quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Tarefa: Como resolviam este conflito? Módulo: Relacionamento Interpessoal

2 comentários:

  1. Respostas das formandas: Vânia Nogueira e Sara Campos

    Se eu fosse a professora,primeiro tentava falar com a aluna educadamente, se não resolvesse a situação a falar, chamava a alguém, o segurança da escola ou uma funcionária, para acompanhar a aluna para falar com o diretor da escola, para chamar os pais para eles resolverem a questão do problema com o diretor.
    Em suma, a relação interpessoal é importante reconhecer: "Se olharmos para os nossos relacionamentos, veremos que eles se constituem num processo de formação de resistências de uns contra os outros, num muro por clima do qual olhamos o outro, mas conservamos-nos atrás dele, quer seja um muro psicológico, material, económico ou nacional".

    ResponderEliminar
  2. Resposta das formandas Carla e Liliana:

    O comportamento errado da docente pôs em causa a sua autoridade. Em vez de "medir forças" com a aluna desequilibrada e sem raízes básicas do bom senso, deveria, primeiro, pedir-lhe para guardar o telemóvel. Em caso de recusa, deveria pedir-lhe que saísse da sala e, em caso de nova recusa, deveria recorrer a uma terceira pessoa (auxiliar, segurança, ...) para a expulsar e reportar o sucedido à direção. Deste modo, não só se protegeria de possíveis agressões (verbais e/ou físicas) como também de possíveis acusações.

    Este vídeo serve para refletir sobre o ensino, porque esta sala de aula é o espelho da nossa atual e futura sociedade, em que se pode ter direitos, neste caso, o telemóvel, e nenhum dever, tal como o respeito.

    ResponderEliminar