Resposta à pergunta 4 da página 51 do manual - "O que dirias a um amigo para lhe explicar o que é a filosofia?"

Amigo: O que é a filosofia?

Eu: A sua origem etimológica provem da junção de palavras “philos” + “Sophia”, o que significa amigo da sabedoria. Filosofia é uma ciência que engloba todas as outras, mas que se diferencia das demais ciências pelo facto do constante uso do pensamento e não apenas da observação e da experiência.

Amigo: Como assim?.. Engloba todas as outras? Quem estuda? Como estuda?

Eu: A Filosofia, tal como acabaste de o demonstrar é uma ciência que se baseia na crítica construtiva e que origina imensas perguntas. De facto, o conceito de Filosofia é muito difícil de explicar. Quem a estuda são os filósofos, que possuem a capacidade de se espantar com determinadas coisas que ao senso comum já não despertam tanta atenção, como por exemplo o uso dos telemóveis, sem sequer pensarmos como será ele construído. Os filósofos apoiam-se na crítica a diversas opiniões, tanto pessoais como já existentes, com o uso de argumentos, indispensáveis para defender as suas ideias e mostrar ao Mundo que este pode não ser como realmente o vemos, ou seja, nem sempre a nossa percepção de tudo o que nos rodeia é verdadeira. Assim, todos estamos ligados à Filosofia, mas é importante destacar que nem todas as críticas estão ligadas à Filosofia. As questões que os filósofos fazem a si mesmos têm que ter uma lógica e serem realmente de grande importância. Como estudam? Bem… o processo de estudo é bastante demorado, e, em grande parte das tentativas, as suas questões e argumentos deixam de fazer sentido, mas um verdadeiro filósofo, ao contrário de um sábio que se considera uma pessoa superior às outras, é humilde e admite que não sabe tudo, logo os esforços dos seus estudos nunca são em vão, pois alcançam sempre mais um pouco de sabedoria. Filosofar é ter gosto por aprender constantemente.

Amigo: Falas-me tu em criticar e ser humilde… Então mas se dizem mal de tudo como os podemos considerar humildes?

Eu: Ter espírito crítico não significa dizer mal dos outros ou das suas ideias, significa, isso sim, ouvir, reflectir e obter a sua ideia própria, seja ela oposta ao outro ou semelhante. Quando dizes que aquele aluno é inteligente estás a fazer uma crítica, mas é uma crítica positiva. Ou seja, as críticas não têm que ser negativas, mas sempre construtivas. Entendes?

Amigo: Ah! Agora já entendo… Isso da Filosofia parece-me ser bastante positivo. Como posso ser um filósofo?

Eu: Calma, a Filosofia é muito vasta, e tu ainda agora começaste. Todos nós somos ainda aprendizes, no entanto, é importante que comeces com a nossa idade a procurar perceber o porquê do mundo que nos rodeia. Na nossa idade começamos a desenvolver o nosso espírito crítico, e é por isso que dizem que nesta idade pensamos que sabemos tudo e não aceitamos a opinião dos outros, como se só nós tivéssemos a razão.

Amigo: Ah! Que bom, realmente isto da Filosofia tem muito que se lhe diga.

Eu: Tal como diria René Descartes, “ Penso, logo existo. Filosofar é mais necessário para regular os nossos costumes e nos conduzir nesta vida do que usar os nossos olhos para guiarem os nossos passos”, ou seja, a Filosofia ajuda-nos a reflectir e a perceber que devemos defender as nossas ideias, mas temos que respeitar os outros e ser humildes, percebendo que nem sempre temos razão e que as nossas próprias ideias poderão ser repensadas e melhoradas para algo melhor ao longo do tempo, pois à medida que o nosso conhecimento aumenta, nos vamos apercebendo que pouco sabemos e que temos muito que aprender. E assim não estaremos presos e deixaremos de ser tão ignorantes, expondo as nossas ideias. E não te esqueças… usando sempre argumentos lógicos que fundamentem o nosso raciocínio. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397