T.P.C. 11º ano - 9-02-2011
Comente o texto nº2 da página 119 do manual. Questões para a exploração do texto: - Qual o significado da oposição sujeito/objecto? - Como se caracteriza a relação entre o sujeito e o objecto? - Que significa afirmar que a relação constituviva do conhecimento é dupla, mas não é reversível? - Quais as funções do sujeito e do objecto? - Qual a condição para que o sujeito aprrenda o objecto? - Quais os diferentes momentos em que se realiza o conhecimento? - Quais as implicações, ao nível do sujeito, decorrentes da aprrensão do objecto?
Na minha opinião este projecto foi muito importante uma vez que actualmente só se dá importância a uma das partes desta correlação músculos-miolos. Quantas vezes já pensamos que o cérebro da escola não pode ser bom a educação física ou que o desportista não pode ser bom nas outras disciplinas? Vezes demais. Mas com este projecto pudemos ver que estes pensamentos não são verdade.
ResponderEliminarCom o testemunho da atleta Ana Simões foi-nos mostrado como podemos ter sucesso em ambas as áreas, desde que haja um equilíbrio entre ambas. É preciso estimular o cérebro tanto quanto estimulamos os músculos, e vice-versa, principalmente porque, como disse a atleta e estudante de medicina, “o cérebro também é um músculo”.
Assim, com este projecto tivemos a clara percepção que é possível conciliar o campo físico com o campo intelectual e que são ambos muito importantes para o nosso sucesso, afinal, mente sã, corpo são! Penso queé um projecto importante e que se deve repetir.