T.P.C 11ºB e 11ºC

Redija um texto no qual desenvolva um dos seguintes temas:
  1. Racionalidade científica
  2. Objectividade científica
  3. O valor da ciência

Comentários

  1. André Moreira 11ºC24 de maio de 2011 às 12:20

    Racionalidade científica.
    Tradicionalmente pensamos numa racionalidade científica objectiva, neutra e verdadeira.
    Tal como vemos a imagem de um cientista como um ser puro, racional, objectivo e obcecado pela descoberta de novos factos. Só que esta ciência mais racionalidade foi redefinida, porque a objectividade passou a ser entendida como intersubjectividade, pois as teorias cientificas estão dependentes da aceitação dos pares constituintes de uma comunidade científica; Porque o cientista não apresenta uma racionalidade pura e neutral, a sua racionalidade é condicionada. Porque não existe nenhuma verdade absolutamente certa, universal e necessária, existem apenas verdades dependentes dos diferentes quadros paradigmáticos.
    E porque os processos demonstrativos não são os únicos procedimentos científicos, pelo que se acrescentam processos argumentativos. Assim sendo, a ciência e o conhecimento cientifico é uma forma de interpretar o real, porque o conhecimento não é o reflexo do real, é antes uma interpretação e leitura do mesmo. Existem outras formas de interpretar o real, outras artes para além da ciência que também viajam pelo campo da racionalidade científica como a pintura e a filosofia.

    ResponderEliminar
  2. André Moreira 11ºC nº424 de maio de 2011 às 12:21

    Objectividade Científica.
    Existe uma concepção tradicional da Ciência, sedimentada e assumida irreflectidamente, creio, pela maioria dos cientistas (particularmente, os naturais), segundo a qual a Ciência constitui um saber “objectivo”em sentido etimológico, vale dizer, um saber que corresponde ao que o objecto pesquisado efectivamente é.
    Note-se que, na concepção tradicional, “objectividade” designa a pretensão que define a Ciência como conhecimento (adequar-se ao seu objecto, sendo desse modo um saber verdadeiro); o modo de garantir essa pretensão (o controle intersubjectivo);
    E a condição para exercitá-la (a superação dos elementos de valor puramente pessoal). Uma afirmação é “objectiva” se – e à medida que – atinge seu objecto, vale para todos e não se prende a peculiaridades pessoais. Note-se também que, na concepção tradicional, será tanto maior a objectividade quanto menor a subjectividade envolvida no processo de conhecimento, ou seja, quanto mais se reduza o pesquisador a uma entidade impessoal: qualquer indivíduo com a necessária formação profissional.
    A objectividade científica assim entendida inclui uma dimensão ética: espera-se que o investigador seja sempre honesto e escrupuloso, sincero consigo mesmo e com os demais, humilde para reconhecer limitações e erros, corajoso para defender suas ideias. Espera-se também dele que seja independente de autoridades, ao mesmo tempo que considere sua contribuição ao saber como património de todos. Tais virtudes têm uma função técnica, porquanto supõe-se que a sua não-observância prejudica e até impossibilita a objectividade científica, tarefa eminentemente colectiva.
    Por último, observa-se que a objectividade assim concebida tem um carácter normativo: refere-se a como a Ciência deve ser cultivada para ser eficaz. Esboça um ideal, ao qual se presume todavia que a Ciência real sempre corresponde em alguma medida.

    ResponderEliminar
  3. André Moreira 11ºC nº424 de maio de 2011 às 12:21

    Valor da Ciência.
    A ciência veio tornar a nossa interpretação do real mais próxima daquilo que o real verdadeiramente é!
    Agora um doutor sabe muito mais, do que um curandeiro da Idade Média, tiveram diferentes professores, tiveram diferentes livros por onde estudar. Os cientistas de todo o mundo, ao gerarem conhecimentos novos nas mais diversas áreas do saber, permitem que professores de todo o mundo actualizem os referidos manuais e livros de estudo. Ou seja, a actividade científica, onde quer que seja realizada, desde que os seus resultados fiquem disponíveis em todo o mundo, é parcialmente responsável pela qualidade da formação de múltiplos profissionais. Essa qualidade tem um impacto óbvio na economia de um país.
    A ciência ao evoluir torna possível a aproximação da verdade e a aquisição de um conhecimento científico "se calhar" correcto.
    Ninguém atinge a perfeição, tal como ninguém atinge o conhecimento absoluto, mas a verdade é que a ciência juntamente com a filosofia e outras artes, torna possível a aproximação da PERFEIÇÃO!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

O conhecimento ao serviço da Humanidade