O que é a Filosofia? - Resposta

EU-Etimologicamente Filosofia significa amigo, aquele que deseja, busca, ama a sabedoria, o saber, o conhecimento.
Como René Descartes opina: «Ora viver sem filosofia é ter os olhos fechados sem se esforçar nunca por os abrir». Ter os olhos fechados é nunca questionar aquilo que está à nossa volta, é seguir o que os outros dizem sem comentar, é pensar pela cabeça de outrem sem pôr a nossa cabeça a trabalhar, é caminhar sem parar, sem perceber a caminhada e o seu porquê. Ter os olhos fechados é ser malandro, preguiçoso por não os querer abrir e usá-los para olhar á nossa volta, preferindo utilizar os olhos dos outros. Ter os olhos fechados é ser ignorante, na minha opinião.
AMIGO-("...não ver aquilo que está à nossa volta!... René Descartes...") Continua!...
EU-Para Bertrand Russel viver sem filosofia é «viver preso aos preconceitos derivados do senso comum. (...) O mundo tende a tornar-se definido, finito,óbvio,os objectivos vulgares não levantam quaisquer questões ...». A Filosofia leva-nos a aceitar aquilo que é diferente e a fugir do senso comum, a alargar os nossos pensamentos,a criticar as teorias do nosso quotidiano, os princípios usados na ciência e a eliminar os aspectos maliciosos de um discurso.
A Filosofia duvida e questiona aquilo que parece ser óbvio no nosso dia-a-dia e que ninguém tende em ligar. A Filosofia critica aquilo que por muitos é considerado verdadeiro e que o Homem por mais que o estude e investigue não o consegue mudar.
A Filosofia ensina-nos a não seguir o rebanho, a questionar tudo aquilo que vemos, a admirar acima de tudo, pois, ao admirar queremos saber a origem das nossas questões e durante uma busca de uma resposta a uma questão outras questões surgiram (fecundidade da dúvida) e a nossa bagagem do conhecimento fica cada vez mais recheada.
A Filosofia leva-nos a pensar no abstrato e a questionar cada vez mais. Ensina-nos a aceitar críticas e opiniões desde que sejam bem fundamentadas como também nos ensina a termos humildade intelectual («Só sei que nada sei» - frase emblemática atribuída a Sócrates).
AMIGO-Bem a Filosofia é muito mais do que aquilo que eu pensava!
EU-Filosofia ainda é mais do que aquilo que eu disse meu!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397