Recordar Filosofia com "Que Deus" de Boss AC

Ouvindo a música “Que Deus” de Boss AC podemos relembrar uma pouco de cada capítulo dado em Filosofia no 10ºano: a acção humana, a experiência valorativa, a ética e a experiência religiosa. Relacionado com a matéria de Liberdade versus Libertinagem está o verso “E se o Homem nasce livre porque é que alguns são donos?”, onde nos é possível apreender que a Liberdade, ao ser desrespeitada e levada para além dos seus limites, dá lugar à Libertinagem (conceito que, embora confundido, é distinto do primeiro!).
Quanto ao tema da Religião, este é abordado ao longo de toda a música: o cantor interroga-se sobre a temática do sofrimento de Nietzsche (“Se sou teu filho e tu me amas porque é que me fazes chorar?”); sobre o sentido da vida (Vale a pena viver num mundo assim?) e da existência, a partir das questões existenciais 'Quem sou eu?', 'Onde estou?', 'O que faço?'; e, finalmente, sobre a existência de Deus, mostrando, contudo, que acredita n’Ele (pois se pede crê!).
Muito realçada também é a bipolaridade de valores: perda, dor, guerra, fome, doença, ódio, injustiça (valores negativos), e por outro lado felicidade, amor, igualdade, bem, justiça, respeito, paz (tomada como utopia) e esperança (a que é dado maior ênfase na última estrofe).

Mas, a letra desta música não só é muito rica em conteúdos dados em Filosofia no 10º ano, como também é escrita com atitude filosófica: Boss AC, insaciado pela procura de respostas, encontra ainda mais dúvidas. Chega até a concluir aquilo que nos diz a emblemática frase de Sócrates “Só sei que nada sei”.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

O conhecimento ao serviço da Humanidade