Temas Problema 10º ano

Religião

            A grande maioria das pessoas vê na religião um porto de abrigo e de explicações sobre questões tais como o fim da vida (é mais fácil quando perdemos um ente querido pensarmos que ele foi para um “lugar melhor” pois isso alivia a dor e as saudades que sentimos).

            O ser humano refugia-se em crenças, tradições, festividades que traduzem, de modo mais universal, como entende e se relaciona com o transcendente.

            Desde que existe o Homem, existe também uma necessidade de entender o inexplicável e de lhe atribuir uma lógica. Na Antiguidade, por exemplo, os fenómenos naturais como cheias, sismos, trovoadas e a morte eram vistos como fenómenos impressionantes e como ainda não havia capacidade de os explicar devida e cientificamente, o ser humano atribuiu-os a forças omnipotentes, daí acreditar no divino.

            Sendo uma experiência subjectiva e invisível, falamos de fé como  a relação com o transcendente, o absoluto, o sagrado – é uma ligação com um deus e a sua doutrina.

            Cada religião tem os seus ideais, os seus hábitos e crenças, em suma, os seus valores. Mas não é isso que torna uma doutrina pior ou melhor relativamente a outra – são apenas diferentes e podem ser influenciadas pela época histórica, situação geográfica, desenvolvimento de cada sociedade, etc. No entanto, essas diferenças geram graves crises religiosas desde o inicio dos tempos,  porque os diferentes grupos não aceitam essas desigualdades e querem impor as suas ideias acima das outras.

 A religião de cada um pode tornar-se a sua filosofia de vida, um sistema de suporte de valores morais, de comunicação e de integração institucional e social.



Joana Santos; 10ºE nº10

Comentários

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397