Resumo da aula - 29.10.10

No passado dia 29 do mês de Outubro de 2010, iniciamos a nossa aula de Filosofia com a leitura do resumo da aula passada, após a leitura do resumo a professora falou-nos sobre o projecto que queria fazer para o dia da Filosofia. Demos continuidade á aula abordando pela primeira vez o tema: argumentação e retórica. Falamos particularmente sobre a comunicação.
Podemos dizer que há dois tipos de comunicação:
- Comunicação verbal que engloba a comunicação verbal escrita e comunicação verbal oral. A comunicação verbal escrita é feita através de livros, cartazes, cartas etc. No entanto, o diálogo entre duas pessoas, a televisão, o telefone, entre outros demonstram aquilo a que chamamos comunicação verbal oral.
- Comunicação não verbal, caracteriza-se através da postura, do espaço inter pessoal, gesticulação, contacto visual e sorriso.
Para concluir a aula a professora decidiu mostrar-nos um vídeo de uma professora brasileira que deu uma palestra sobre a comunicação. Com esse vídeo apercebemo-nos que através da comunicação mostramos um pouco de nós (devemos mostrar confiança, segurança e liderança); quanto melhor comunicarmos mais auto-estima vamos ter. No entanto, na minha opinião, a coisa mais importante que podemos retirar daquele vídeo é que a comunicação não é aquilo que dizemos mas sim aquilo que o outro entende.
Resumindo penso que podemos dizer que ao comunicarmos temos que ter em consideração a maneira em que transmitimos aquilo que dizemos, pois o nosso objectivo é fazer com que o outro nos entenda, também não nos podemos esquecer que quem fala bem convence e quem convence consegue aquilo que quer.

Daniela Formigal nº5 11ºB

Comentários

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397