Celebração do Dia da Filosofia no CIC- 21/11/2019


Finalmente, o tão esperado Dia da Filosofia, que não era celebrado no Colégio Internato dos Carvalhos há tantos anos, teve espaço e tempo no dia 21 de novembro, tendo sido marcado com muita alegria e diferença, a qual causou grande felicidade nos alunos e, acima de tudo, assinalou um dia diferente daquilo que é um dia comum de escola.



Neste dia tão especial, esteve presente um ilustre convidado, Doutor Jorge Humberto Dias. «A filosofia do Doutor Jorge Dias não é uma filosofia qualquer. Se olharmos para o seu “CV”, verificamos, desde o início, um empreendedorismo muito “sui generis”, e que se poderia resumir a aplicar a filosofia para ajudar as pessoas a serem mais felizes. Entender isto obriga a compreender a definição que Jorge Dias apresenta e que é diferente da maioria. É essa a experiência que tem.»

Este filósofo foi convidado para uma palestra, debate e aconselhamento filosófico. Também foram apresentadas duas “coreografias da Felicidade” realizadas por alunos de várias turmas, pelo que a energia e a animação foram contagiantes com o tema da Felicidade, presente no Programa de Filosofia: do fundamento da Moral (Stuart Mill), o tema / Problema do Mundo Contemporâneo como sentido da vida. Esta palestra destinou-se apenas a algumas turmas, pois, por limitações de espaço no Auditório Claret (Santuário do Coração de Maria), não foi possível estarem presentes todas as turmas e alunos.
Acrescente-se que este dia não seria possível sem a colaboração do Grupo Disciplinar de Ciências Humanas, representados, com grande dinamismo e motivação, pela professora de Filosofia Diana Tavares.

Pelas alunas Daniela Silva e Matilde Soares, do 10.º E1

Comentários

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397