Exercícios de aplicação 16-10-2013


Leia o teste com atenção. De seguida, responda ao que lhe é pedido. Bom trabalho!

As suas respostas serão avaliadas com base nos seguintes critérios:

- análise de texto; apropriação pessoal dos conteúdos; organização da resposta; correta expressão escrita.

 

 

GRUPO I – Versão A

1. Escolha a alternativa que melhor responde ou completa a ideia inicial.

 20 pontos

 

A.    A Filosofia é um saber:

1.      que só interessa aos intelectuais.

2.      total e definitivo, por isso dogmático.

3.      em que as respostas valem mais do que as questões.

4.      que nos permite despertar para a realidade que nos cerca.

5.      Todas as alternativas são falsas.

 

B. A Filosofia é:

1.      Uma atitude passiva perante o saber e a vida.

2.      Uma atividade libertadora, embora acrítica.

3.      Uma atitude de inquietação e de procura constante da verdade.

4.      Uma atitude dogmática face ao conhecimento.

5.      Todas as alternativas são falsas.

 

C. Podemos definir a Filosofia como:

1. Um conjunto de crenças e de preconceitos presentes numa época e numa sociedade

2. ”posse do saber”.

3.” Procura do saber.”

4. Um saber objetivo e universal.

5.Todas as alternativas são verdadeiras.

 

D. O objeto de estudo da filosofia é:

1. apenas uma “parte do real”, a mais incompreensível e confusa.

2. específico e bem determinado como nas ciências experimentais.

3. não pode ser determinado com exatidão, pois cada filósofo privilegia um determinado campo de reflexão.

4.Todas as alternativas são falsas.

 

 

 

 

 

 

Grupo II

 “ Quer as ciências quer as filosofias respondem a perguntas levantadas pelo real.

Para essas perguntas, as ciências oferecem soluções, isto é, respostas que satisfazem de tal modo a questão levantada, que a anulam e desfazem. (…) Em contrapartida, a filosofia não oferece soluções mas respostas, as quais não anulam as perguntas mas permitem-nos conviver racionalmente com elas embora continuemos a levantá-las várias vezes: por muitas respostas filosóficas que conheçamos para a pergunta que se faz sobre o que é a justiça ou o que é o tempo, nunca deixaremos de nos perguntar pelo tempo ou pela justiça nem rejeitaremos como ociosas ou “ resolvidas "as respostas dadas a essas questões por filósofos anteriores.”

F. Savater

1 - Retira do texto as expressões que te permitam distinguir as respostas filosóficas das científicas e esclarece o seu significado.

30 pontos

 

2 - Identifica, de entre as seguintes questões, as que são especificamente filosóficas e as que o não são. Justifica através de duas características que as distingam.

20 pontos

a) O que caracteriza os vertebrados? b) O que é o conhecimento? c) A pena de morte é moralmente aceitável ? d) A que velocidade caem os corpos?

 

“Sob o ponto de vista etimológico sabemos o que é a filosofia ( philo+sophia) mas já temos dificuldade em a definir sob o ponto de vista do seu objeto; isto é daquilo que ela trata.”

3 - Concordas com a afirmação? Justifica a tua opinião tendo em conta a noção de objeto e de método da filosofia.

30 pontos

 

4 -  “ A argumentação é o coração da filosofia e é por isso que a filosofia é uma atitude crítica”.

Concordas? Justifica.

40 pontos

 

“Para fazer filosofia é preciso identificar e formular corretamente os problemas filosóficos, para podermos elaborar uma teoria e sustentá-la com bons argumentos. De outro modo, tudo seria uma confusão.”

5 - Relaciona problemas, teorias e argumentos.

 20 pontos

 

 “ Que tenha cuidado aquele que pretende já ter as respostas sem se ter interrogado. Ele é aquele que obedecerá quando chegar o momento, que corre o risco de assinar a sua sentença de morte. É o homem da aceitação da hierarquia (...) destinado a ser manipulado.”

 

6 – Partindo do extrato anterior explica qual é, afinal, a importância de estudar filosofia? Expõe, de forma clara, as razões que justificam, ou não, o valor e utilidade da filosofia.

 40 pontos

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