O conhecimento ao serviço da Humanidade

Todos nós resolvemos a maioria dos problemas do dia-a-dia recorrendo a conhecimentos básicos que possuímos. Tenho sede e sei como matar a sede; preciso de pagar uma multa e tenho conhecimento de todos os passos que devo efectuar para alcançar esse objectivo. Trata-se de conhecimentos superficiais, que toda a gente possui e que adquiriram através da experiência quotidiana, da observação simples da realidade e do contacto com as outras pessoas e das informações que, a vários níveis, vamos recolhendo. É assim que vamos adquirindo  este conhecimento básico. São conhecimentos comuns e partilhados pela maioria das pessoas.
Esta forma de conhecimento designa-se por senso comum e, apesar do seu carácter acrítico, é-nos muito útil para reconhecermos e ultrapassarmos as várias situações que vamos enfrentando no nosso dia-a-dia.
Para lá deste nível superficial de conhecimento, existem outras formas de conhecimento, como é o caso do conhecimento científico, aquilo a que vulgarmente chamamos também ciência. O conhecimento científico é um conhecimento mais profundo e organizado, que se concretiza em inúmeras realizações e aplicações. Apesar de alguns dos problemas com que hoje nos defrontaremos se possam dever a um crescimento desenfreado e descontrolado de muitas das aplicações da ciência, é inegável que o conhecimento, e o conhecimento científico em particular, tem contribuído ao longo dos séculos para a libertação do Homem dos seus limites e limitações.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397