Para os alunos de Filosofia 10º e 11º ano - Relatório da visita de Estudo ao Lugar dos Afectos Aveiro

Projecto de educação Sexual

Lugar dos Afectos - Parque temático das sensações

O Lugar dos Afectos, obra de Graça Gonçalves, é um espaço profundamente inovador, onde se pretende que «todos, em qualquer idade, possam descobrir um caminho para chegar ao coração de si próprios e ao coração dos outros». Pensado e construído de modo a comportar várias casas temáticas, inclui ainda caminhos, jardins e recantos únicos.

Neste Parque Temático é possível desenvolver diversas actividades lúdicas, nomeadamente: (i) efectuar o Caminho dos Afectos - percurso pelas casas e Jardim das Emoções. Esta Visita guiada pode levar cada um, independentemente do país de origem, a partilhar a única linguagem que é verdadeiramente universal - a Linguagem dos Afectos; (ii) realizar o Jogo dos Afectos; (iii) Ateliers; (iv) Exposições; (v) Festas e Eventos.

O Lugar dos Afectos, lugar único e diferenciador, apresenta no seu percurso 7 casas das Sensações:


1. Casa da Harmonia - é a casa anfitriã do Lugar dos Afectos. A programação desta casa - Alimentos do Amor na Casa da Harmonia - é diferente do Programa do Lugar dos Afectos - Alimentos do Amor No Ligar dos Afectos - complementando-o.

Quer no interior, quer no exterior (Pátio da Harmonia) desta casa, pretende-se, passo a passo, e em qualquer idade, ir cultivando a Harmonia, que leva ao crescimento pessoal e à Harmonia Universal. Mas só a pessoa - ao ser autora da sua história de vida - pode, em qualquer idade, encontrar a Chave da Felicidade e Ela existe na Harmonia.

2. Casa Prenda de Amor - Nela, o Amor, que vive hoje dias tão apressados, pode vir agasalhar-se, nem que seja só um bocadinho.

3. Guarida da esperança - a guarida da esperança é um espaço especial de partilha de valores de vida, onde se procura reavivar a confiança e recolocar a Esperança.

4. Casa Romance - espaço que convida a partilhar pensamentos, sentimentos e anseios acerca do Amor.

5. Estações da Ternura: Casa Estrelinhas no Regaço; Casa Bem me Quer; Casa Flor da Idade; Casa Amor Perfeito - um conjunto de quatro casas sequenciais: Estrelas no Regaço, Bem Me Quer, Flor da Idade e Amor Perfeito, ligadas pela Ternura.

6. Casa Flor do Sentir - Nela é possível partilhar várias descobertas relacionadas com Sentimentos e Emoções ligadas às diversas fases da vida.

7. Casa Gostar - onde se desenvolve, também, a Rede de Afectos Gostar, que pode estabelecer a Ponte da Solidariedade.


Adicionalmente, poderemos ainda encontrar no Parque Temático "Lugar dos Afectos"

A. a Ponte da Solidariedade;
B. a Alameda dos Sentimentos;
C. o Coração dos Carinhos;
D. o Abrigo da Amizade;
E. a Caixinha dos Beijos;
F. o Jardim dos Sentires;
G. o Jardim do Bem Me Quer;
H. o Jardim do Amor Perfeito;
I. o Recanto dos Namorados;
J. a Praça do Amor;
K. o Jardim de Perfumes;
L. o Jardim do Jogo de Afectos Gostarzinho;
M. o Jardim do Jogo de Afectos Gostar;
N. o Jardim do Jogo de Afectos Flor da Idade.

Este Parque Temático, único no seu conceito turístico, tem por base o desenvolvimento criativo das obras da Doutora Graça Gonçalves, autora de diversos livros e edições recomendadas por diversas instituições.

Este projecto tem merecido o reconhecimento de diversas entidades e instituições Portuguesas, destacando-se as menções da Direcção Geral de Turismo, do Município de Aveiro, entre muitas outras.


N.B. Os vossos relatórios têm de ser entregues como comentário a esta mensagem. (Não se esqueçam de se identificarem)
 
Boas férias:)
 
Saudações filosóficas,
Prof. DIANA

Comentários

  1. Relatório da visita de estudo ao “Lugar dos Afectos” – Parque temático das sensações,
    realizada pelos alunos do 10º e 11ºanos.
    No dia 25 de Novembro de 2010 os alunos da Escola Secundária João da Silva Correia realizaram uma visita de estudo ao Lugar dos Afectos em Aveiro. Com este relatório pretendo fazer um relato dos acontecimentos que decorreram durante a mesma.
    A nossa visita começou com a entrada na Casa Flor do Sentir onde pudemos “reviver” a nossa infância e “repensar” a maneira como vivemos em família, aí foi-nos dada também a conhecer a formação do Lugar dos Afectos, na Casa da Harmonia, onde se pretende ir cultivando a harmonia, que leva ao crescimento pessoal e à Harmonia Universal. Depois fomos à Casa Prenda de Amor aí a monitora deu-nos a uma visão geral do sítio, de cada uma das casa através de uma espécie de “mapa”, a seguir fizemos um jogo,em grupos,sobre a sexualidade e o amor,o jogo consistia em que um elemento de casa grupo lesse a pergunta, que lhe tinha calhado aleatoriamente, em voz alta e posteriormente todas os outros alunos presentes davam a sua opinião acerca da resposta à questão.
    Seguidamente visitamos a Casa Guarida da Esperança onde se partilham os valores de vida, e onde se procura reavivar a confiança e recolocar a Esperança, aí houve um pequeno “debate” entre nós e a monitora sobre as nossas relações e a maneira como tratamos as pessoas à nossa volta, amigos, professores, etc.
    Para terminar passámos pela Casa Romance e por todas as estações da ternura, Casa Estrelinhas no Regaço; Casa Bem me Quer; Casa Flor da Idade; Casa Amor Perfeito e Casa Gostar, também passámos por outros lugares como o Recanto dos Namorados etc.
    Para concluir gostaria de dizer que aprendi muito com esta visita, pois com ela não só desmistifiquei muitos “mitos” como também aprendi a valorizar-me mais como pessoa e ser humano,”pois cada um de nós é especial e único – eu”.

    Mafalda Barreto nº21 10ºC

    ResponderEliminar
  2. Relatório da visita de estudo ao "Lugar dos Afectos"

    A 25 de Novembro de 2010, os alunos da Escola Secundária João da Silva Correia, mais propriamente os alunos do 10º e 11º ano de escolaridade, foram a uma Visita de Estudo à Universidade de Aveiro e ao Lugar dos Afectos, em Aveiro, cujo objectivo era sensibilizar todos os jovens, de todas as idades, a chegar ao interior (inclusivé ao coração) das pessoas que nos rodeiam e também ao nosso.
    Inicialmente dirgimo-nos à Casa Flor do Sentir. Aí reflectimos em todas as etapas da vida que já passámos, na que passamos actualmente e nas que iremos passar posteriormente. Cada etapa era representada por uma janela cujo tamanho era diferente e cada uma das janelas tinham um significado diferente conforme o seu tamanho.
    Também nos organizámos em grupos e jogámos a um jogo em que nos era dada uma questão e um dos elementos do grupo tinha que a ler e dar a sua opinião que foi debatida em grupo e os alunos dos restantes grupos comentavam.
    Aí também ficámos a saber mais sobre a história do Lugar dos Afectos.
    De seguida, visitámos a Casa Guarida da Esperança, onde debatemos sobre as nossas relações em grupo e com as pessoas com quem convivemos diariamente. Também reflectimos sobre a maneira como tratamos as pessoas que nos rodeiam.
    Para finalizar, fomos à Casa Romance e passámos pelas seguintes secções: Casa Estrelinhas no Regaço; Casa Bem me Quer; Casa Flor da Idade; Casa Amor Perfeito, Casa Gostar e pelo Recanto dos Namorados.
    O principal objectivo do Lugar dos Afectos era sensibilizar-nos para que sejamos sempre nós próprios. E que cada um de nós é diferente e temo-nos que aceitar como cada um de nós é, pois cada pessoa é uma estrela no céu.

    Cátia Paiva 10ºC

    ResponderEliminar
  3. Relatório da Visita ao "Lugar dos Afectos":
    Realizou-se no dia 25 de Novembro de 2010 a visita de estudo ao "Lugar dos Afectos", um local idealizado pela Drª Graça Gonçalves, nele, as crianças e jovens são convidadas a descobrir os afectos. Onde podem aprender a lidar com vários tipos de problemas com a sociedade, relações, e sexualidade.
    O Lugar dos Afectos é constituído por várias casas e edifícios, retratando um local de habitação comum. Cada um destes edifícios ou casas tem um nome e trata um problema especifico. Assim, ao fazermos a visita a cada uma delas, esclarecemos dúvidas, e conhecemos situações.
    Começamos por visitar a Casa Prenda de Amor, aí podemos falar abertamente acerca de como se vive o amor hoje em dia, conciliado com o trabalho, falta de tempo, entre outros. Jogamos também um dos jogos inventados pela Drª que nos permitiu trocar ideias e expor opiniões acerca de vários assuntos, inclusive a sexualidade.
    De seguida, passamos pela Praça do Amor e entramos na Casa Flor do Sentir, nela revivemos e recontamos sentimentos ligados ás diversas fases da vida.
    Depois e para finalizar, visitamos a Guarida da Esperança onde asseguramos que todos somos especiais e únicos. Todos somos diferentes mas capazes. Lá, também nos foi mostrado que somos todos uma "estrelinha", sendo cada um de nós um valor especial. Uma pessoa diferente e única.
    Para concluir, com esta visita tivemos acesso a informação especifica e necessária. Como objectivo de incutir a disciplina de Educação Sexual, esta visita foi extremamente enriquecedora no sentido de alarmar para a parte afectiva e cuidadosa que essas relações implicam.

    Susana, 10ºC

    ResponderEliminar
  4. Relatório da Visita de Estudo ao Lugar dos Afectos (10º e 11º anos)

    * No dia 25 De Novembro de 2010 as turmas do 10º e 11º ano da Escola Secundária João da Silva Correia dirigiram-se a Aveiro, mais precisamente ao Eixo, para visitarem o Lugar dos Afectos.

    O principal objectivo desta visita de estudo era sairmos de lá com outro pensamento sobre nós e sobre as pessoas que nos rodeiam e mostrar como poderíamos chegar ao nosso coração e também ao coração das outras pessoas.
    O Lugar dos Afectos, obra de Graça Gonçalves, vem dar a continuidade à mensagem dos seus livros e Jogos de Afectos. Autora de todo o projecto, concebeu até aos mais pequenos pormenores da arquitectura exterior e interior. Das casas aos jardins temáticos pois o mais insignificante pormenor tem um significado.
    Começamos por visitar a Casa Prenda de Amor, aí falamos abertamente acerca da vida amorosa dos casais de hoje em dia. Jogamos também um dos jogos inventados pela Drª Graça Gonçalves que nos permitiu trocar ideias e expor opiniões acerca de vários assuntos, inclusive a sexualidade. Seguidamente visitamos a Casa Flor do Sentir onde se partilharam os valores da vida, e onde se procurou reavivar a confiança. Nessa casa procuramos falar e tirar dúvidas sobre as nossas relações e a maneira como tratamos as pessoas à nossa volta. Depois e para finalizar, visitamos a Guarida da Esperança onde nos mostraram que somos todos especiais e únicos. Lá, também nos foi mostrado que somos todos uma estrela única e importante para alguém neste mundo.

    ResponderEliminar
  5. Relatório da visita de estudo ao “Lugar dos Afectos” – Parque temático das sensações,
    realizada pelos alunos do 10º e 11ºanos.

    No dia 25 de Novembro de 2010, os alunos do 10º e 11º ano da Escola Secundária João da Silva Correia poderão usufruir de uma visita de estudo ao Lugar dos Afectos situado em Aveiro, cujo o objectivo é “ todos, em qualquer idade, possam descobrir um caminho para chegar ao coração de si próprios e ao coração dos outros”.
    Começamos a visita com a entrada na Casa Flor do Sentir onde cada um de nós pôde reavivar as nossas memorias da infância e pensar na maneira como vivemos em familia. Organizámo-nos em grupos e jogámos um jogo em que nos era dado uma questão e o porta-voz do grupo tinha que a ler e dar a sua opinião que foi antes debatida em grupo e os alunos dos restantes grupos também a comentavam.
    Nessa casa também conhecemos a história do Lugar dos Afectos.
    Visitamos em seguida a Casa Guarida da Esperança, onde foi local de debate sobre as relações em grupo e as pessoas com quem se convive no dia-a-dia. Pensamos também sobre a forma como lidamos com as pessoas que nos rodeiam.
    Para finalizar a visita, obtivemos acesso à Casa Romance e passámos pelas seguintes secções: Casa Estrelinhas no Regaço; Casa Bem me Quer; Casa Flor da Idade; Casa Amor Perfeito, Casa Gostar e pelo Recanto dos Namorados.
    Apesar do senso comum dizer que o ser humano é todo igual, não é totalmente verdade pois cada um é diferente e como sociedade que somos, temos de nos aceitar, tal e qual como somos.

    Catarina Reis, 10ºC, nº8.

    ResponderEliminar
  6. Relatório da Visita de Estudo ao Lugar dos Afectos

    No dia 25 De Novembro de 2010 as turmas do 10º e 11º ano da Escola Secundária João da Silva Correia dirigiram-se a Aveiro para visitarem o Lugar dos Afectos.

    O principal objectivo desta visita de estudo era sairmos de lá com outro pensamento sobre nós e sobre as pessoas que nos rodeiam, aceitarmo-nos como somos e como lá foi dito, cada um de nós é uma estrela no céu e que somos uma estrela única.
    Começamos a visita de estudo com a ida à Casa Flor do Sentir. Nessa casa havia várias janelas e cada janela tinha o seu próprio tamanho e significado.
    Aí vimos aquelas etapas que já passamos e as que ainda vamos passar.
    Também jogámos um jogo que tínhamos uma questão e um elemento de cada grupo lia em voz alta e dava a sua opinião e que depois os restantes grupos tinham direito a debater.
    Depois, fomos visitar a Casa Guarida de Esperança, onde foi proposto falarmos sobre as pessoas com quem convivemos no dia-a-dia e sobre as nossas relações. Lá, também nos levaram a perceber que todos nós somos únicos e especiais.
    De seguida, fomos à Casa Romance que tinha várias secções e pelas quais passamos que foram: Casa Amor Perfeito, Casa Flor da Idade, Casa Estrelinhas no Regaço, Casa Bem me Quer, Casa Gostar e Recanto dos Namorados.


    Alexandra nº1 10ºC

    ResponderEliminar
  7. Cristiana Leite nº10 10ºC4 de janeiro de 2011 às 11:25

    Relatória da Visita de Estudo ao Lugar dos Afetos, realizado pelos alunos de 10º e 11º ano.

    Foi no dia 25 de Novembro, que os alunos que frequentam o 10º e 11º ano da Escola Secundária João da Silva Correia foram a uma visita de estudo a Aveiro, ao Lugar dos Afetos.
    Essa mesma tinha como objectivo, começar-mos a pensar em aceitarmo-nos como nós proprios somos e como os outros são também.
    Em príncipio dirigimo-nos á casa Flor do sentir, onde tivemos oportunidade de reviver a pouco e pouco a nossa infancia e repensar-mos um pouco sobre a nossa vivencia com as pessoas que nos rodeiam. Nessa mesma casa que nos ajudou a reflectir tinha nela várias janelas com vários tamanhos, nelas abriamos recordações da nossa infancia e agora da nossa adolescencia, pensando tambem como iram ser os nossos tempos futuros e quando tiver-mos uma idade mais avançada.
    De seguida visitamos a Casa Guarida de Esperança, onde nos foi proposto falar sobre as nossas relaçoes e pessoas com quem temos mais afinidade durante os nossos dias. Foi ainda mais realçado que todos nós somos únicos e especiais.
    Em seguida dirigimo-nos, á Casa Romance onde podiamos encontrar várias secções e pelas quais passamos: Casa Amor Perfeito, Casa Flor da Idade, Casa Estrelinhas no Regaço, Casa Bem me Quer e Recanto dos Namorados.
    Esta visita de estudo serviu para começar-mos a dar mais valor a nós próprios e aos outros. E cada um de nós é único e especial somos um só, numa palavra com apenas duas letras EU, cada um de nós tem de aprender a dar valor a si próprio, para nos tornar-mos cada vez melhor, acreditando em nós próprios.

    ResponderEliminar
  8. Ana Oliveira nº1 10ºE6 de janeiro de 2011 às 12:33

    Relatório da visita de Estudo ao Lugar dos Afectos Aveiro
    Projecto de educação Sexual

    No dia 25 de Novembro de 2010 os alunos do 10º e 11º ano realizaram uma visita de estudo ao Lugar dos Afectos no âmbito do projecto de educação sexual. Esta visita consistia em falar sobre sexualidade e também fazer-nos pensar melhor em como cada um de nós é especial e se deve valorizar não só aos outros como também a si próprio.
    O lugar dos Afectos é constituído por sete casas. A primeira casa que visitamos, casa Flor do Sentir fez-nos voltar atrás e recordar momentos desde a nossa infância atrvés de um jogo que onde os sentimentos eram os elementos essenciais do mesmo. Foi nessa casa também onde conhecemos a história do Lugar dos Afectos.
    Na segunda casa que visitamos, casa Guarida de Esperança falamos um pouco sobre nós, nas pessoas que nos rodeiam e também sobre as nossas relações. Ainda numa outra secção da casa discutimos um pouco o tema sexualidade com a ajuda de um jogo que consistia em que alguns alunos que tinham cartões com perguntas sobre o tema as lerem para essas serem discutidas entre todos.
    Por fim fomos à Casa Romance onde passamos pela Casa Amor Perfeito, Casa Flor da Idade, Casa Estrelinhas no Regaço, Casa Bem me Quer e Recanto dos Namorados.
    Em suma e a meu ver esta visita foi uma mais valia para pensarmos na nossa meneira de pensar sobre nós e sobre os outros e para valorizarmos em nós e naqueles que nos rodeiam aquilo que é mais importante, que são os sentimentos.

    ResponderEliminar
  9. No passado dia 25 De Novembro de 2010 ocorreu uma vista de estudo ao Lugar dos Afectos em Aveiro.
    Pela manha iniciamos a nossa visita ao lugar dos afectos e mal pusemos os pés nesse lugar demo-nos conta de que aquele era um lugar incomum. Ao longo da visita fomo-nos apercebendo que naquele sitio devíamos despir as mascaras que usamos regularmente no dia-a-dia e a sermos nós próprios.
    No lugar dos afectos começamos por percorrer a alameda dos sentimentos, enquanto caminhávamos por essa alameda fomos relembrando alguns dos melhores sentimentos que o ser humano possui, fomos rebuscar a nossa humanidade e redescobrir o que de melhor podemos dar de nós, essa alameda conduziu-nos até ao sítio do Gostarzinho.
    No sítio do Gostarzinho, chegamos á conclusão de que é necessário gostarmos de nós mesmos para que a convivência connosco e com os outros seja uma convivência pacífica e harmoniosa, também chegamos á conclusão de que todos necessitamos uns dos outros para construir pontes ou seja para ultrapassarmos barreiras e dificuldades é preciso ter apoios e esses apoios encontram-se nas pessoas que nos rodeiam. A orientadora avisou-nos que a adolescência é a idade mais instável e que quando não gostássemos de nós nos lembrássemos que somos uma estrela especial e única e que estas duas últimas palavras formam a palavra eu.
    Após sairmos do sítio do Gostarzinho dirigimo-nos até á casa prenda de amor onde o tema abordado foi o amor e a sexualidade, nessa casa havia várias janelas de tamanhos diferentes que representavam os vários membros de uma família onde acima de tudo deve existir amor e compreensão. De seguida abordamos o tema da sexualidade na adolescência frisando o aspecto de que pode acontecer a qualquer um e que em vez de julgarmos devemos ajudar as pessoas que passam por essa situação pois estas terão que adiar os seus projectos de vida para darem suporte á nova vida que dependes dele. Nesta casa também nos apercebemos de como é importante não só o conhecimento intelectual mas também o conhecimento da vida ou seja o conhecimento que se adquire por experiencia e que tem vindo a ser negligenciado, este é um dos conhecimentos que podemos obter ouvindo os mais velhos.
    No recanto dos namorados fomos relembrados de que numa relação existem duas portas que estão sempre abertas ou seja os dois elementos da relação são completamente livres de decidirem se querem continuar na relação ou não e que esta é uma casa sem telhado pois só estando exposta às intempéries do tempo é que se poderá ver a estabilidade da relação.
    A estação da Ternura é um conjunto de casas em que cada uma representa um período da vida, aí analisamos cada uma das inevitáveis fases da vida.
    A casa do romance representa sobretudo os casamentos e que estes muitas das vezes tornam as pessoas infelizes pois as pessoas ficam agarradas a um compromisso e não o terminam para agradarem às outras pessoas deixando para segundo plano a sua própria felicidade, no entanto o mais importante é a nossa própria felicidade por isso se não se pode sair pela porta sai-se pela janela ou seja á sempre uma solução possível.
    Por fim estivemos na guarida da esperança, onde chegamos á conclusão de que vale sempre a pena lutar pela nossa felicidade pessoal.

    Rita Bastos Santos nº19 11ºB

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397