T.P.C. 11º ano - 9-02-2011
Comente o texto nº2 da página 119 do manual. Questões para a exploração do texto: - Qual o significado da oposição sujeito/objecto? - Como se caracteriza a relação entre o sujeito e o objecto? - Que significa afirmar que a relação constituviva do conhecimento é dupla, mas não é reversível? - Quais as funções do sujeito e do objecto? - Qual a condição para que o sujeito aprrenda o objecto? - Quais os diferentes momentos em que se realiza o conhecimento? - Quais as implicações, ao nível do sujeito, decorrentes da aprrensão do objecto?
Ana Rita Loureiro 11ºB
ResponderEliminarNesta cena sobre televisão e manipulação, o orador critica o facto de a sociedade não ler livros nem jornais e limitarem-se a ter os olhos postos numa caixa com passagem de imagens. Salienta também a pura realidade acerca deste órgão de comunicação social que afirma ser uma fonte bastante propicia para construir ou difamar figuras públicas ou muitas das vezes simples pessoas da nossa sociedade e justifica essa ideia quando se contradiz com a frase “Esta caixa é a força mais maravilhosa e poderosamente maldita deste mundo…”.
Pede a atenção do auditório para os fazer entender de uma vez por todas que a televisão não é a verdade e descreve com uma quantidade excessiva de adjectivos maliciosos.
A sociedade de hoje é muito limitada, infelizmente, e é esse problema que faz as pessoas acreditarem e serem cada vez mais circunscritas do mundo real.
No fundo, funcionamos como robots, obedecendo a tudo que uma simples caixa electrónica nos manda fazer quando na realidade, a ideia não é essa, mas sim fazer com que o publico se torne culto, bem informado e com capacidade critica.