“Que é a filosofia? Mesmo para um filósofo profissional esta pergunta é muito difícil de responder (…) Por um lado, ela visa produzir conhecimento; ou, se considerarmos isso muito ambicioso, diremos, pelo menos, que ela contém afirmações que os seus autores querem que aceitemos como verdadeiras. Contudo, ela parece não ter um objeto de estudo especial. O que é que se pode dizer que o filósofo estuda, no sentido em que se diz que um químico estuda a composição dos corpos ou que um botânico estuda a variedade das plantas?
Uma resposta possível é que, sendo um tema com muitos domínios, a filosofia não tem um, mas muitos objetos de estudo.
Desta forma pode dizer-se que a Metafísica estuda a estrutura da realidade, a Ética as regras da conduta humana, a Lógica os cânones do raciocínio válido, a Teoria do conhecimento descobre o que está ao nosso alcance conhecer.
Esta resposta não é incorreta mas pode ser enganosa. A Ética, na verdade, preocupa-se com a conduta humana, mas não descreve a conduta humana do mesmo modo que a psicologia e a sociologia. Ela pode ser prescritiva, mas o seu interesse reside mais em saber o que está subjacente a essas prescrições; o seu interesse não reside tanto em formular regras de conduta como em investigar o seu fundamento. Se a Teoria do conhecimento descobre o que está ao nosso alcance conhecer, não se diz no sentido em que se diz que uma enciclopédia dá uma visão do nosso conhecimento. Ela visa, de preferência, estabelecer (…) critérios que colocam limites ao que pode ser conhecido.”
                              A.J. Ayer, As questões centrais da filosofia 
  1. - Comente o texto e estabeleça uma distinção entre o objecto da filosofia e das outras áreas do saber.


  1. – Porquê a dificuldade em definir a Filosofia?


  1. – Como distinguir ser e conhecer e qual o seu papel na Filosofia?


  1. – Relacione valor, dever ser e acção, no processo de realização humana.


  1. - Diga o que entende por:


    1. Ontologia
    2. Epistemologia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397