11º Filosofia

Descrição e interpretação da actividade cognitiva




O que pretendemos?

Que o aluno:

- Conheça os elementos constituintes do acto de conhecer;

- Reconheça o papel do sujeito e do objecto;

- Compreenda a dinâmica do processo de conhecer;

- Compreenda as relações entre sensação, percepção e razão;

- Conheça os problemas gnosiológicos fundamentais;

- Conheça teorias filosóficas acerca do papel e da importância dos diferentes elementos constituintes do acto de conhecer;

- Confronte e disputa essas teorias;

- Construa o seu próprio ponto de vista acerca dos problemas do conhecimento.

No final desta unidade os alunos devem ser capazes de:

a) Definir os seguintes conceitos (ter em atenção as opções):

Conhecimento, criticismo, gnosiologia, sujeito, objecto, sensação, percepção, razão, construtivismo, estádios de desenvolvimento, validade do conhecimento, origem do conhecimento, realismo, cepticismo, dogmatismo, racionalismo, empirismo, apriorismo, a priori, a posteriori, intuição, entendimento, neopositivismo lógico, empirismo lógico, principio da verificação ou verificabilidade.



b) Responder às seguintes questões:

- O que é conhecer?

- Quais são os elementos constituintes do acto de conhecer? O que é o sujeito e o objecto? Como se relacionam?

- O que é uma representação mental?

- Qual é o papel da sensação e da percepção no acto de conhecer?

- O que se entende por sensação? E por percepção?

- Qual o papel da razão?

- O que é a gnosiologia?

- O que é o construtivismo?

- Quais são os problemas clássicos do conhecimento?

- Quais são as teorias que estudou acerca da origem do conhecimento?

- Quais são os pontos comuns e as divergências entre elas?

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