Resumo da aula - 29 de Outubro

Na passada aula de Filosofia , dia 29 de Outubro , abordámos temas relacionados com a acção humana , nomeadamente " A análise clássica do acto voluntário " e a " Rede conceptual da acção humana " , analisando e interpretando os conteúdos do manual .
Num acto voluntário consideram-se quatro momentos : a concepção , a deliberação , a decisão e a execução.
O primeiro momento , a concepção ,  integra o plano da acção que se vai desenvolver .
A fase da deliberação , compõe-se da avaliação dos prós e contras da acção , de modo a escolher entre as várias hipóteses , a mais correcta .
A decisão é realizada com base nas conclusões retiradas da deliberação e através das quais nos determinamos a agir .
O último passo a dar é a execução , onde pomos em prática a decisão tomada . É neste momento que se concretiza a passagem da intenção ao acto .
Podemos tomar como exemplo o aluguer de um filme . Pensamos num filme para ver e deslocamo-nos até ao clube de vídeo . Estes são passos implicados na concepção . Seguidamente , analisamos os diferentes filmes que são apresentados e avaliamos os prós e contras . Será que vou gostar deste ? Ou será que vou ficar desiludida com a escolha ? Há que ponderar o que vale mais a pena ! Uma vez avaliadas as vantagens e desvantagens , o filme está escolhido . Finalmente , pomos em prática a decisão tomada , dirigimo-nos até ao balcão e alugamos o filme !
Na análise da acção humana , podemos assim descobrir um conjunto de momentos ou fases que constituem a sua rede conceptual :
- o agente ( o sujeito que pratica a acção ) ;
- a intenção ( o que o agente da acção pretende fazer ) ; 
- o motivo ( a razão apresentada para justificar a acção ) ;
- a finalidade ( a meta que as actividades desenvolvidas visam alcançar ) ;
Após esta compreensão , progredimos com a visualização de trabalhos realizados por alunos em anos anteriores , trabalhos estes que englobavam a área de estudo acima referida .
Sendo assim e , com base nestes mesmos trabalhos , foi-nos solicitado que executássemos um idêntico , a pares . 
Foi-nos também indicado o significado de acrasia ( falta de força de vontade ) , pelo que nos foi solicitados que discutíssemos a questão " Demonstrará a acrasia que somos seres irracionais ? "

Cristiana Silva nº 3 10ºE

Comentários

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397