O que é a filosofia?
Sempre que se pede a definição de filosofia é difícil responder. Por isso mesmo, quando me perguntaram o que era a Filosofia eu respondi com alguma dificuldade. E passou-se assim o meu diálogo:
Amigo . O que é isso da Filosofia?
Eu . Bem… a Filosofia é algo muito difícil de explicar. Ela engloba todas as áreas do saber. Quem a definiu foi Pitágoras.
Filosofia vem do grego: "philos" + "sophia". Philos é amigo e Sophia sabedoria. Filosofia é amor, amizade e esse tipo de proximidade da Filosofia e é aqui que fazemos a distinção entre o Filósofo e o sábio.
Para o Sábio a sabedoria é uma posse. O Sábio é presunçoso e pensando que sabe tudo, não sabe nada. Na ilusão do conhecimento que pensa possuir, acredita nas verdades incontestáveis e nos dogmas. Na altura da Antiga Grécia, eram os Sofistas. Os Sofistas que podemos comparar aos Sábios eram personagens que recebiam dinheiro em troca da sua tão dita Sabedoria. Andavam por Atenas e faziam aparições em público para atrair estudantes, discípulos aos quais cobravam taxas para os ensinar. A sua "arte", o que ensinavam eram maneiras de melhorar o discurso e estratégias de argumentações. Ensinavam a retórica. Falaciosos é a palavra para os descrever verdadeiramente.
O Filósofo é aquele que é verdadeiramente amigo da Filosofia. Não a pensa nem a entende possuir. Uma das suas características é a douta ignorância. É humilde. Ele sabe que o é considerado verdade hoje, agora, não será necessariamente verdade amanhã. Não acredita na verdade incontestável nem é presunçoso. Usa a crítica e a dúvida que são outras das coisas também muito importantes na Filosofia. O Filósofo espanta-se e questiona-se acerca das coisas comuns e mais básicas e não só das ideias complexas.
Segundo Aristóteles, o que levou o Homem filosofar foi o espanto perante as coisas. Um dos melhores exemplos desse espanto no Homem são as crianças. São aqueles seres que se espantam a descobrir as coisas. E elas que nem sabem o poder que têm e que falta a muitos e é desprezado por muitos outros.
A Fecundidade da dúvida é outra das coisas muito importante na Filosofia. Ela não nos dá a resposta a todas as perguntas às quais procuramos respostas. Ela dá-nos outra coisa muito importante, que é um dos frutos da Filosofia ser subjectiva, ela dá-nos pontos de vista, panorama, perspectiva. Ela ensina-nos a ver verdadeiramente as coisas. Na Filosofia, a dúvida é fecunda porque a resposta incluirá, certamente, outra dúvida.
Como na teoria de Platão:
O mundo inteligível vs O mundo sensível. Os sentidos são enganosos e não transparecem a verdade. Através da Filosofia compreendemos isso. E segundo Platão nos diz, temos de decompôr o que vemos e sentimos e racionalizar.
Resumidamente… é isto a Filosofia.
Amigo . O que tu fizeste não foi resumo nenhum.
Comentários
Enviar um comentário