Direito, Normas Morais e Jurídicas
Conceito de Direito Em sentido próprio a pergunta "o que é o direito?" pode ser expressa de duas formas: -" Quid sit ius " (o que é o direito); -" Quid sit justitia " (o que é a justiça); Deste modo concluimos que direito se relaciona com justiça. Direito é aquilo que se considera legítimo do ponto de vista lógico, jurídico e moral. O “direito é a forma, que procura atualizar o conteúdo que é a justiça”. O direito e a filosofia caminhas juntos, pois é a filosofia que nos diz " Quid ratio iuris " (qual a razão do direito). A filosofia busca as causas do direito, para então interpretar, na realidade da vida, os acontecimentos do cotidiano. Contudo, não podemos esquecer que é no cotidiano que os factos se revelam. A realidade dos factos é mais forte que a ficção jurídica. ...
Ana Rita Loureiro 11ºB
ResponderEliminarJosé Saramago defendia que a democracia é "uma falácia", uma "piada", e que esse sistema político não foi superado porque ninguém até hoje encontrou outro. Denfendia também que em nome da democracia foram feitas muitas atrocidades no mundo.
O literato afirmava que enquanto se ouvir a palavra democracia sem a devida importância que o conceito tem, o mundo continuará tendo um dos problemas políticos fundamentais de todos os tempos. Saramago qualificava de "ingênuo" aqueles que dizem que a democracia é "o Governo do povo, para o povo e pelo povo", mas infelizmente todos nós sabemos que não funciona assim e que não tem nada a ver com a realidade.
A Democracia apenas existe como se fosse uma espécie de santo de altar de quem já não se esperam milagres, apenas representa uma referência.
A democracia em que vivemos é uma democracia sequestrada, condicionada e amputada.