Objectivos para o 1º teste do 2º Período - Filosofia 11º Ano
1- Reconhecer as principais falácias informais.2 - Explicar o carácter agurmentativo da filosofia.
3 - Evidenciar as diferenças e semelhanças entre a democracia grega e a actual.
4 - Explicar o conceito etimológico da retórica.
5 - Explicita a relação entre filosofia, retórica e democracia na antiga Grécia.
6 - Caracterizar o conflito entre filósofos e retores no que respeita à formação do cidadão.
7 - Apresentar os aspectos positivos do movimento sofista.
8 - Explicitar o ponto de vista platónico acerca da retórica.
9 - Explicar o ponto de vista aristotélico da retórica.
10 - Mostrar a importância da retórica na actual democracia.
11 - Definir persuasão.
12 - Enunciar as condições em que a persuasão deve ocorrer.
13 - Mostrar o papel de ethos, pathos e logos na persuasão.
14 - Enunciar as fases do fenómeno persuasão.
15 - Distinguir, em termos gerais, bom e mau uso da retórica.
16 - Indicar as diferenças entre errar, mentir e enganar.
17 - Explicar em que consiste sedução.
18 - Mostrar a importância da sedução nos discursos publicitário e político.
19 - Enunciar os "crimes da publicidade" segundo O. Toscani.
20 - Caracterizar em termos gerais o slogan publicitário.
21 - Estabelecer um paralelismo entre discurso publicitário e discurso político.
22 - Indicar alguns aspectos do mau uso da retórica no âmbito do discurso político.
23 - Diferenciar disputa e controvérsia.
24 - Enunciar as qualidades éticas do argumentador no contexto do debate filosófico.
25 - Enunciar os princípios éticos da argumentação eticamente aceitável.
26 - Enunciar as regras éticas do diálogo argumentativo segundo Apel e Habermas.
27 - Explicitar o ponto de vista de Chaiim Perelman.
28 -Mostrar a correlação entre os conceitos de ser e de realidade.
29 - Relacionar linguagem e realidade segundo diversas perspectivas.
30 - Mostrar que a argumentação se orienta pela procura da verdade.
3 - Evidenciar as diferenças e semelhanças entre a democracia grega e a actual.
4 - Explicar o conceito etimológico da retórica.
5 - Explicita a relação entre filosofia, retórica e democracia na antiga Grécia.
6 - Caracterizar o conflito entre filósofos e retores no que respeita à formação do cidadão.
7 - Apresentar os aspectos positivos do movimento sofista.
8 - Explicitar o ponto de vista platónico acerca da retórica.
9 - Explicar o ponto de vista aristotélico da retórica.
10 - Mostrar a importância da retórica na actual democracia.
11 - Definir persuasão.
12 - Enunciar as condições em que a persuasão deve ocorrer.
13 - Mostrar o papel de ethos, pathos e logos na persuasão.
14 - Enunciar as fases do fenómeno persuasão.
15 - Distinguir, em termos gerais, bom e mau uso da retórica.
16 - Indicar as diferenças entre errar, mentir e enganar.
17 - Explicar em que consiste sedução.
18 - Mostrar a importância da sedução nos discursos publicitário e político.
19 - Enunciar os "crimes da publicidade" segundo O. Toscani.
20 - Caracterizar em termos gerais o slogan publicitário.
21 - Estabelecer um paralelismo entre discurso publicitário e discurso político.
22 - Indicar alguns aspectos do mau uso da retórica no âmbito do discurso político.
23 - Diferenciar disputa e controvérsia.
24 - Enunciar as qualidades éticas do argumentador no contexto do debate filosófico.
25 - Enunciar os princípios éticos da argumentação eticamente aceitável.
26 - Enunciar as regras éticas do diálogo argumentativo segundo Apel e Habermas.
27 - Explicitar o ponto de vista de Chaiim Perelman.
28 -Mostrar a correlação entre os conceitos de ser e de realidade.
29 - Relacionar linguagem e realidade segundo diversas perspectivas.
30 - Mostrar que a argumentação se orienta pela procura da verdade.
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