A Filosofia e o Sentido

O Sentido da Vida

Depois de ter lido o texto de Albert Camus, esse mesmos fez-me pensar sobre o sentido da vida.
Para Camus uma das questões mais fundamentais da filosofia é a de saber se a vida merece ou não ser vivida. Segundo este autor, a existência humana é absurda, não tem sentido. Para mim , o Albert Camus está errado, a vida merece ser vivida por mais obstáculos que ela apresente.
Como Albert Camus disse “ Viver, naturalmente, nunca é fácil”. Eu concordo com o Camus, porque viver não é fácil, mas é a dificuldade qu faz com que nós aproveitamos a vida ao máximo. ´a dificuldade da vida que vai fazer com que cresçamos enquanto pessoas.
Albert Camus, não foi o único filosofo a reflectir sobre “o saber se a vida merece ou não ser vivida”, também Karl Popper e Epicuro.
Para Karl Popper compreender o valor da vida é a partir do seu carácter finito, é justamente por causa da finitude que foi colocada a questão do sentido e do valor da vida.
Para Epicuro não existe a imortalidade. Alguns autores, acham que a ideia de imortalidade surge como uma forma de esconder a finitude do ser humano.
Eu na minha opinião concordo com Karl Popper e com o Epicruo. Eu acho que não existe imortalidade e que esta só foi “criada” para as pessoas que tem medo de morrer.
A vida é feita de obstáculos e é isso que nos vais fazer com que consigamos aproveitar a vida, por mais, obstáculos que ela apresente, por mais tristezas, vai haver sempre uma felicidade que vai ajudar a esquecer todos os males que já ocorreram.
Para terminar, deixo uma frase de Fernando Savater “ Por um lado, a consciência da morte faz-nos amadurecer pessoalmente (…) Por outro lado, a certeza pessoal da morte humanizanos, isto é, transforma-nos em verdadeiros humanos, em “mortais”.”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397