Resumo da aula (13.10.10)

Na passada aula de Filosofia, a turma falou  de como seria o método filosófico, passando, posteriormente um pequeno resumo sobre o mesmo em que, essencialmente, dizia que o método filosófico era a troca de argumentos e a discussão de ideias.
De seguida a professora levou-nos a perceber o que era a Alegoria (como uma fábula que tenta explicar algo) da Caverna de Platão, começando primeiro por explicar a teoria principal de Platão.
Para Platão existiam dois mundos: 
     O mundo inteligível, chamado Hades (é como o céu na religião católica) onde “moram” as almas puras. Este mundo é o mundo das ideias, do bem, da pureza, da realidade, etc… 
     E o mundo sensível (mundo onde vivemos). É o mundo dos sentidos (enganosos), das crenças/ilusão/utopias, etc…
A alma é a nossa personalidade. Na opinião de Platão, se nos deixássemos enganar e levar pelas coisas más a nossa alma acabaria por se corromper. E para que tal não acontecesse, as pessoas teriam que dedicar a sua vida ao estudo da Filosofia.
Sócrates também dizia que para mantermos a nossa alma sempre pura, para além de dedicarmos a nossa vida ao estudo da Filosofia tínhamos que mortificar o nosso corpo, por exemplo, andar descalço, não tomar banho, pois, na sua opinião, este tipo de coisas corrompia a alma.
Com a alma corrompida, quando as pessoas morriam não podiam ascender outra vez ao mundo inteligível. Tinham que ir para o Limbo (uma espécie de purgatório) onde ficavam lá até se purificarem. No entanto, quem estivesse carregado de pecados podia ficar lá para sempre.
Sócrates ainda acreditava na reminiscência, ou seja, ele dizia que se nos dedicássemos sempre ao estudo da Filosofia íamos ter recordações do mundo inteligível no mundo sensível, íamos conseguir lembrar-nos do bem!
Após esta explicação vimos dois vídeos no youtube* sobre a Alegoria da Caverna de Platão.
Para terminar a aula lemos um texto do manual sobre a acção humana, escrevendo, também, um texto de opinião sobre o que mais influencia o agir humano, se a genética ou o meio.

* http://www.youtube.com/watch?v=QNu7_JeBj08
http://www.youtube.com/watch?v=csXLZw4amUM&feature=related

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