Assertividade
ESTILO ASSERTIVO
A palavra
assertividade vem de “assero”, afirmar. Diferente de acertar, afirmar não tem
relação com o certo ou errado e sim com a exposição positiva do que se deseja transmitir.
Uma pessoa assertiva é capaz de expressar o mais diretamente possível o que
pensa, o que deseja, escolhendo um conjunto de atitudes adequadas para cada
situação, de acordo com o local e o momento.
A assertividade
permite uma comunicação direta por meio de um comportamento que habilita o
indivíduo a agir no seu interesse, defender-se sem ansiedade excessiva,
expressar os seus sentimentos de forma honesta e adequada, fazendo valer os
seus direitos sem negar os dos outros.
Portanto, a
assertividade pode ser entendida como uma forma comportamental de comunicar que
significa afirmar o que eu quero, sinto e penso, dando simultaneamente espaço
de afirmação ao outro.
A assertividade
é um treino sistemático, em que o indivíduo tem de reaprender a autenticidade
através de uma prática gradual e regular. Ser verdadeiro não consiste em
"dizer tudo o que me vem à cabeça", mas sim em exprimir-me
eficazmente, tendo como objetivo a evolução satisfatória e realista da
situação.
É necessário,
então, saber que tipo de comportamento provoca esta reação; evitar a mímica e a
entoação contrária às palavras; tentar descrever as próprias reações, em vez de
avaliar as ações dos outros; exprimir-me de forma positiva em vez de
desvalorizar, julgar, criticar, ridicularizar ou fazer interpretações,
facilitando a expressão dos sentimentos dos outros.
O comportamento
assertivo resulta na fusão de quatro fatores:
• Bom contacto visual
• Tom de voz neutro
• Atenção à linguagem e
• Postura aberta
Atitudes de base à comunicação assertiva
Auto Estima
Tendo
em conta que a assertividade pressupõe a nossa autoafirmação, é importante
aprender a aceitar as nossas características, deforma a desenvolver a nossa
autoestima, sem pessimismos, condescendências ou suposições.
Determinação
Surge
como o resultado da energia associada à nossa força de vontade para prosseguir
com os nossos objetivos até ao fim.
Empatia
Consiste
na capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, procurando compreendê-lo,
escutá-lo não fazendo juízos de valor.
Adaptabilidade
É
a capacidade de nos adaptarmos ao tipo de comunicação do outro. Ex: se estamos
a falar com adultos falamos de uma forma diferente de quando estamos a falar
com crianças; falar com um familiar é diferente de falar com desconhecido.
Autocontrolo
È
a nossa capacidade de controlar os nossos sentimentos e emoções negativas de
modo a não interferirem na relação com o outro.
Tolerância à frustração
Tem
a ver com a nossa resistência aos aspetos mais negativos da nossa vida.
Caracteriza-se pela capacidade de gerir as tensões e conflitos nas nossas
relações com os outros.
Sociabilidade
Um
comunicador assertivo deve ter prazer em comunicar e relacionar-se com os
outros.
Direitos da assertividade
Possuir e expressar sentimentos
Cada
pessoa tem a sua sensibilidade e reage de forma diferente sem por isso, ser
considerado melhor ou pior que os outros.
Possuir e expressar opiniões
Cada
pessoa tem uma visão particular da realidade, o que proporciona uma infinidade
de opiniões diferentes.
Dizer “Não sei”
O
direito de dizer “não sei” quando realmente não sabemos, revela capacidade para
aceitarmos as nossas limitações.
Ser escutado
O
direito à livre expressão de ideias e sentimentos só faz sentido quando alguém
escuta. A capacidade de escuta vai para além da nossa capacidade de ouvir.
Cometer erros
Este
direito, parte da ideia de que “errar é humano”.
Não ser perfeito
Este
direito tem a ver com o referido anteriormente. È importante saber lidar com as
nossas limitações que são próprias da condição humana.
Ser responsável pelas minhas atitudes
Pressupõe
que junto com a nossa liberdade de escolha, existe também a responsabilidade de
assumirmos as consequências das nossas ações.
Fazer e solicitar pedidos
Somos
dependentes uns dos outros e precisamos de todos. È importante aceitar que os
outros têm um contributo importante a dar e vice-versa.
Dizer Não
Poderá
ser tão assertivo dizer não, como dizer sim, depende do contexto.
Comentários
Enviar um comentário