O Homem confere sentido à existência

Para algumas pessoas, a vida e o mundo não fazem sentido, para outras a existência tem o valor que elas mesmas lhe atribuem.

Será aceitável dizer que a existência humana não passa de um absurdo?!

Não, temos de saber dar à vida o seu devido valor. O homem possui os mais belos sentimentos que possam existir, tem um dom, tem a capacidade de amar, de admirar e de sofrer. No meu ponto de vista sofrer não é mau, muito pelo contrário quando sofremos só estamos a crescer cada vez mais, pois é a sofrer que vemos que por mais tristes que estejamos não vale a pena vermos a vida a passar à nossa frente mas sim aproveitá-la ao máximo.

O Homem nasce, e até morrer está sempre a aprender. Aprende que a vida tem coisas maravilhosas para nos oferecer. Para mim tudo tem a sua importância, o seu significado e por isso tudo possui vida, desde as mais pequenas rochas até às mais altas árvores que possam existir.



Pode ser o Homem muitas vezes que destrói as mais belas paisagens da Natureza, mas não nos podemos esquecer que também é o Homem que lhes dá o devido valor, que as dá a conhecer ao mundo, que as preserva e que as admira pois se não houvesse ninguém para as admirar então de nada valeria a sua existência.

Dependendo de cada individuo a vida tem valores e significados diferentes, pois cada pessoa tem vivências e momentos também diferentes, mas todos eles igualmente especiais e importantes. É através do percurso de cada pessoa que se pode atribuir um determinado valor à vida.

Para terminar vou destacar uma frase que me captou a atenção de Jean-Paul Sartre: “No caso humano (e só no caso humano) a existência precede a essência, pois o homem primeiro existe, depois se define, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se definir, e por isso sem ter uma "essência" posterior à existência.”

Esta frase chamou-me a atenção pois tal como Jean-Paul Sartre dizia também eu acho que só o Homem tem a capacidade de atribuir uma essência à sua existência, pois tal como disse anteriormente, o Homem faz um percurso ao longo da sua vida, e através dela deixa a sua marca no mundo, a sua identidade.

Ao contrário de todas as restantes coisas que existem mas que não têm personalidade, não podendo por isso definir-se, nem mudar o que são.

Em suma, não acho correcto dizer que a existência humana é um absurdo e se todos olharmos bem à nossa volta, vamos reparar que a vida são só dois dias e que por isso temos de aproveitá-la ao máximo, deixar os nossos medos e receios para trás e arriscar pois se não arriscarmos nem experimentarmos coisas novas nunca vamos saber se valeu a pena, por isso divirtam-se, arrisquem, amem, admirem, chorem, riam-se, sejam felizes. Agora com toda a certeza posso dizer: A VIDA É ALGO REALMENTE MUITO ESPECIAL!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397