Resuma da aula de 12 de janeiro de 2011 - 10ºE

Na passada aula de Filosofia, do dia 12 de Janeiro de 2011, que se realizou na sala numero 6 da escola João da silva correia, a professora Diana Tavares começou por pôr em dia os sumários, uma vez que, por alguns motivos, estes permaneciam em atraso.
De seguida prosseguimos com a correcção do T.P.C., relativo á pagina 91, com o objectivo de consolidar o subtema “Juízos de facto e juízos de valor”. Quando nos referimos às coisas, aos acontecimentos, aos outros e a nós mesmos, relatando ou descrevendo objectivamente aquilo que vemos, ouvimos, ou sabemos, estamos a formular juízos de facto. Porem, todos assumimos uma atitude valorativa em relação às coisas, o que nos leva a formular também um juízo de valor. Nestes, deixamos transparecer a nossa opinião, o nosso comentário, ou mesmo a preferência que temos por umas coisas em relação a outras.
Finalizada a correcção dos trabalhos de casa, cada um teve de elaborar a sua própria hierarquia de valores. Os alunos Pedro Amorim, Sergio Sousa, Eva Silva, Miguel Silva, Joana Santos, e Patricia Oliveira, por pedido da professora, expuseram a sua própria hierarquia no quadro escolar. No final da actividade, todos concluíram, que cada pessoa tem diferentes opiniões e neste caso diferentes hierarquizações, pois todos temos vivências diferentes.
Em seguida, procedeu-se á leitura do texto da página 97, referente aos “Critérios trans-subjectivos”. Critérios trans-subjectivos, ultrapassam os interesses pessoais e os regionalismos culturais, e orientam os povos no sentido de, solidariamente, tentar resolver as grandes questões que hoje se colocam a nível mundial.
Para finalizar esta aula, registamos tópicos no nosso caderno acerca da objectividade e subjectividade dos valores. Com este registo, aprendemos essencialmente que os valores, dependem das sociedades, das culturas, dos indivíduos, dos espaços e dos contextos, e não apenas do sujeito que os avalia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Direito, Normas Morais e Jurídicas

Método Filosófico Vs Método Científico