Resumo da aula (21/02/11) 11ºC

Na passada aula do dia 21 de fevereiro de 2011, demos prosseguimento ao estudo da introdução ao tema "Descrição e interpretação da actividade cognoscitiva", mais especificamente, "A análise fenomenológica do conhecimento".
Após já termos, nas aulas anteriores, esclarecido o significado de fenomenologia e a relação entre sujeito e objecto como dupla mas não reversível, passámos a uma averiguação mais profunda acerca da modificação do sujeito pelo objecto no acto do conhecimento. Este fenómeno está relacionada com o facto de sujeito e objecto desempenharem funções específicas. Uma vez que o sujeito tem como função a de apreender o objecto, e este a de poder ser apreendido e de o ser efectivamente, parte-se do princípio que é desencadeado um resultado do conhecimento diferente para ambos. Para além disso, está envolvido um outro aspecto importante que justifica a modificação do sujeito. Ele, ao sair da sua esfera para apreender o objecto, não lhe imprimirá qualquer alteração, apenas irá representá-lo para, posteriormente, construir a sua imagem na consciência. Porém, no acto de conhecer, o sujeito, que ao contrário do objecto, diz-se imanente, faz entrar na sua esfera as determinações do objecto, para poder tomar consciência do que apreendeu. Sofre, assim, uma modificação causada pelo objecto, que permanece sempre transcendente ao sujeito.

Posto tudo isto, foi-nos apresentado, de seguida, um esquema de conceitos que englobava os principais elementos da análise fenomenológica do conhecimento: o próprio conhecimento - acto pelo qual o sujeito apreende e representa o objecto; o sujeito cognoscente, que se trata de um sujeito gnosiológico que apreende o objecto; o objecto, que é aquilo que é susceptível de ser apreendido; e por fim, a representação que não é nada mais nada menos do que o resultado do acto de apreensão e conhecimento do objecto sob a forma de imagem.

Demos então por finalizado o estudo das ideias e conceitos básicos que nos servirão de pilares para a "descrição e interpretação da actividade cognoscitiva".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397