11º Filosofia
Descrição e interpretação da actividade cognitiva
O que pretendemos?
Que o aluno:
- Conheça os elementos constituintes do acto de conhecer;
- Reconheça o papel do sujeito e do objecto;
- Compreenda a dinâmica do processo de conhecer;
- Compreenda as relações entre sensação, percepção e razão;
- Conheça os problemas gnosiológicos fundamentais;
- Conheça teorias filosóficas acerca do papel e da importância dos diferentes elementos constituintes do acto de conhecer;
- Confronte e disputa essas teorias;
- Construa o seu próprio ponto de vista acerca dos problemas do conhecimento.
No final desta unidade os alunos devem ser capazes de:
a) Definir os seguintes conceitos (ter em atenção as opções):
Conhecimento, criticismo, gnosiologia, sujeito, objecto, sensação, percepção, razão, construtivismo, estádios de desenvolvimento, validade do conhecimento, origem do conhecimento, realismo, cepticismo, dogmatismo, racionalismo, empirismo, apriorismo, a priori, a posteriori, intuição, entendimento, neopositivismo lógico, empirismo lógico, principio da verificação ou verificabilidade.
b) Responder às seguintes questões:
- O que é conhecer?
- Quais são os elementos constituintes do acto de conhecer? O que é o sujeito e o objecto? Como se relacionam?
- O que é uma representação mental?
- Qual é o papel da sensação e da percepção no acto de conhecer?
- O que se entende por sensação? E por percepção?
- Qual o papel da razão?
- O que é a gnosiologia?
- O que é o construtivismo?
- Quais são os problemas clássicos do conhecimento?
- Quais são as teorias que estudou acerca da origem do conhecimento?
- Quais são os pontos comuns e as divergências entre elas?
O que pretendemos?
Que o aluno:
- Conheça os elementos constituintes do acto de conhecer;
- Reconheça o papel do sujeito e do objecto;
- Compreenda a dinâmica do processo de conhecer;
- Compreenda as relações entre sensação, percepção e razão;
- Conheça os problemas gnosiológicos fundamentais;
- Conheça teorias filosóficas acerca do papel e da importância dos diferentes elementos constituintes do acto de conhecer;
- Confronte e disputa essas teorias;
- Construa o seu próprio ponto de vista acerca dos problemas do conhecimento.
No final desta unidade os alunos devem ser capazes de:
a) Definir os seguintes conceitos (ter em atenção as opções):
Conhecimento, criticismo, gnosiologia, sujeito, objecto, sensação, percepção, razão, construtivismo, estádios de desenvolvimento, validade do conhecimento, origem do conhecimento, realismo, cepticismo, dogmatismo, racionalismo, empirismo, apriorismo, a priori, a posteriori, intuição, entendimento, neopositivismo lógico, empirismo lógico, principio da verificação ou verificabilidade.
b) Responder às seguintes questões:
- O que é conhecer?
- Quais são os elementos constituintes do acto de conhecer? O que é o sujeito e o objecto? Como se relacionam?
- O que é uma representação mental?
- Qual é o papel da sensação e da percepção no acto de conhecer?
- O que se entende por sensação? E por percepção?
- Qual o papel da razão?
- O que é a gnosiologia?
- O que é o construtivismo?
- Quais são os problemas clássicos do conhecimento?
- Quais são as teorias que estudou acerca da origem do conhecimento?
- Quais são os pontos comuns e as divergências entre elas?
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