«Aquele que se analisou a si mesmo, está deveras adiantado no conhecimento dos outros.»
Denis Diderot
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Podemos desfrutar de liberdade e pensar que esta não nos exige limites, pensando esquecer assim os problemas, mas no fundo estamos apenas a usufruir da ignorância do ser humano.
Comente o texto nº2 da página 119 do manual. Questões para a exploração do texto: - Qual o significado da oposição sujeito/objecto? - Como se caracteriza a relação entre o sujeito e o objecto? - Que significa afirmar que a relação constituviva do conhecimento é dupla, mas não é reversível? - Quais as funções do sujeito e do objecto? - Qual a condição para que o sujeito aprrenda o objecto? - Quais os diferentes momentos em que se realiza o conhecimento? - Quais as implicações, ao nível do sujeito, decorrentes da aprrensão do objecto?
Foi em 2001 que o prof. Andrew Otike publicou o seu polémico livro Mental Obesity , que revolucionou os campos de educação , jornalismo e relações sociais em geral. Nessa obra, o catedrático de Antropologia em Harvard introduziu o conceito em epígrafe para descrever o que considerava o pior problema da sociedade moderna . «Há apenas algumas décadas, a Humanidade tomou consciência dos perigos do excesso de gordura fisica por uma alimentação desregrada. Esta na altura de se notar que os nossos abusos no campo da informação e conhecimento estão a criar problemas tão ou mais sérios que esses.» Segundo o autor , « a nossa sociedade está mais atafulhada de preconceitos que de proteínas mais intoxicada de lugares-comuns que de hidratos de carbono. As pessoas viciaram-se em estereótipos, juízos apressados, pensamentos tacanhos, condenações precipitadas. Todos têm opinião sobre tudo, mas não conhecem nada. Os cozinheiros desta magna" fast food intelectual" são os jornalistas e come
Todos nós resolvemos a maioria dos problemas do dia-a-dia recorrendo a conhecimentos básicos que possuímos. Tenho sede e sei como matar a sede; preciso de pagar uma multa e tenho conhecimento de todos os passos que devo efectuar para alcançar esse objectivo. Trata-se de conhecimentos superficiais, que toda a gente possui e que adquiriram através da experiência quotidiana, da observação simples da realidade e do contacto com as outras pessoas e das informações que, a vários níveis, vamos recolhendo. É assim que vamos adquirindo este conhecimento básico. São conhecimentos comuns e partilhados pela maioria das pessoas. Esta forma de conhecimento designa-se por senso comum e, apesar do seu carácter acrítico, é-nos muito útil para reconhecermos e ultrapassarmos as várias situações que vamos enfrentando no nosso dia-a-dia. Para lá deste nível superficial de conhecimento, existem outras formas de conhecimento, como é o caso do conhecimento científico, aquilo a que vulgarmente chamamos tamb
Parabéns Catarina!
ResponderEliminarExcelente escolha:)