Assertividade
Eficácia e
assertividade
Fatores
que Contribuem para a Eficácia da Comunicação:
Ter calma;
Prestar atenção.
Prestar informações claras;
Congruência da informação nos diferentes canais pelas quais ela é transmitida;
Conhecimento do código linguístico.
Rigor no conteúdo da mensagem, oral ou escrita;
Corrigir erros;
Não fazer suposições;
Utilizar a comunicação assertiva.
A palavra assertividade vem de “acero”, afirmar. Diferente
de acertar, afirmar não tem relação com o certo ou errado e sim com a exposição
positiva do que se deseja transmitir.
Uma
pessoa assertiva é capaz de expressar o mais diretamente possível o que pensa,
o que deseja, escolhendo um conjunto de atitudes adequadas para cada situação,
de acordo com o local e o momento.
A assertividade permite uma comunicação direta por meio de
um comportamento que habilita o indivíduo a agir no seu interesse, defender-se
sem ansiedade excessiva, expressar os seus sentimentos de forma honesta e
adequada, fazendo valer os seus direitos sem negar os dos outros.
Portanto, a assertividade pode ser entendida como uma forma
comportamental de comunicar que significa afirmar o que eu quero, sinto e
penso, dando simultaneamente espaço de afirmação ao outro.
A assertividade é um treino sistemático, em que o indivíduo
tem de reaprender a autenticidade através de uma prática gradual e regular. Ser
verdadeiro não consiste em "dizer tudo o que me vem à cabeça", mas
sim em exprimir-me eficazmente, tendo como objetivo a evolução satisfatória e
realista da situação.
É necessário, então:
Saber que tipo de comportamento provoca esta reação;
Evitar a mímica e a entoação contrária às palavras;
Tentar descrever as próprias reações, em vez de avaliar
as ações dos outros;
Exprimir-se de forma positiva em vez de desvalorizar,
julgar, criticar, ridicularizar ou fazer interpretações, facilitando a
expressão dos sentimentos dos outros.
O comportamento assertivo resulta na fusão de quatro
fatores:
• Bom contacto visual
• Tom de voz neutro
• Atenção à linguagem
• Postura aberta.
As
pessoas assertivas sabem ouvir os outros, admitem os seus pontos de vista e
procuram de forma construtiva cooperar com estes.
Um líder assertivo não pressiona, manipula ou culpabiliza
os elementos da equipa, aceita que estes possam ter reações positivas ou negativas
e sabe dar feedback construtivo, porque tem autoconfiança em si próprio.
Vantagens da Comunicação Assertiva
Está na base de relacionamentos honestos e saudáveis;
É o comportamento requerido para resultados
“ganhar-ganhar” numa negociação, na resolução de conflitos, na vida
profissional e familiar diária;
Produz a sensação de bem-estar no ambiente profissional e
familiar;
Traduz-se em melhores resultados para o próprio e para o
grupo;
Evita os conflitos e o desgaste nas relações.
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