T.P.C. 11º ano - 9-02-2011
Comente o texto nº2 da página 119 do manual. Questões para a exploração do texto: - Qual o significado da oposição sujeito/objecto? - Como se caracteriza a relação entre o sujeito e o objecto? - Que significa afirmar que a relação constituviva do conhecimento é dupla, mas não é reversível? - Quais as funções do sujeito e do objecto? - Qual a condição para que o sujeito aprrenda o objecto? - Quais os diferentes momentos em que se realiza o conhecimento? - Quais as implicações, ao nível do sujeito, decorrentes da aprrensão do objecto?
Ana Rita Loureiro 11ºB
ResponderEliminarJosé Saramago defendia que a democracia é "uma falácia", uma "piada", e que esse sistema político não foi superado porque ninguém até hoje encontrou outro. Denfendia também que em nome da democracia foram feitas muitas atrocidades no mundo.
O literato afirmava que enquanto se ouvir a palavra democracia sem a devida importância que o conceito tem, o mundo continuará tendo um dos problemas políticos fundamentais de todos os tempos. Saramago qualificava de "ingênuo" aqueles que dizem que a democracia é "o Governo do povo, para o povo e pelo povo", mas infelizmente todos nós sabemos que não funciona assim e que não tem nada a ver com a realidade.
A Democracia apenas existe como se fosse uma espécie de santo de altar de quem já não se esperam milagres, apenas representa uma referência.
A democracia em que vivemos é uma democracia sequestrada, condicionada e amputada.