposto 'fim do mundo ' em 2012...felizmente tenho juízo para não acreditar, pois acho uma loucura, mas às vezes também me pergunto se será ou não verdade.
A mensagem da música é clara : temos de agarrar a nossa vida e vivê-la como se fosse mesmo um milagre, sendo felizes e valorizando todas as pequenas coisas que fazem parte da nossa vida, mesmo que as dúidas em relação a Deus nos persigam.
Afinal, a vida sem esta fé não faria mesmo sentido.
Doina Casian 11ºB
Em diversos e distintos momentos da minha curta vida o meu cérebro paralisa e transforma-se num ponto de exclamação e os dois hemisférios tornam-se, um, em Deus, e o outro em Satanás. Qual deles será o real? Qual deles estará certo?
ResponderEliminarNunca encontro resposta. Não gosto de pensar que é Deus, como a maior parte da nossa sociedade. Por mais que tente não consigo ter fé e não consigo acreditar. Porque é que Deus é bom e Satanás é mau? Será que não passam de personagens opostas do nosso subconsciente para funcionarem como uma balança para nos ajudarem em decisões difíceis?
Penso que não existem milagres, tudo acontece conforme as nossas acções em simultâneo com as acções de outrem. Não podemos ficar sentados à espera do “tal milagre” para termos aquilo que mais queremos. Se não somos nós a lutar pelos nossos objectivos, ninguém os alcançará por nós.
Em suma e reflectindo ao som desta música, temos que nos encontrar, perceber aquilo que queremos e acreditamos e lutar pelos nossos objectivos e valores primordiais por mais difíceis que sejam os momentos que temos que passar. Para crescermos e encararmos a vida com força precisamos de problemas, dores e sofrimento... Assim ela terá outro sabor no final, penso eu.