T.P.C. - 19 de Novembro de 2010- turmas do 10º ano de Filosofia

"... a grandeza do homem não está naquilo que lhe é dado pela natureza, mas, naquilo a que pode chegar com a sua actuação."  (página 73 do nosso manual)

-Comente a frase que lhe é dada.

Comentários

  1. Concordo plenamente com esta afirmação , porque de facto , o homem que tem tudo mas não sabe fazer nada é muito menos dotado do que aquele que tem pouco , mas com aquilo que tem , sabe fazer tudo.
    Por exemplo imaginemos o seguinte , um homem humilde e habituado a conseguir o minimo de condições para sobreviver fica trancado numa gruta isolada de tudo sem qualquer saída visível , o que vai ele fazer? Provavelmente irá pensar na melhor opcção e nunca entrará em pânico pois outrora já passou por experiências piores e com um pouco de paciência e esforço ´mais cedo ou mais tarde irá escapar encontrando uma maniera de sair.Agora imaginemos um outro homem agora rico , com sucesso , com uma boa casa e um bom emprego onde ganha de mais e se esforça de menos , preso na mesma gruta e igualmente sem qualquer saída vísivel.O que irá este último fazer? Provavelmente irá pensar no seu telémovel de última geração que já lhe salvou a pele tantas vezes mas perceberá que não existe rede e entrará em pânico pois aquela era a sua opcção praticamente infalível, depois pensará em escavar uma saida pelas suas próprias mãos mas irá abster-se quando tiver a noção de que pode partir uma unha ou sujar o seu fato novo tão caro então o homem vai esperar que um meteorito caia do espaço e milagrosamente abra um buraco na gruta com espaço suficiente para a sua enorme barriga e como desde sempre os outros fizeram o seu trabalho e desde sempre teve o que precisava apenas sentando-se e esperando, o homem vai apodrecer na gruta pois vai esperar o tal milagre.
    publicado por :Eva Silva nº5 10ºE

    ResponderEliminar
  2. Joaquim Milheiro 10º E21 de novembro de 2010 às 06:22

    A frase está certa, do meu ponto de vista.
    O Homem recebe todos as suas características biológicas da Natureza mas não é isso que o vai tornar grande ou distingui-lo verdadeiramente do meio da multidão. A maneira como as usa ou dispõe a seu favor é que o irá, verdadeiramente, "formatar".

    Napoleão era um Homem bastante pequeno e conquistou maior parte da Europa.
    Em confronto físico, qualquer Homem o teria derrubado facilmente. Mas não foi o que se verificou, pois Napoleão não usou o confronto físico para atingir os seus objectivos. Usou a inteligência. Para qualquer animal, o confronto físico seria muito natural mas, com este exemplo vê-mos que usou os meios em que a Natureza que tinha sido favorável, a inteligência. Manipulou o "jogo" de maneira que não interferi-se a sua limitação física mas de maneira a usar correctamente, o que a Natureza lhe tinha dado, de maneira proveitosa.
    O Homem é o que ele próprio faz da sua própria Natureza.

    Joaquim Milheiro nº 13 10º E

    ResponderEliminar
  3. Joana Filipa Leite Teixeira nº 9 10ºE21 de novembro de 2010 às 08:44

    Ao ler a frase a cima, fiquei a pensar. E cheguei a conclusão que quase tudo que existe hoje, e que é uma mais-valia para a humanidade, foi construído pelos homens.
    Os homens sentiam-se limitados e inferiores, pois achavam que tudo aquilo que vinha da natureza não os fazia sentirem-se grandes. Então decidiram mudar isso, construído inovações, criando grandezas… mostrando-se superiores.
    Mas com tudo isto as pessoas perderam a cabeça, só pensam em construir mais e mais, e não têm noção daquilo que estão a fazer. Pensam que o que fazem é o correcto, e que isso é que lhes vai trazer felicidade. Mas na realidade não, estão enganados, pois o que eles estão a construir é o seu próprio mal.

    ResponderEliminar
  4. Patrícia Oliveira 10ºE Nº1723 de novembro de 2010 às 11:35

    Concordo com a frase acima referida , pois no meu ponto de vista essa frase caracteriza a actualidade de uma forma resumida. O homem cria todo o tipo de objectos , instrumentos e etc , pois sente necessidade desses não aproveitando o que lhe é oferecido da natureza como faziam os nossos antecedentes . O homem sente-se frágil e limitado por achar que tudo o que vinha da natureza era demasiado simples e por isso não os satisfazia e sentiu-se na obrigação de criar mais e mais e mais inovações que agora nada o satisfaz. Com mais tecnologias, a facilidade de criar mais inovações e grandezas é maior logo o Homem prefere destruir a natureza e ficar com um mundo artificial e tecnológico que constrói aos poucos e poucos, sentindo-se cada vez mais poderoso e inteligente. Mas isso é apenas uma ilusão, visto que este só constrói a sua própria destruição, e este irá ficar cada vez mais limitado e frágil relativamente ao seu "novo mundo tecnológico" . Assim sendo , o Homem nunca conseguirá atingir a sua "meta final" para a sua felicidade .

    ResponderEliminar
  5. Ana Oliveira nº1 10ºE23 de novembro de 2010 às 13:08

    Concordo com a frase acima descrita pois o Homem só se torna grande por aquilo que realiza e não, obviamente, por aquilo que a Natureza lhe dá.
    E, na minha opinião, nem tal coisa tinha sentido aquela de o Homem ser grande pelo que a Natureza lhe dá. Se já obtivéssemos tudo feito não fazíamos nada, não pensávamos, o que é muito importante para a nossa existência (“Cogito, ergo sum” – René Descartes), não tínhamos ambições e a nossa vida seria, no meu ponto de vista, sem sentido.
    Quanto mais o Homem faz, mais quer fazer para se sentir superior e ultrapassar tudo aquilo que já foi feito. As suas perspectivas e ambições tornam-se cada vez mais altas ao longo do tempo e com o avanço da tecnologia, também.
    Por um lado é bom. Não estamos satisfeitos com nada e então não desistimos e pensamos em novas coisas. No entanto, porque, parece, que a ambição está a ultrapassar a racionalidade, não temos noção das consequências, que também nos atingem e atingirão ainda mais.
    O Homem utiliza aquilo que a Natureza lhe dá para ser grande, mas abusa dela para a sua superioridade face ao que o rodeia.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com a afirmação. O homem, sentindo-se limitado, tornou-se o obreiro do mundo. Com a sua inteligência, começou a dominar técnicas essenciais. Aprendeu a saber lidar com a Natureza, conseguindo tirar o máximo proveito dela, mas por vezes esquecendo-se que começa a abusar, o que é preocupante. Se o homem não conseguisse adquirir estas qualidades, o mundo actual iria ser muito diferente.

    ResponderEliminar
  7. Tiago Caetano Nº22 10ºE23 de novembro de 2010 às 15:03

    O Homem, desde o início da sua existência, tem-se deparado com inúmero desafios relativos à sua sobrevivência, subsistência e desenvolvimento social e cultural, sabendo sempre ultrapassar as dificuldades com que se deparou,destacando-se dos restantes seres vivos pela sua inteligência.
    O seu raciocínio e a sua imaginação permitem-lhe desenvolver as suas capacidades e desta forma concretizar obras grandiosas.
    A Natureza e aquilo que proporciona é um meio que o Homem aprendeu a usar em seu benefício para se distinguir dos demais seres vivos.
    Espero que esta grandiosidade e ambição não nos conduza à nossa destruição.

    ResponderEliminar
  8. A grandeza do Homem, não está naquilo que lhe é dado pela natureza, mas, antes, naquilo a que pode chegar com a sua actuação.
    Concordo com esta afirmação. O Homem tem de saber ser livre. O Homem tem de saber sempre, escolher a melhor opção. O Homem tem de ser capaz de construir novos mundos e novas oportunidades, mas sempre, pensando que não pode levar á sua destruição, á destruição de tudo que já melhorou.
    O Homem é fraco, precisa de criar muitos objectos para poder evoluir, e se defender. O problema é que evoluímos muito rapidamente, começando assim a criar, a nossa própria auto-destruição. Para perceber melhor, podemos ver o exemplo da falta de emprego. A tecnologia foi evoluindo, e novos instrumentos de trabalho se desenvolveram. Estaria tudo bem, se isto não provocasse uma diminuição de mão-de-obra, ou seja de emprego.
    Em suma, devemos ser capazes de ser livres, sabendo construir (sem destruir tudo aquilo que já se construiu).

    ResponderEliminar
  9. Viviana Almeida Nº24 10ºE25 de novembro de 2010 às 15:41

    O Homem sempre quis ser o melhor em tudo, testando quais os limites da nossa inteligência e tentando superar a Natureza. Estaria tudo bem se isto não estivesse a prejudicar-nos, causando a nossa própria auto-destruição.

    O pior disto tudo é que ainda há pessoas que não se aperceberam das suas graves consequências, pois estão tão obcecadas e determinadas na competição que criaram, que não se aperceberam qual a maneira mais correcta de usar o que a Natureza nos dá para nossa sobrevivência e prazer e não para nos destruir...

    Em suma, podemos dizer que: uma pessoa é vista e caracterizada não pelo que sabe mas da maneira que usa o seu saber!

    ResponderEliminar
  10. Cristiana Silva Nº3 10ºE28 de novembro de 2010 às 13:37

    Concordo com esta afirmação, na medida em que o Homem só se pode tornar grandioso se trabalhar quaisquer que sejam as suas capacidades e tudo o que o meio lhe coloca ao dispor e, se a esse trabalho estiver aliado o gosto pessoal, então, a motivação será ainda superior, originando um resultado verdadeiramente notável.

    Qualquer que seja a posição que escolhamos na nossa sociedade, a grandiosidade da nossa actuação só se verificará se implicar interesse, dinamismo, empenho e intenção de querer fazer sempre melhor.

    ResponderEliminar
  11. "A grandeza do homem não está naquilo que lhe é dado pela natureza, mas, antes, naquilo a que pode chegar com a sua actuação."
    Todos sabemos que o Homem tem consciência e não se guia pelos seus instintos, daí ser considerado um animal racional!
    Mas nós nem sempre fomos assim! Quando nascemos e mesmo nos primórdios da nossa espécie, nós não tinhamos esta capacidade de pensar com lógica, não tinhamos ainda grande inteligência, pois só fomos desenvolvendo isso mais tarde.
    O que nos torna seres inteligentes é o facto de conseguirmos adaptarmo-nos ao meio em que nos encontramos!
    Por este motivo, conseguimos perceber que nao é a natureza que dá inteligência e consciência ao Homem: é ele próprio que a busca e a desenvolve!
    Resumindo, o Homem é "grande", porque apesar de todas as condicionantes da sua acção, consegue torneá-las e fazer coisas belas, importantes, grandiosas.
    No entanto, este poder começou a tomar conta do Homem, tornando-o ambicioso, e ele quer cada vez mais e mais, quer chegar mais longe, porque o que fez até agora não é o suficiente para mostrar que é grande, pois tem medo de mostrar a sua fraqueza natural e, por isso, quer conquistar tudo o que conseguir. Mas nesta tentativa de conquista, de se assumir, o Homem tem feito mal a ele próprio: tem vindo a preparar inconscientemente a sua destruição!
    Em suma, o Homem é visto pela sociedade, não por aquilo que é na verdade, mas por aquilo que faz com a sua inteligência, ou seja, mais uma vez, as pessoas vaorizam mais o parecer do que o ser!

    Joana Santos; 10ºE nº10

    ResponderEliminar
  12. A grande virtude do Homem, por comparação com todos os outros seres vivos é a sua capacidade de racionalização. O Homem pensa, idealiza, racicocina. O Homem é pequeno, mas com ajuda do seu cérebro (que ainda é mais pequeno), consegui ser grande. Consegui ser uma criatura enorme. Os avanços técnico-científicos são exclusivos a ele. Porém, às vezes não tira partido dessa sua qualidade... Há vezes em que excita demasiado as suas ideias, em que vai demasiado longe e cria em si um sentimento de contentamento que mais tarde lhe irá ser prejudicial. O Homem tem destruído a natureza segundo após segundo. Faz projectos em como no futuro gostava de ter netos e de os levar à escola, mas não pensa que se calhar, nas situações em que o planeta se encontra, o melhor era mesmo não os ter. O melhor era descartar os sorrisos e os abraços, pois talvez as lágrimas, as dores e as doenças seriam em maior número que esses sorrisos e abraços tão desejados.
    Em suma, apesar de o Homem ter mérito naquilo que fez, faz e porventura fará, tem de começar a pensar na natureza e deixar de olhar para o seu umbigo. Quando acordar, poderá já ser tarde...
    Pedro Amorim, 10ºE

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Direito, Normas Morais e Jurídicas

Método Filosófico Vs Método Científico