Resumo da Aula de Filosofia 10ÂșE - 20.05.2011
E mais uma fantåstica aula de Filosofia! No dia 20 de Maio de 2011, depois dos bons-dias dados à turma e tudo pronto para mais uma aula, agora mais interessante com o tema estética, a aluna Sofia começou por ditar aos alunos as respostas às questÔes colocadas pela professora na aula anterior. Posto isto, a aluna Ana Oliveira, seguida por outros alunos iniciou a leitura no manual acerca das condiçÔes da obra de arte e o processo criador. Uma obra de arte tem que obedecer às seguintes condiçÔes:
1- ser produzida pelo Homem;
2- ser fonte de prazer sensĂvel;
3- corresponder a uma forma estética satisfatória;
4- ser acessĂvel a um pĂșblico;
5-ser aberta;
6- ter algo de original e Ășnico.
Contudo Ă© preciso deixar claro que nas trendĂȘncias relativistas da estĂ©tica, um objectonĂŁo tem que ser belo para ser incluĂdo no seio da arte.
O processo criador engloba dois processos: o da preparação e o da execução. A preparação necessita:
- ampla aprendizagem;
- sensibilidade estéticapor parte do criador;
- tem que envolver imaginação;
A execução necessita:
- saber manipular conscientemente os materiais disponĂveis;
- dominar os materiais;
- considerar as suas caracterĂsticas;
- selecionar as ferramentas adequadas ao tipo de obra que vai criar.
E para terminar a aula, a professora Diana passou um vĂdeo de um fotĂłgrafo que atravĂ©s da arte conseguiu fazer arte. Tirou fotografias de vĂĄrios Ăąngulos Ă escultura PietĂĄ de Miguel Angelo.
1- ser produzida pelo Homem;
2- ser fonte de prazer sensĂvel;
3- corresponder a uma forma estética satisfatória;
4- ser acessĂvel a um pĂșblico;
5-ser aberta;
6- ter algo de original e Ășnico.
Contudo Ă© preciso deixar claro que nas trendĂȘncias relativistas da estĂ©tica, um objectonĂŁo tem que ser belo para ser incluĂdo no seio da arte.
O processo criador engloba dois processos: o da preparação e o da execução. A preparação necessita:
- ampla aprendizagem;
- sensibilidade estéticapor parte do criador;
- tem que envolver imaginação;
A execução necessita:
- saber manipular conscientemente os materiais disponĂveis;
- dominar os materiais;
- considerar as suas caracterĂsticas;
- selecionar as ferramentas adequadas ao tipo de obra que vai criar.
E para terminar a aula, a professora Diana passou um vĂdeo de um fotĂłgrafo que atravĂ©s da arte conseguiu fazer arte. Tirou fotografias de vĂĄrios Ăąngulos Ă escultura PietĂĄ de Miguel Angelo.
ComentĂĄrios
Enviar um comentĂĄrio