Debate Músculos e Miolos

Debate Músculos e Miolos

Sendo a Filosofia e a Educação Física disciplinas da componente de formação geral dos Cursos Científicos-Humanísticos e dos cursos tecnológicos do Ensino Secundário, e face aos “sinais” evidenciados e à desinformação relativamente ao papel e enquadramento pedagógico destas duas disciplinas no currículo escolar dos alunos, as docentes Diana Tavares e Gisela Lopes criaram o projecto “Músculos e miolos”, com o objectivo de levar os alunos da Escola Secundária João da Silva Correia, a reflectir sobre esta problemática.
Como primeira fase deste projecto promoveu-se a realização de um debate,no dia 10 de Dezembro de 2010, com vários intervenientes: Prof. Doutor Eduardo Victor Rodrigues (Professor de Sociologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto); o professor Josias Gil (antigo professor de Filosofia da ESJSC); Ana Simões (aluna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, campeã do mundo de Duplo minitrampolim); Alessandro Azevedo (Presidente da Associação de Estudantes da ESJSC) e Mariana Almeida (aluna do 11ºC da ESJSC).
Este debate teve início com uma apresentação do professor Josias Gil, que focou a ideia do ser humano como um todo “mens sana in corpore sano”, o corpo como gume e o fulcro antropológico da Educação Física e da Filosofia. Salientou que o nosso corpo é a nossa obra, porque nós construímos o nosso corpo fisiológico, mas também psicológico e cultural e que a Educação Física e a Filosofia são ambas sabedorias práticas, não são meras teorias, procuram responder às questões: O que é que faço no mundo? O que é que este corpo faz?
Posteriormente, os presentes assistiram à apresentação Prof. Doutor Eduardo Victor Rodrigues, subordinada ao tema “As Ciências Sociais como Desporto de Combate”, em que a ideia mais forte foi de que deve ser um combate por ideias, valores e uma sociedade melhor.
Já a campeã Ana Simões apresentou um grande exemplo para os alunos, que é possível conciliar o sucesso académico com o sucesso no desporto.
Os presentes puderam então colocar questões aos diferentes intervenientes gerando-se então o confronto de ideias sobre as temáticas apresentadas anteriormente. Possibilitando-se desta forma a demonstração de que os “músculos” não são necessariamente opostos aos “miolos” e que a Educação Física e a Filosofia podem contribuir para a autodisciplina, para fortalecer a saúde, desenvolver os valores estéticos, os valores cooperativos, o raciocínio e a destreza mental.
Ficamos à espera das próximas fases deste projecto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397