Liberdade de Expressão

Turma - "Os Mágicos" 8 de Janeiro de 2015


Os indivíduos (considerados seres humanos) são dotados de preconceito, de todos os tipos, seja racial (negros, índios, etc), seja cultural (árabes, brasileiros, portugueses, etc), seja sexual (homossexuais, bissexuais, etc), seja religioso (católicos, protestantes, etc), entre outros... Estes indivíduos muitas vezes têm comportamentos violentos, apenas diante da vida dos outros por irem confrontar os seus ideais, numa cultura e seus valores. Agindo dessa forma são humanos? Ou os humanos são os que a própria palavra diz, pessoas que respeitem os outros, mesmo que não façam ou pensem igual.
(Jamille Michelle Lima)

"Não dão ponto à democracia, quando a ignorância é comemorada."
(Rita Nogueira)


Temos de pensar que somos todos humanos, respiramos todos o mesmo ar e todos deveríamos nascer, crescer e morrer, tendo a noção que este processo de vida termina de forma natural e, não porque alguém o impôs, ou acelerou esse processo.
(Andrea Santos)


"Ser pela liberdade não é apenas tirar as correntes de alguém, mas viver de forma que respeite e melhore a liberdade dos outros"- Nelson Mandela
(Paula Gomes)

A liberdade de expressão é um direito adquirido, mas nunca devemos cair no exagero, assim como a violência não é resposta para nada.

(Luciana Oliveira)

Estou chocada... Não tenho palavras para exprimir o que sinto. Paz e amor. 

Aos familiares das vítimas, que o vosso coração fique em paz e pensem que as vítimas, pessoas tão próximas de vocês contribuíram para que a mente das pessoas "sejam mais abertas" para a realidade.
(Aurora Guimarães)


Só tenho três coisas para classificar este ato de violência que aconteceu em França para estes indivíduos são: "desumanos", "desonestos" e "desrespeitadores".
Obrigado- "Je suis Charlie"

(Diogo Gomes)

Extremistas que vão para o quinto dos infernos!! Raios os levem a todos que acham que o Islão é isso! Mas que raio de Deus e religião incentiva pessoas a matarem outros?! Nenhuma!!! Abuso de jornalistas?! Pessoal, não vivemos num mundo livre?! Cada um tem direito à sua opinião e à liberdade de expressão! Deus que me perdoe, mas não compreendo...
(Sónia Marisa Silva Rodrigues)

Religião não é a raiz de todos os problemas do mundo, mas é, sem dúvida, um dos maiores fertilizantes.
É caso para, a partir de hoje, pensar três vezes antes de perguntar a alguém: "Queres que te faça um desenho?".

(Juliana Silva)

A maioria das guerras do mundo desde sempre foi em nome de algum Deus ou Demónio. A Humanidade evolui sabe-se lá para onde, mas uma coisa que não muda é a estupidez. É um dia triste para o humor, mas acima de tudo para a Humanidade.
(Tiago Rodrigues)


Liberdade de expressão.
Todo o Ser Humano tem direito a exprimir tudo aquilo que lhes vai na alma, como seus sentimentos, pensamentos e ideias, afim de expressar total liberdade, sejam eles de qualquer raça, religião, cultura, etc.
(Ricardo Guedes)


É lamentável este massacre em França, tantas pessoas que já morreram sem culpa nenhuma. Espero que não morram mais pessoas, e que os sujeitos destes atos bárbaros sejam rapidamente detidos.
(Cláudia Moura)


A Europa abriu portas e ainda bem que o fez, contudo na minha opinião é urgente que se apele à justiça e à responsabilidade!
(Gualter Lopes)


As pessoas devem ser livres para se expressar, mas não usem essa liberdade para matar, muito menos inocentes e por motivos insignificantes. 
Paz precisa-se com muita urgência.
(Sónia da Silva Moreira)


Não tenho muito a dizer... Estou chocada, sinto-me triste e revoltada. Esta situação como tantas outras são lamentáveis...  
Algumas pessoas confundem os ideais das religiões deixam ofender a liberdade de expressão.
(Anabela Silva)


A Europa e principalmente a França, falo por experiência própria, está cheia de cultura Islamista.
 Os árabes  tentam conquistar  pela força.
Qualquer imigrante tenha ele qualquer religião ou cultura tem que respeitar os outros, se assim querem praticar a sua cultura num país que não o deles, caso contrário, no futuro vamos ter muitos problemas.
(Hugo Brito)   


É lamentável esta tragédia, pois os cartunistas, neste momento estão com a vida em risco, não podendo exercer o seu direito de expressão.
Tenhamos coragem, não cedamos à intimidação e ao medo.
É um dia de luto para o mundo.
(Lealdina Reis)


Os acontecimentos que presenciamos são a prova de que precisamos de Deus e de religião,
mas sem dispensar os valores humanos. Ninguém pode legitimar tanto o cumprimento ou a prática dos bons valores humanos, como Deus.
Se os extremistas não se apercebem realmente da gravidade das suas barbaridades, estão cegos e então a culpa que eles têm no cartório talvez não seja a maior. Por outro lado se agem por maldade merecem punição severa.
(André Almeida)

Nada justifica a morte de vidas humanas em prol de uma crença religiosa, choca-me o que o ser humano é capaz de fazer, atos monstruosos, deixando vidas acabadas e famílias desamparadas só porque defendem algo em que acreditam não tendo sequer amor pela própria vida.

Se calhar nem vida têm e por isso acham-se guiados por alguém, como na história o "João Sem Medo",  em que se cortam as cabeças e são "guiados" por um todo poderoso.
A liberdade de expressão foi algo conquistado, algo que devemos "usar" porque podemos e devemos, porque temos cérebro!
Matar, tirar uma vida a alguém só porque alguém manda ou só porque não sabemos aceitar algo que é escrito sobre o nosso país, religião ou cultura e, nós aceitamos, para mim resume-se a pessoas malvadas e sem cérebro.
(Marta Gonçalves)    

Apesar da sensibilidade, (tendo a não me impressionar) para que o foco e acção livre não se confunda com violência, mas pelo contrário, a vença usando a inteligência, afastando-a com visão mesmo perante sua presença. Manifesto-me pela harmonia e sua criação. Sou pela não violência. Ela existe! Saibamos agir e reagir.
(Luís Ricardo)


É incompreensível vivermos num mundo onde a liberdade de expressão por vezes é posta em causa, muita das vezes da maneira mais monstruosa possível. Pôr em causa a integridade física de pessoas inocentes é do mais desumano possível.
Estou bastante sensibilizado, com esta situação. Aproveito para apelar ao bom senso e à harmonia das pessoas.
(Emanuel Sá)

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397