Visita de estudo de Filosofia - ESJSC

Motivados pela Filosofia e pela Estética, todas as turmas do décimo ano bem com o décimo

primeiro de Turismo foram em visita de estudo à cidade do Porto. Casa da Música, Museu

de Serralves e Caves do Vinho do Porto foram os destinos visitados. Apenas com a referência

aos locais visitados, o leitor consegue desde logo perceber a diferença entre eles e imaginar a

riqueza desta visita, em termos de experiências estéticas, emocionais e interpessoais.

Agrupada nos diferentes autocarros a comunidade escolar em causa dirigiu-se então para

a cidade invicta. O trajecto percorrido não apresentava novidade para os demais. Todavia,

a travessia do rio Douro pela ponte da Arrábida bem como a entrada no centro da cidade

tornaram-se os pontos altos da viagem, já que aquela paisagem emana uma magia especial.

O primeiro local visitado foi a Casa da Música. Com uma estrutura para alguns algo

mirabulante, para outros uma fonte de beleza constante, a Casa da Música foi projectada por

Rem Koolhaas em 2001. Actualmente, a Casa da Música abraça espectáculos variados como

concertos, oficinas e actividades educacionais. No entanto, não fora com o intuito de ver um

concerto ou de participar numa oficina que fomos à casa da música. O motivo de a visitarmos

abrangia a necessidade de a visualizarmos com atenção, de apreciarmos com gosto e prazer

aquele edificio que tanto acrescenta à cidade do Porto. Para tal, tivemos o privilégio de sermos

acompanhados por guias “experts” que nos dissipavam qualquer dúvida que pudesse existir.

Com a Casa da Música percorrida de fio a pavio e com o sentimento de que cada um

de nós saía de lá com o seu leque de conhecimentos mais alargado, os representantes

da ESJSC daquela tarde no Porto, invadiram o parque de Serralves. Atenção que, o uso

da palavra “invidaram”, ganha nesta frase apenas e só um sentido estético já que, de

invasão, o comportamento dos alunos não teve nada. Sempre bem comportados e com a

responsabilidade bem à mão, cada um decidiu a que sombra se juntar para o seu almoço

devorar. A fome apertava e a necessidade de descansar também. Nada melhor do que o ar

fresco da cidade do Porto que percorria, entre árvores e edifícios, os caminhos de Serralves.

Com baterias recarregadas, a boa disposição estava presente. Não que a tenhamos visto, claro,

mas sim pelo que se dizia, pelos gestos que se faziam, pelos sorrisos que eram mostrados.

A visita ao museu de Serralves foi organizada de forma a garantir a divisão dos alunos em

pequenos grupos. Cada grupo teve um guia que, com a sua simpatia, nos mostrava com

satisfação as diferentes obras de arte expostas no museu. Tanto projectado na parede como

no chão, encontrava-se em filmes o trabalho de Trisha Brown. Trisha Brown foi uma bailarina

e coreógrafa norte-americana que revolucionou a dança nos anos de 1960-70. Trisha baseava

a sua dança fundamentalmente em gestos do quotidiano que eram estruturados de uma

maneira muito simples com instruções básicas. Ficou bem claro que, para fazer arte, não é

preciso ir ao impossível. Basta ser criativo e original. Transportar para a tela, televisão ou

escultura algo que ainda ninguém se tenha lembrado.

Para terminar a deslocação à cidade do Porto fomos, nada mais nada menos a… Gaia. É

verdade. Quando se pensa no rio Douro, talvez apenas e só nos venha à cabeça a cidade

invicta. Todavia, esta cidade partilha a margem oposta do rio com a cidade de Gaia. Possuidora

de uma bela paisagem, Gaia tem ainda um número considerável de caves de vinho com

bastante qualidade. Foi lá que, então, visitámos as caves do vinho Sandman. Acompanhados

por uma guia dinamarquesa que era detentora de uma sotaque engraçado, o grupo foi

recebido na cave por um intenso e forte cheiro a vinho. Típico, claro, mas mesmo assim capaz

de deixar surpreendido um novo visitante. Falou-se um pouco sobre a história daquelas caves

e como o vinho era confeccionado. Contudo, para muitos o momento alto da visita foi quando

puderam beber um pouco da especialidade da casa.

A visita estava a terminar. Todos partilhavam o mesmo pensamento: era um dia para recordar.

Com os corpos cansados por terem desfrutado desta visita diferente, o cérebro tinha agora de

filosofar. Analisar os prós e contras, o que se poderia melhorar. Cada um pode desfrutar à sua

maneira, levando novos conhecimentos para São João da Madeira.

J. Pedro Amorim

10º E

1. Fomos a uma visita de estudo ao Porto. Primeiro visitamos a Casa da Música. Foi uma visita interessante, onde fomos acompanhados por um guia que nos explicou os promenores da casa. Depois fomos para o jardim de Serralves onde nos deram algum tempo para almoçar-mos e para espairecermos. Depois fomos visitar as famosas Caves do Vinho do Porto "Ferreira". Foi agradável pois estava fresquinho lá dentro das caves e ao fim deixaram-nos provar o delicioso vinho.
    Em seguida, fomos visitar o Museu de Serralves, que ao inicio, pensei que aquilo era uma espécie de manicómio, mas depois quando eu vi a explicação sobre o que lá se estava a passar, percebi que aquilo se tratava de uma exposição de dança contemporânea. Por fim voltamos à nossa terra. Foi uma boa visita de estudo e espero ter mais visitas assim.
    David Pinho - 10ºD nº13

2. Penso que a visita de estudo decorreu bem e não a considero, de forma alguma, uma perda de tempo. A passagem pela Casa da Música, pelo Museu Serralves e pelas Caves do Vinho do Porto não se resumiu apenas a um passeio, consistindo antes numa viagem pela descoberta, aromatizada por momentos de diversão partilhados entre amigos, tudo isto intercalado com "estadias" no autocarro que, naquele dia, se encarregou de nos transportar até aos nossos destinos.
    Entre a música e a arte, a cultura do vinho e a estética, experimentámos uma série de sensações que decerto ficarão na memória, tal como o gesto da professora Carmina uma vez que este dia diferente e enriquecedor só foi possível graças a esta.
    Joana Silva, nº17, 10ºD

3. Da visita de estudo gostei particularmente da visita à Casa da Música. Admirei a estrutura e o porquê desta ser assim. Penso que esta visita de estudo deu a conhecer aos alunos a história das Caves do Vinho do Porto, Museu de Serralves e Casa da Música, embora não tenhamos visita guiada ao Museu de Serralves.
    Como o tema abordado pela nossa turma é a Religião e a Estética, inicialmente não estavamos convidados a participar na visita de estudo. Contudo, temos de agradecer à professora de Português, pois fez com que participassemos como as outras turmas do décimo ano.

Beatriz 10ºD

4. Achei esta visita de estudo bastante interessante, mesmo que o tema da mesma não se inserisse no que iriamos dar em Filosofia, pois o professor Luís decidiu leccionar o tema da Religião. penso que foi uma visita de estudo bastante pertinente, e que deve voltar a ser realizada pois permitiu-nos conhecer as várias estruturas de algumas das marcas mais conhecidas da cideade do Porto. Visitamos o Museu de Serralves, a Casa da Música e as Caves do Vinho do Porto, neste caso a Ferreira, onde tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da história de cada um dos locais. Mesmo que tivesse achado toda a visita bastante interessante, a parte que mais apreciei foi a Casa da Música pois achei fascinante o porquê da estrutura da casa e do seu design, como o arquitecto conseguiu inserir tanta história numa fascinante casa de espectáculos. Por fim, gostaria de agradecer à nossa professora de pOrtuguês, Carmina Figueiredo, por nos proporcionar esta excelente oportunidade de conhecer um pouco mais de alguns pontos fortes da cidade.

Rita Reis 10ºD

5. Gostei bastante desta visita de estudo. Gostei de conhecer e perceber a fisionomia da casa da música, pois nesta tudo tem uma razão de ser, um fundamento.
    Os Jardins se Serralves proporcionaram-nos momentos muito agradáveis. Nas caves do Vinho Do Porto aprendi muito que até lá desconhecia.
    Sim, posso dizer que gostei da visita, pois, embora não tenha dado a Estética em Filosofia (pois fasso parte da turma do professor Luis Rebelo que optou por leccionar o tema da Religião em vez da Estética, ao contrário das restantes turmas de Filosofia), penso que é sempre bom adquirir e aprender novos conceitos, pois o conhecimento nunca é suficiente e muito menos em vão.
    Jéssica Silva 10ºD

6. Eu gostei muito da visita de estudo que se realizou ao Porto. Desde logo, pela visita à Casa da Música, um espaço muito interessante e de facto que suscitou muitas intrigas começando logo pelo seu aspecto estético até aos simples pormenores que apesar de tudo fizeram a diferença. Mais tarde, e depois de um almoço com os amigos, fomos às Caves do Vinho do Porto. A frescura deste espaço e o cheiro que emanava eram facilmente reconhecíveis.
    Por fim, visitámos o Museu de Serralves onde nos foi apresentado uma exposição sobre dança contemporânea.
    De facto, tudo isto foi possível graças aos professores de Filosofia, Diana Tavares e Orlando Lima, que nos deram a possibilidade de apreciar e descobrir alguns segredos que a Arte escondia.

Ana Rita Santos, 10ºD

7. Eu gostei da visita de estudo, acho que foi interessante e que se deve repetir.
    Apesar de também ter gostado de visitar a Casa da Música, que tinha uma estrutura diferente e as Caves do Vinho do Porto onde tivemos a oportunidade de conhecer a história daquelas caves e provar o vinho que é por muitos tão apreciado, gostei muito da visita a Serralves.
    No Museu de Serralves havia uma esposição de dança contemporânea que até achei interessante mas no entanto não foi o que mais me agradou.
    Para mim, a melhor parte da visita foi quando almoçámos no Parque de Serralves, é um sítio muito agradável, onde desfrutámos da natureza à nossa volta e da companhia dos nossos colegas.
    Apesar de tudo, nada disto teria sido possível se não fossem as professoras Carmina Figueiredo e Diana Tavares, que deram a oportunidade da nossa turma participar da visita, mesmo que o nosso professor de filosofia tenha optado por dar a Religião em vez da Estética.
    Por isso, muito obrigado!

Alana Duarte nº1 10ºD

8. Apesar de a nossa turma não estar a dar a parte da estética em filosofia (mas sim a religião), gostei bastante da visita de estudo. Fomos até à cidade do Porto visitar a casa da música, as caves do vinho do porto (Ferreira) e ao museu de Serralves. Toda a visita de estudo em si foi interessante, os locais que visitamos , a companhia dos colegas, mas o que gostei mais de visitar foi a casa da música, pois todas as partes da casa tinham sido construídas com um significado, e ela tanto vista do exterior como no interior tinha uma estrutura bonita. A parte do almoço foi sem duvida também um dos momentos que me agradou, não só pelo companheirismo com os colegas, mas porque podemos «explorar» um pouco de todo aquele belo jardim que rodeava a fundação de Serralves. Fiquei com pena de nao termos um guia que nos orientasse no museu de Serralves, porque gosto muito de dança, e seria bastante interessante aprender coisas novas sobre dança contemporânea. Espero que a visita se volte a repetir noutros anos, pois foi bastante enriquecedora para toda a gente.

Ana Bastos, nº2 10ºD

9. Como todas as visitas de estudo foi uma forma de adquirirmos conhecimentos e conviver com outros colegas.
    Gostei muito do Museu e Jardim de Serralves é um local bastante interessante e calmo.
    Adorei a Casa da Música, aprendi algumas coisas novas e mudei a minha opinião em relação a determinados tipos de música e de instrumentos.
    As Caves Ferreira foram uma novidade para mim pois nunca tinha visitado nenhuma e aprendi determinados assuntos que desconhecia acerca dos vinhos. Tivemos a oportunidade de fazer a prova do vinho, além de essa ser a que menos apreciei.
    Quero também deixar aqui o meu agradecimento a professora Carmina, que fez o esforço de arranjar maneira de a minha turma ir.
    Ana Silva nº4 10ºD

10. Patrícia Oliveira Nº17 10ºE29 de maio de 2011 às 12:13

Na minha opinião, achei a visita de estudo uma forma interessante e divertida de adquirir mais conhecimentos para além de nos ter concebido um convívio muito agradável.
    A visita teve início na casa da música , local que desperta grande curiosidade devido à sua estrutura diferente com explicação para tudo o que se vê e nos questionamos , tudo tem uma razão de ser. De seguida fomos para os jardins de Serralves para almoçarmos . Depois do almoço, em pequenos grupos e cada grupo acompanhado por um guia, fomos visitar o museu que tinha exposto as obras de arte de Trisha Brown. Depois de vistas as obras de arte no interior do museu,fomos visitar as caves do vinho do porto de Sandman. Visitamos estas caves com o acompanhamento de uma guia dinamarquesa . No fim da visita guiada tivemos o momento da prova do vinho do porto e voltamos por fim a São João da Madeira.
    Seria uma visita de estudo que voltaria a realizar sem dúvida alguma .